32ª Edição do Prémio Jovens Músicos
As inscrições para concorrer ao PJM 2018 encontram-se abertas de 5 a 20 de Março.
Concorre já!!
Regulamento
1.ORGANIZAÇÃO
1.1. A Rádio e Televisão de Portugal, através da Antena 2,
organiza em 2018 a 32ª Edição do Prémio Jovens Músicos (PJM), destinado a
músicos portugueses e a músicos estrangeiros residentes em Portugal, nos níveis
e modalidades referidos nos números seguintes e nos termos deste Regulamento.
organiza em 2018 a 32ª Edição do Prémio Jovens Músicos (PJM), destinado a
músicos portugueses e a músicos estrangeiros residentes em Portugal, nos níveis
e modalidades referidos nos números seguintes e nos termos deste Regulamento.
1.2. O PJM é atribuído nas seguintes modalidades:
Categoria A
Solistas
| Nível Superior
| Nível Superior
– Oboé
– Trompete
– Harpa
– Viola d’arco
Solistas
| Nível Médio
| Nível Médio
– Saxofone
– Violoncelo
Categoria B
Música
de Câmara (até sexteto) | Nível Superior
de Câmara (até sexteto) | Nível Superior
Música
de Câmara (até sexteto) | Nível Médio
de Câmara (até sexteto) | Nível Médio
Categoria C
Cravo
1.3. Decorrerá, ainda, a eleição do “Jovem Músico do Ano / Prémio Mº Silva Pereira”, escolhido entre todos os candidatos
solistas laureados com o 1º prémio nas categorias solistas, A e C.
solistas laureados com o 1º prémio nas categorias solistas, A e C.
1.4. Nas categorias A, B e C, o PJM é constituído por uma Pré-eliminatória (por gravação áudio), uma Eliminatória e uma Final.
1.5. Os candidatos (solistas e/ou grupos de música de câmara) que tenham sido
laureados com o 2º ou 3º prémios (nível médio) em edições anteriores do PJM,
estão dispensados de realizar a prova Pré-eliminatória
– nível médio.
laureados com o 2º ou 3º prémios (nível médio) em edições anteriores do PJM,
estão dispensados de realizar a prova Pré-eliminatória
– nível médio.
Deverão, no entanto, submeter a sua inscrição nos prazos
indicados neste Regulamento.
Não serão
dispensados os candidatos que se inscrevam em categorias diferentes daquela em
que tenham sido premiados.
indicados neste Regulamento.
Não serão
dispensados os candidatos que se inscrevam em categorias diferentes daquela em
que tenham sido premiados.
1.6. Os candidatos (solistas e/ou grupos de música de câmara) que tenham sido
laureados com o 2º ou 3º prémios (nível superior) em edições anteriores do PJM,
estão dispensados de realizar a prova Pré-eliminatória
– nível superior.
laureados com o 2º ou 3º prémios (nível superior) em edições anteriores do PJM,
estão dispensados de realizar a prova Pré-eliminatória
– nível superior.
Deverão, no entanto, submeter a sua inscrição nos prazos
indicados neste Regulamento.
Não serão
dispensados os candidatos que se inscrevam em categorias diferentes daquela em
que tenham sido premiados.
indicados neste Regulamento.
Não serão
dispensados os candidatos que se inscrevam em categorias diferentes daquela em
que tenham sido premiados.
2. CONDIÇÕES DE
ADMISSÃO DOS CONCORRENTES
ADMISSÃO DOS CONCORRENTES
2.1. O PJM contempla quatro
categorias:
categorias:
Categoria A |
Solistas
Solistas
Nível Superior:
Oboé, Trompete, Viola d’arco,
para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1992;
para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1992;
Harpa, para concorrentes nascidos a partir
de 01 de outubro de 1991;
de 01 de outubro de 1991;
Os vencedores do 1º Prémio | Nível Superior em edições
anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a
concurso.
anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a
concurso.
