Este Festival é o culminar da 35ª edição do Prémio Jovens Músicos.
Durante três dias decorrem 10 eventos, dos quais 6 concertos no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, transmitidos em direto em antena e em vídeo online na RTP Palco, aqui.
O Prémio Jovens Músicos é um evento com características únicas no panorama musical português, não só por promover e divulgar o trabalho de jovens intérpretes como também pela atenção que dedica à música portuguesa, encomendando peças inéditas a jovens compositores e dando especial destaque à obra de autores nacionais de diferentes gerações. Assim voltámos a associar-nos à Sociedade Portuguesa de Autores na realização da 11ª edição do Concurso de Composição SPA – Antena 2. A obra Seis Visões Sobre o Inferno de Gropius – distinguida por um júri formado pelo maestro Pedro Neves e pelos compositores António Pinho Vargas e Nuno da Rocha – será ouvida em estreia absoluta no concerto de encerramento, interpretada pela Orquestra Gulbenkian.
Como é habitual neste festival, contamos com a participação de alguns históricos vencedores do PJM que poderemos ouvir como solistas convidados ou integrados nos agrupamentos e orquestras que se associam a este evento. Não posso deixar de destacar a presença muito especial do ANIM – Afghan National Institute of Music que, após um memorável concerto no Festival Jovens Músicos 2018 com a orquestra feminina afegã Zohra, regressa agora ao palco Gulbenkian com outros dos seus agrupamentos, dando a conhecer o notável trabalho de uma comunidade que foi acolhida no nosso país após os trágicos eventos que se precipitaram com a tomada do poder pelos talibã no Afeganistão em Agosto de 2021. Este concerto será complementado com a projeção no Auditório 2 da estreia mundial do documentário Symphony of Courage, com imagens e depoimentos recolhidos entre Cabul e Lisboa durante os meses de evacuação desta comunidade.
Continuamos também a alargar horizontes e a fortalecer laços com instituições como a EMCY (União Europeia de Concursos de Jovens Músicos) e o Círculo Richard Wagner, intensificando as oportunidades de formação e de apresentação dos nossos laureados em concertos públicos no estrangeiro.
Num contexto nacional, destaco ainda o esforço de descentralização que temos desenvolvido, levando o concurso a diferentes regiões do país. Depois de Coimbra em 2018 e Castelo Branco em 2019, na presente edição fomos recebidos no Sardoal pelo Centro Cultural Gil Vicente, com o muito generoso apoio do Município e empenho pessoal do seu presidente, Dr. Miguel Borges.
E, naturalmente, não posso deixar de referir a estreita colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian e a Casa da Música, que mais uma vez nos receberam com um louvável profissionalismo e espírito de iniciativa. Saliento e agradeço ainda o precioso apoio do Serviço de Bolsas Gulbenkian e das direções e equipes de produção do Serviço de Música e Orquestra Gulbenkian, na concretização deste Festival.
Agradeço, também, à Gestão dos Direitos dos Artistas por, mais uma vez, se associar ao PJM na atribuição do Prémio GDA/PJM para a categoria de Música de Câmara, e a todos os solistas e agrupamentos convidados que nos honram com a sua participação.
Presidido pela Profª Maria Teresa de Macedo e, na edição deste ano, sendo Vice-Presidente o Mº Jean-Marc Burfin, o júri integrou ainda um prestigiado conjunto de profissionais e docentes especializados nas diferentes disciplinas que estiveram a concurso. A todos um sentido obrigado pelo seu inestimável contributo.
Na expectativa de que o PJM possa continuar a abrir novos horizontes de carreira, resta-nos desejar aos jovens músicos felicidades neste início de novo ano académico e o recomeço de uma vida musical de sucesso.Luís Tinoco
Diretor Artístico
Prémio e Festival Jovens Músicos
Ver /descarregar aqui o Programa Final FJM 2022
5ª feira | 29 Setembro
16h00 | Auditório 3
Cerimónia de Entrega dos Prémios
18h00 | Grande Auditório
“Light and Love”
I. Táncol a Hold fehér ingben;
II. Gyümölcs-fürt, ingatja a szél;
III. Kalmár jött nagy madarakkalJohannes Brahms (1883-1897) – Zwei Gesänge Op. 91, Nº 1 – para contralto, viola e piano
21h00 | Grande Auditório
Transmissão direta em antena e vídeo online | Transmissão diferida RTP 2
Tiago Batista Melo, trompete
Direção de Pedro NevesPrograma
Transmissão direta em antena e vídeo online
Daniel Bernardes (1986) – In Memoriam: Bernardo Sassetti *
* Nota: Por motivos de força maior, o agrupamento laureado em Música de Câmara – nível médio, Auris Quartet, formado por Júlio Cortez Marques e Catarina Maria Lopes António (violinos), Manuel Almeida Castro (viola) e Maria Almeida Castro (violoncelo) não poderá apresentar-se neste concerto, conforme previsto inicialmente. O Prémio Jovens Músicos manifesta, no entanto, o desejo de programar este quarteto na próxima edição do seu Festival, em 2023.
Transmissão direta em antena e vídeo online
Concerto Laureado de Direção de Orquestra
15h30 | Auditório 2
Transmissão direta em antena
Pedro Neves, convidado
16h30 | Auditório 2Mesa redonda
Sinfonia da Coragem
um documentário sobre a comunidade ANIM de refugiados afegãos e a sua vinda para Portugal no final de 2021 – realização de Beth Mendelson
Dr. Ahmad Sarmast – Fundador do ANIM (Afghan National Institute of Music)
Transmissão direta em antena e vídeo online | Transmissão diferida RTP 2
Karamat, Murtaza (rubab)
Tradicional (Afeganistão) – Raga Yaman
Young Ensemble of Traditional Instruments
Ensemble de guitarras
Tradicional (Afeganistão), arr. M.Q. Nawshad – Our Beauty and Strength (Medley de canções populares)
Transmissão direta em antena e vídeo online
Daniel Ferreira Sousa Lourenço, saxofone – Solista vencedor do Prémio Maestro Silva Pereira / Jovem Músico do Ano 2022
Orquestra Gulbenkian
Direção de Pedro NevesPrograma