Concorre já!!
organiza em 2018 a 32ª Edição do Prémio Jovens Músicos (PJM), destinado a
músicos portugueses e a músicos estrangeiros residentes em Portugal, nos níveis
e modalidades referidos nos números seguintes e nos termos deste Regulamento.
| Nível Superior
| Nível Médio
de Câmara (até sexteto) | Nível Superior
de Câmara (até sexteto) | Nível Médio
solistas laureados com o 1º prémio nas categorias solistas, A e C.
laureados com o 2º ou 3º prémios (nível médio) em edições anteriores do PJM,
estão dispensados de realizar a prova Pré-eliminatória
– nível médio.
indicados neste Regulamento.
Não serão
dispensados os candidatos que se inscrevam em categorias diferentes daquela em
que tenham sido premiados.
laureados com o 2º ou 3º prémios (nível superior) em edições anteriores do PJM,
estão dispensados de realizar a prova Pré-eliminatória
– nível superior.
indicados neste Regulamento.
Não serão
dispensados os candidatos que se inscrevam em categorias diferentes daquela em
que tenham sido premiados.
ADMISSÃO DOS CONCORRENTES
categorias:
Solistas
para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1992;
de 01 de outubro de 1991;
anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a
concurso.
nascidos a partir de 01 de outubro de 1999;
nascidos a partir de 01 de outubro de 1999;
independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso. Estes,
no entanto, podem concorrer na Categoria A | Nível Superior.
Música de Câmara
Nível Superior: para concorrentes
nascidos a partir de 01 de outubro de 1992.
Superior em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não
serão admitidos a concurso.
nascidos a partir de 01 de outubro de 1999.
Médio em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão
admitidos a concurso. Estes, no entanto, podem concorrer na Categoria B | Nível
Superior.
candidaturas baseadas na média etária dos elementos integrantes dos agrupamentos.
de nacionalidade portuguesa devem:
de Março de 2018.
uma fotografia tipo passe em formato jpg e uma cópia digitalizada do Bilhete de
Identidade ou Cartão de Cidadão e uma declaração de autorização de gravação
assinada, (caso seja menor deverá ser assinada pelo encarregado de educação.)
Câmara deverão carregar uma fotografia de grupo.
de 2018 as gravações em formato áudio
da interpretação das obras escolhidas para a prova Pré-Eliminatória, carregando-as
por wetransfer (ou equivalente) para
o seguinte endereço: pjm-wetransfer@rtp.pt.
associado a cada envio deverá incluir o nome e instrumento do candidato
(Categorias A e C); o nome do agrupamento e seu representante (Categoria B);
deverão ser carregados em formato mp3 ou wav.
ser enviada num ficheiro separado
vários andamentos deverão ser enviadas num único ficheiro
deverá ser claramente identificado com os seguintes dados, pela ordem indicada:
nome do compositor; nome abreviado da obra; referência ao andamento.
BACH_SUITE6_Prelude+Gigue.mp3
DEBUSSY_ÉTUDE_Numero1.mp3
HAENDEL_SONATA_HWV366Opus1.wav
deverão verificar e assegurar a qualidade técnica das gravações das suas
provas.
aceitará carregamentos nas datas posteriores aos prazos indicados neste
Regulamento.
transcrições de outros instrumentos, desde que apresentadas à apreciação e
aprovação do júri. Esses pedidos deverão ser devidamente justificados e feitos antes
do acto de inscrição (através do endereço PJM).
O não cumprimento do disposto leva à exclusão do grupo.
documentos indicados em 2.2 juntamente com uma cópia de documentos comprovativos
de residência e matrícula em estabelecimento de ensino.
dos seus elementos. Todos os elementos do grupo devem inscrever-se
individualmente apresentando os documentos indicados em 2.2 e 2.4.