Nível Médio:
Saxofone: para concorrentes
nascidos a partir de 01 de outubro de 1999;
nascidos a partir de 01 de outubro de 1999;
Violoncelo: para concorrentes
nascidos a partir de 01 de outubro de 1999;
nascidos a partir de 01 de outubro de 1999;
Os vencedores do 1º Prémio | Nível Médio em edições anteriores,
independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso. Estes,
no entanto, podem concorrer na Categoria A | Nível Superior.
independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso. Estes,
no entanto, podem concorrer na Categoria A | Nível Superior.
Categoria B |
Música de Câmara
Música de Câmara
Para agrupamentos até sextetos (inclusive)
Nível Superior: para concorrentes
nascidos a partir de 01 de outubro de 1992.
Os candidatos que tenham integrado agrupamentos vencedores do 1º Prémio | Nível
Superior em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não
serão admitidos a concurso.
Superior em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não
serão admitidos a concurso.
Nível Médio: para concorrentes
nascidos a partir de 01 de outubro de 1999.
nascidos a partir de 01 de outubro de 1999.
Os candidatos que tenham integrado agrupamentos vencedores do 1º Prémio | Nível
Médio em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão
admitidos a concurso. Estes, no entanto, podem concorrer na Categoria B | Nível
Superior.
Médio em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão
admitidos a concurso. Estes, no entanto, podem concorrer na Categoria B | Nível
Superior.
Nota: não são aceites
candidaturas baseadas na média etária dos elementos integrantes dos agrupamentos.
candidaturas baseadas na média etária dos elementos integrantes dos agrupamentos.
Categoria C | Cravo
Para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1990.
2.2. Os concorrentes
de nacionalidade portuguesa devem:
de nacionalidade portuguesa devem:
– Preencher o Formulário de Inscrição disponível em www.rtp.pt/pjm até 20
de Março de 2018.
de Março de 2018.
– No acto de inscrição, os candidatos deverão carregar
uma fotografia tipo passe em formato jpg e uma cópia digitalizada do Bilhete de
Identidade ou Cartão de Cidadão e uma declaração de autorização de gravação
assinada, (caso seja menor deverá ser assinada pelo encarregado de educação.)
uma fotografia tipo passe em formato jpg e uma cópia digitalizada do Bilhete de
Identidade ou Cartão de Cidadão e uma declaração de autorização de gravação
assinada, (caso seja menor deverá ser assinada pelo encarregado de educação.)
– Os agrupamentos candidatos à categoria de Música de
Câmara deverão carregar uma fotografia de grupo.
Câmara deverão carregar uma fotografia de grupo.
– Submeter no acto de inscrição, até ao dia 20 de Março
de 2018 as gravações em formato áudio
da interpretação das obras escolhidas para a prova Pré-Eliminatória, carregando-as
por wetransfer (ou equivalente) para
o seguinte endereço: pjm-wetransfer@rtp.pt.
de 2018 as gravações em formato áudio
da interpretação das obras escolhidas para a prova Pré-Eliminatória, carregando-as
por wetransfer (ou equivalente) para
o seguinte endereço: pjm-wetransfer@rtp.pt.
Advertências:
– O texto
associado a cada envio deverá incluir o nome e instrumento do candidato
(Categorias A e C); o nome do agrupamento e seu representante (Categoria B);
associado a cada envio deverá incluir o nome e instrumento do candidato
(Categorias A e C); o nome do agrupamento e seu representante (Categoria B);
– Os ficheiros áudio
deverão ser carregados em formato mp3 ou wav.
deverão ser carregados em formato mp3 ou wav.
