XXIX Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus
A 17 de Agosto, a Jornada Musicológica, com conferências, mesa redonda e lançamento de livros, proporciona uma reflexão sobre o ensino contemporâneo da música antiga e sobre o lugar da música barroca ibero-americana na formação do cânone musical europeu.
Casa de Mateus
Orquestra Barroca de Mateus
Arthur Filemon, alto
Tera Mary Shimizu, César Nogueira, Miguel Simões, violinos I
Ana Raquel Pinheiro, violoncelo
Marta Vicente, contrabaixo
Catarina Sousa, cravo
Programa
Nápoles | Alessandro Scarlatti (1660-1725) – Salve regina para 2 vozes e orquestra
Lisboa | Pedro António Avondano (1714-1782) – Sinfonia para cordas em fá maior
Galiza | João Pedro de Almeida Mota (1744-1817) – Mi sento il cor trafiggere, aria para contralto e orquestra
Mondonhedo | Ya se acerca la nave deseada, vilancico para alto solo e orquestra
Tui |
Lisboa | Policarpo José António da Silva (1745-1803) – Concerto para violoncelo obligato e cordas
Nápoles – retorno às origens | Giovanni Baptista Pergolesi (1710-1736) – Stabat mater a 2 vozes e orquestra
No séc. XVIII imperava a música italiana por toda a Europa, tendo figuras notáveis como Handel e Mozart a escreverem no melhor estilo napolitano. Na Península Ibérica não foi diferente, sendo terra de excelentes compositores que souberam absorver e adaptar as diversas linguagens musicais que cá chegavam para criarem suas próprias obras. Este concerto propõe uma digressão circular, uma viagem sonora que parte das raízes do barroco musical napolitano com Alessandro Scarlatti e Giovanni Pergolesi – e suas influências em Portugal e na Galiza, para um retorno às origens estilísticas com o célebre Stabat mater do mesmo Pergolesi. O compositor português João Pedro de Almeida Mota é a figura central deste concerto. Compositor que escreveu tanto música sacra latina, quanto vilancicos em castelhano e ópera em italiano, Almeida Mota é dos melhores exemplos dos músicos e das músicas que circularam entre as duas regiões nesse período. Almeida Mota formou-se em Lisboa e trabalhou em Braga para partir para Mondonhedo, Tui e Santiago de Compostela antes de passar por Lugo e Astorga para terminar seus dias no privilegiado posto de um dos compositores da Capela Real em Madrid.
14 Agosto | 21h00
Igrexa de Vila Nova – Allariz | Espanha
Entrada livre
Solistas da Orquestra Barroca de Mateus
Mariana Castello-Branco, soprano
Tera Shimizu, violino I
Álvaro Pinto, violino II
Paul Wakabayashi, viola
Ana Raquel Pinheiro, violoncelo
Direção de Ricardo Bernardes
Programa
De Pergolesi a Almeida Mota: Portugal e Galiza – Música e Cultura no Séc. XVIII
Antonio Vivaldi (1678-1741) – Concerto para cordas e contínuo em fá maior RV 138
Alessandro Scarlatti (1660-1725) – Excertos do Salve regina em fá menor
Pedro António Avondano (1714-1782) – Sinfonia para cordas em fá maior
Giovanni Baptista Pergolesi (1710-1736) – Excertos do Stabat mater em fá menor
Pedro António Avondano (1714-1782) – Sinfonia para cordas em ré maior
José Joaquim de Oliveira Paixão (1770-1820) – O vere Christe, para soprano e cordas
16 Agosto | 19h00 | Gravação Antena 2
Casa de Mateus
Entrada livre
António Carrilho, flautas
Diego Fernández Rodríguez, órgão e cravo
Der Fluyten Lust-Hof – harmonia crepuscular
Jean Marie Leclair (1679-1763) – Sonata II
Angelo Berardi (ca.1636-1694) – Canzone Prima Chi la fa, l ́aspetti
Giovanni Pierluigi da Palestrina (1525-1594) | Riccardo Rogniono (ca. 1550-1620) – Pulchra es amica mea
Sybrandus van Noordt (1659-1705) – Sonata 4
Johann Sebastian Bach (1685-1750) – Suite em Ré menor, BWV 997
17 Agosto | Jornada Musicológica
Casa de Mateus
Sala da Frasqueira
Coordenação: Ricardo Bernardes e João Pedro D’Alvarenga
“O Barroco Ibero-americano no contexto do cânone musical Europeu”
Dinko Fabris | Juan Ángel Vela del Campo | Ricardo Bernardes | João Pedro D’Alvarenga
17h00-18h00 | Mesa redonda
“O Ensino da Música Antiga no séc. XXI – propostas e desafios”
Professores dos XXIX Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus
19h00 | Lançamento dos Livros
“Historia de la Música en España e Hispano-América” | Dinko Fabris – Juan Ángel Vela del Campo
Apresentação do Projecto: “História Temática da Música em Portugal e no Brasil” | CESEM /UNL – João Pedro D’Alvarenga
18 Agosto |19h00
Casa de Mateus
Ensemble Hotteterre
Paulo Gonçalves, direcção, gaita de fole
Ánxela Vidal Trabada, gaita de fole
Hugo Sanches, tiorba
Xurxo Varela, viola da gamba
Programa
L’amant le plus fidelle
Obras a 1, 2, e 3 de Jacques-M. Hotteterre (1674-176)
– Prelúdio em C, Sol, Ut, 3ª menor
L’autre jour ma Cloris
Les delices ou le Fargis
Le champêtre, rondó
Doux someil endormez les amans miserables
Le beau berger Tircis
– Sonata 2ª em trio, op. 3
Prelude, gravement
Courante, legerement
Grave
Gigue, vivement
– Rochers, je ne veux point… (Hotteterre/B. Bacilly)
20 Agosto | 19h00
Casa de Mateus
Concerto de Alunos
22 Agosto
Concurso | Apresentação de candidatos à Residência Artística
23 Agosto | 19h00
Casa de Mateus
Concerto de Professores
24 Agosto | 19h00
Casa de Mateus
Concerto de Encerramento