2 não assegura a contratação de pianistas acompanhadores, pelo que se alerta os
candidatos para a necessidade de garantirem a presença dos seus acompanhadores
durante as provas Eliminatória e Final.
que colaboraram com o PJM em anteriores edições e que poderá facultar aos
candidatos eventualmente interessados.
encomendadas pela RTP-Antena 2 / Prémio Jovens Músicos estão disponíveis
através das Edições Scherzo (www.scherzoeditions.com) ou Edições
Mpmp (http://mpmp.pt/edicoes/)
(prova submetida por gravação áudio)
Habanera
Sonata para flauta e contínuo em Dó menor BWV 1033 (completa)
I
Salterelle
saxofone solo – 3 min. (Encomenda Antena 2 / PJM) – Ed.Scherzo
106
Canção
(diferente das apresentadas nas eliminatórias anteriores)
(ed. Eurico Carrapatoso)
Provence
Scaramouche
(Prova submetida por gravação áudio)
. Friedrich DOTZAUER, 3º Livro (dos nº 63 ao nº 85)
. David POPPER, 40 Estudos op.73
. Jean-Louis DUPORT, 21 EstudosELIMINATÓRIA
solo – 3 min. (Encomenda Antena 2 / PJM) –
Ed.Scherzo
b) Um prelúdio e um andamento, das Suites para
violoncelo solo de Johann S. BACH
c) Primeiro andamento de uma sonata à escolha entre:
Populares Portuguesas)
. Fernando LOPES-GRAÇA, “Quase Prelúdio” (das Três Inflorescências
para violoncelo solo)
. Hans Werner HENZE, Serenade para violoncelo solo
. Paul HINDEMITH, Capriccio op. 8 nº 1
. Gabriel FAURÉ, Elegia
. Sergei RACHMANINOV, Vocalise
. Felix MENDELSSOHN, Canção sem palavras op. 109
FINAL
Um concerto (memorizado), à escolha entre:
. Edward ELGAR, concerto para violoncelo e orquestra op.85
. Dmitri KABALEWSKY, concerto para violoncelo e orquestra no 1 em sol menor, op.49
. Edouard LALO, concerto para violoncelo e orquestra em ré menor
. Camille SAINT SÄENS, concerto para violoncelo e orquestra op.33 em lá menor
. Antonín DVORAK, concerto para violoncelo e orquestra em si menor op.104
. Dmitri SHOSTAKOVITCH, concerto para violoncelo e orquestra nº 1 em Mib Maior,
op. 107
op. 129
. Pyotr I. TCHAIKOVSKY, Variações sobre um tema Rococó, Op. 33
PRÉ-ELIMINATÓRIA
(prova submetida por gravação áudio)
a) Johann S. BACH: 1º
andº Allemande, e um à escolha entre 2º e 3º andamentos (Corrente ou Sarabande)
da Partita BWV 1013
Nota: serão aceites tanto a versão em lá menor como a versão em sol
menor. Os andamentos têm que ser tocados sem repetições.
e 2º Romance dos Três Romances Op.94
Nota: a peça de Schumann deverá ser gravada obrigatoriamente
com acompanhamento de piano.
dia Sophia, para oboé solo (3 min) – Encomenda Antena 2 / PJM – Ed. Mpmp
escolha entre:
Freundschaft
e piano, à escolha entre:
Op. 70
(memorizado), à escolha entre:
orquestra
em que haja mais de uma edição disponível, recomenda-se a utilização de
edições Críticas ou Urtext.
| NÍVEL SUPERIOR
Concerto, 1.º and. com cadenza (tocado em trompete Sib)
escolher entre as seguintes:
DIAS, i [w]ill meet you by the sea, para trompete solo – 3 min. – Encomenda
Antena 2 / PJM – Ed.Scherzo
completa, à escolha entre:
escolha entre:
escolha entre:
áudio)
de Wilhem POSSE, escolhido entre: 8 études de concert (Zimmermann editions)
todas as obras deverão ser interpretadas de memória, à excepção da alínea a)
Eclipse, para harpa solo – 3 min. -Encomenda Antena 2 / PJM – Ed.Scherzo
SCARLATTI, Uma Sonata à escolha
Rossler-ROSETTI, Uma Sonata à escolha
BACH – 3 andamentos de suite ou de partita; transcrição à escolha
from the Opera Eugene Onegin by Tchaikovsky
HINDEMITH, Sonata
duração máxima de 10 minutos.