– Cada obra deverá
ser enviada num ficheiro separado
ser enviada num ficheiro separado
– As obras com
vários andamentos deverão ser enviadas num único ficheiro
vários andamentos deverão ser enviadas num único ficheiro
– Cada ficheiro
deverá ser claramente identificado com os seguintes dados, pela ordem indicada:
nome do compositor; nome abreviado da obra; referência ao andamento.
deverá ser claramente identificado com os seguintes dados, pela ordem indicada:
nome do compositor; nome abreviado da obra; referência ao andamento.
– Alguns exemplos:
o
BACH_SUITE6_Prelude+Gigue.mp3
BACH_SUITE6_Prelude+Gigue.mp3
o
DEBUSSY_ÉTUDE_Numero1.mp3
DEBUSSY_ÉTUDE_Numero1.mp3
o
HAENDEL_SONATA_HWV366Opus1.wav
HAENDEL_SONATA_HWV366Opus1.wav
– Os candidatos
deverão verificar e assegurar a qualidade técnica das gravações das suas
provas.
deverão verificar e assegurar a qualidade técnica das gravações das suas
provas.
– O PJM não
aceitará carregamentos nas datas posteriores aos prazos indicados neste
Regulamento.
aceitará carregamentos nas datas posteriores aos prazos indicados neste
Regulamento.
2.3. No repertório da categoria B – Música de Câmara, serão aceites versões com
transcrições de outros instrumentos, desde que apresentadas à apreciação e
aprovação do júri. Esses pedidos deverão ser devidamente justificados e feitos antes
do acto de inscrição (através do endereço PJM).
O não cumprimento do disposto leva à exclusão do grupo.
transcrições de outros instrumentos, desde que apresentadas à apreciação e
aprovação do júri. Esses pedidos deverão ser devidamente justificados e feitos antes
do acto de inscrição (através do endereço PJM).
O não cumprimento do disposto leva à exclusão do grupo.
2.4. Os concorrentes estrangeiros residentes em Portugal devem apresentar os
documentos indicados em 2.2 juntamente com uma cópia de documentos comprovativos
de residência e matrícula em estabelecimento de ensino.
documentos indicados em 2.2 juntamente com uma cópia de documentos comprovativos
de residência e matrícula em estabelecimento de ensino.
Nota: os grupos concorrentes em Música de Câmara são representados por um
dos seus elementos. Todos os elementos do grupo devem inscrever-se
individualmente apresentando os documentos indicados em 2.2 e 2.4.
dos seus elementos. Todos os elementos do grupo devem inscrever-se
individualmente apresentando os documentos indicados em 2.2 e 2.4.
3. PROVAS
CATEGORIA A – SOLISTAS
Notas Prévias:
– A RTP-Antena
2 não assegura a contratação de pianistas acompanhadores, pelo que se alerta os
candidatos para a necessidade de garantirem a presença dos seus acompanhadores
durante as provas Eliminatória e Final.
2 não assegura a contratação de pianistas acompanhadores, pelo que se alerta os
candidatos para a necessidade de garantirem a presença dos seus acompanhadores
durante as provas Eliminatória e Final.
– O secretariado do prémio tem uma lista de contactos de pianistas
que colaboraram com o PJM em anteriores edições e que poderá facultar aos
candidatos eventualmente interessados.
que colaboraram com o PJM em anteriores edições e que poderá facultar aos
candidatos eventualmente interessados.