Conte Fantastique ( harp and Strings)
andamento (com cadenza) de um concerto, à escolha entre os seguintes:
HOFFMEISTER
Johann S. BACH – Dois andamentos à escolha entre as obras seguintes:
(transcrição para viola solo)
solo)
PJM – Ed.Scherzo
sonata completa com piano, à escolha entre as seguintes:
peça à escolha entre as seguintes:
Suite
Chromatica
(transcrição Borisovsky) – Introduction, Juliette Enfant, Danse des Chevaliers
Uma obra de escolha livre (diferente das apresentadas nas fases anteriores do
concurso) escrita a partir da segunda metade do séc. XX – duração aprox. 10′
concerto (memorizado) à escolha entre os seguintes:
Níveis Médio e Superior
tocada).
completa de época à escolha
outra obra de carácter e época diferentes
ou parte, de carácter e época diferentes
máximo de 35 minutos (contabiliza-se o tempo de música
tocada).
português (duração aproximada de 10 minutos)
ou parte, de carácter e época diferentes
máximo de 45 minutos (contabiliza-se o tempo de música
tocada).
diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas na
Pré-Eliminatória
das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do
concurso
totalidade dos elementos do grupo
protagonismo. Não são, por exemplo, aceites obras em que um dos instrumentos
seja acompanhador
dos séculos XX-XXI, disponível para consulta no site do PJM
câmara cuja estrutura seja compatível com as possibilidades logísticas da
organização do Prémio
por gravação áudio)
rápido
Henry D’ANGLEBERT
escolha do candidato – de compositores diferentes dos mencionados nas alíneas
anteriores
Sudden Borders – 3 min. – Encomenda Antena 2 / PJM – Ed.Scherzo
do século dezassete
do século dezoito, podendo ser uma selecção de pelo menos dois andamentos
contrastantes da mesma obra
(excepto de Domenico SCARLATTI) ou Ibérica, do século dezassete ou do século
dezoito;
Fuga de Johann Sebastian BACH à escolha do concorrente
minutos.
francês do século dezassete
cravo solo e orquestra de Johann Sebastian BACH ou de Carl Philipp Emmanuel
BACH
utilização de fotocópias sempre que as obras interpretadas se encontrem
editadas comercialmente.
que pretendam utilizar partituras ilegais não serão autorizados a prestar
provas, sendo automaticamente eliminados do concurso.
repertório que não esteja editado comercialmente deverá ser autorizada pelos
compositores através de um documento assinado pelos próprios ou pelos seus
herdeiros / representantes legais.
inscrição dos concorrentes termina a 20 de Março de 2018.
admissão dos concorrentes, não é permitido alterar o programa indicado no
Formulário de Inscrição.
provas
provas Pré-Eliminatórias (por gravação áudio), as sessões do PJM são públicas;
das categorias A, B e C realizam-se entre 11
e 17 de Junho no Conservatório de Música de Coimbra
A, B e C realizam-se entre 23 e 27 de Julho
na Casa da Música – Porto.
ano o culminará com a realização do 8º Festival Jovens Músicos que decorrerá na Fundação Calouste
Gulbenkian, em Lisboa, entre os dias 27 e 29 de Setembro de 2018.
categorias participarão neste festival de acordo com o seguinte calendário:
Gulbenkian
Jovem Músico do Ano (a atribuir no final do concerto de 27 de Setembro), interpreta
o seu concerto da prova Final (completo) com a Orquestra Gulbenkian
Gulbenkian serão dirigidos pelo maestro Jan Wierzba.
transmitidos em direto ou em diferido pela Antena 2, RTP e Web, não havendo
lugar a qualquer remuneração por esse facto.
modalidades solistas devem estar disponíveis para ensaios com a Orquestra
Gulbenkian a partir do dia 22 de Setembro, nos locais e horas agendadas pela Produção do PJM.
Música de Câmara devem estar disponíveis para o ensaio geral, no local e hora agendados pela Produção do PJM.
Pré-Eliminatórias
provas da Pré-Eliminatória são da exclusiva responsabilidade dos candidatos e
devem ser asseguradas pelos mesmos.
gravações que incluam cortes durante a execução de uma obra. São aceites cortes
apenas entre andamentos e / ou entre as diferentes peças submetidas por
gravação.
Provas Eliminatórias e Finais
solistas e/ou representantes de cada grupo de câmara deverão trazer
consigo os seguintes exemplares das
partituras para serem entregues ao júri antes das provas:
solistas: três exemplares de cada peça que irão tocar
(exceptuando a peça de concurso encomendada pelo PJM). As partituras deverão
estar completas, no caso de terem acompanhamento de piano (i.e., partitura
geral, e não apenas a partitura da parte solista)
grupos de câmara: cinco exemplares de cada peça que irão
tocar. As partituras deverão estar completas (i.e., partitura geral, e
não apenas as partes individuais de cada instrumento. Não é necessária a entrega
de partes individuais)
deverão ser entregues à Produção PJM no momento do sorteio (dia
anterior a cada prova) durante o qual será estabelecida a ordem de cada solista
/ agrupamento nos recitais do concurso.
deste requisito inviabilizará a participação nas provas.
ter uma folha de rosto com informação detalhada sobre as obras
(título da obra e/ou andamento, nome do compositor, instrumentação). Nos casos
em que as partituras sejam editadas em línguas estrangeiras, os candidatos
deverão incluir a tradução dos títulos e nome dos compositores.
Categorias A, B, C
as provas Eliminatórias realiza-se em Coimbra, no Conservatório de Música, às
15h00 da véspera da Eliminatória de cada modalidade e na presença de todos os
concorrentes devidamente identificados.
que, por motivos de força maior, não possa assistir ao sorteio, será
representado pela organização do PJM, que lhe transmitirá o resultado.
alterar a ordem do sorteio excepto por motivos de força maior.
que não se apresente de acordo com a ordem e hora estabelecidas no sorteio será
excluído.
as provas Finais realiza-se no Porto, na Casa da Música, às 15h00 da véspera da
Final de cada modalidade, sendo os restantes procedimentos idênticos ao
disposto nas alíneas b), c) e d) deste ponto.
máximo três finalistas em cada modalidade a concurso.
Jovens Músicos será presidido pela Exmª Senhora Profª Maria Teresa de Macedo,
sendo Vice-Presidente a Profª Irene Lima.
por personalidades de reconhecido mérito.
reserva-se ao direito de interromper ou solicitar a repetição da execução total
ou parcial da obra.
O Júri reserva-se ao direito de solicitar a redução dos programas durante
as provas (por exemplo, dispensando a execução de andamentos ou repetições de
secções).
reserva-se ao direito de não apurar quaisquer concorrentes para a Final.
Júri são feitas com base em cada prova prestada.
reserva-se ao direito de não atribuir qualquer prémio.
A substituição, por motivos de força maior, de elementos do Júri (incluindo
do seu Presidente ou Vice-Presidente) é da exclusiva responsabilidade da Direção
do Prémio. A nomeação de jurados substitutos será acordada entre a Presidente
do Júri, Vice-Presidente e o Diretor do Prémio.
um parecer artístico sobre os participantes nas provas Eliminatórias que não
sejam apurados para a Final do concurso.
provas serão anunciados no site do PJM, após a deliberação do Júri.
Júri são inapeláveis.
três prémios para todas as modalidades das Categorias A, B e C.
atribuíveis primeiros prémios ex aequo.
atribuídas menções honrosas a candidatos solistas ou a grupos de Música de
Câmara que demonstrem qualidades que o Júri entenda dever incentivar.
o 8º Festival Jovens Músicos, que
decorrerá no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian entre os dias 27
e 29 de Setembro de 2018.
concertos nos Auditórios da Fundação Gulbenkian.
convidar vários músicos e agrupamentos distinguidos em anteriores edições do
PJM, este festival contará, ainda, com a colaboração da Orquestra Gulbenkian e de
outros agrupamentos a anunciar oportunamente.
resolução das situações omissas neste regulamento será da responsabilidade
exclusiva da organização do PJM e da Presidência do Júri.
Músicos
Piso 3A
Oboé: Hugo Ribeiro; Pedro Ribeiro
Saxofone: João Pedro Silva; Henrique Portevedo
Trompete: Stephen Mason; Sérgio Pacheco
Harpa: Áurea Guerner; Ilaria Vivan
Violoncelo: Paulo Gaio Lima; Teresa Valente Pereira
Maria Teresa de Macedo
Irene Lima
Paulo Gaspar
Norberto Gomes
Cravo: Rui Vieira Nery; Ana Mafalda Castro; João Paulo Janeiro