– As obras
encomendadas pela RTP-Antena 2 / Prémio Jovens Músicos estão disponíveis
através das Edições Scherzo (www.scherzoeditions.com) ou Edições
Mpmp (http://mpmp.pt/edicoes/)
encomendadas pela RTP-Antena 2 / Prémio Jovens Músicos estão disponíveis
através das Edições Scherzo (www.scherzoeditions.com) ou Edições
Mpmp (http://mpmp.pt/edicoes/)
SAXOFONE | NÍVEL MÉDIO
PRÉ-ELIMINATÓRIA
(prova submetida por gravação áudio)
(prova submetida por gravação áudio)
a) Uma obra a escolher entre:
. Robert SCHUMANN, 3 Romances
. Maurice RAVEL, PiÈce en Forme de
Habanera
Habanera
. Johann Sebastian BACH, Sonata nº 4 – transcrição da
Sonata para flauta e contínuo em Dó menor BWV 1033 (completa)
Sonata para flauta e contínuo em Dó menor BWV 1033 (completa)
b) Uma obra a escolher entre:
. Luís CARVALHO, Conn-o-Sax
. Ryo NODA, Improvisation
I
I
. Andy SCOTT, Eighteen
c) Robert PLANEL, Prélude et
Salterelle
Salterelle
ELIMINATÓRIA
a) Manuel MOREIRA: Olímpia, para
saxofone solo – 3 min. (Encomenda Antena 2 / PJM) – Ed.Scherzo
saxofone solo – 3 min. (Encomenda Antena 2 / PJM) – Ed.Scherzo
b) Uma obra a escolher entre:
. António Vitorino de ALMEIDA, Allegro de concerto Op.
106
106
. Tiago DERRIÇA, Sonata
. Daniel BERNARDES, Movimento Perpétuo, Interlúdio e
Canção
Canção
. Sérgio AZEVEDO, Sonatina
. Jorge SALGUEIRO, Danças do Cão (ed. Jorge Salgueiro)
c) Uma obra a escolher entre:
. Paul CRESTON, Sonata, Op. 19
. Gary CARPENTER, Sonata
. Robert MUCZYNSKI, Sonata, Op. 29
. Claude PASCAL, Sonatine
. Henri TOMASI, Ballade
. Ida GOTKOVSKY, Brillance
FINAL
a) Uma obra para saxofone solo à escolha do candidato
(diferente das apresentadas nas eliminatórias anteriores)
(diferente das apresentadas nas eliminatórias anteriores)
b) Uma obra completa (memorizada) a escolher entre:
. Eurico CARRAPATOSO, Sete peças em forma de boomerang
(ed. Eurico Carrapatoso)
(ed. Eurico Carrapatoso)
. Lino GUERREIRO, Suite para Saxofone alto e Orquestra
. Alexandre GLAZOUNOV, Concerto
. Jacques IBERT, Concertino da Camera
. Paule MAURICE, Tableaux de
Provence
Provence
. Darius MILHAUD,
Scaramouche
Scaramouche
. Heitor VILLA-LOBOS, Fantasia
VIOLONCELO | NÍVEL MÉDIO
PRÉ-ELIMINATÓRIA
(Prova submetida por gravação áudio)
(Prova submetida por gravação áudio)
a) Joseph HAYDN, 1º andamento do Concerto em Dó Maior
b) Um estudo a escolher entre:
. Friedrich DOTZAUER, 3º Livro (dos nº 63 ao nº 85)
. Friedrich DOTZAUER, 3º Livro (dos nº 63 ao nº 85)
. Alfredo PIATTI, 12 Caprichos op.25
. David POPPER, 40 Estudos op.73
. Jean-Louis DUPORT, 21 EstudosELIMINATÓRIA
. David POPPER, 40 Estudos op.73
. Jean-Louis DUPORT, 21 EstudosELIMINATÓRIA
a) Duarte Dinis SILVA, Sonatina, para violoncelo
solo – 3 min. (Encomenda Antena 2 / PJM) –
Ed.Scherzo
b) Um prelúdio e um andamento, das Suites para
violoncelo solo de Johann S. BACH
c) Primeiro andamento de uma sonata à escolha entre:
solo – 3 min. (Encomenda Antena 2 / PJM) –
Ed.Scherzo
b) Um prelúdio e um andamento, das Suites para
violoncelo solo de Johann S. BACH
c) Primeiro andamento de uma sonata à escolha entre:
. Ludwig van BEETHOVEN:
– op. 5 nº 1
– op. 5 nº 2
– op. 69
– op. 102 nº 1
– op. 102 nº 2
. Johannes BRAHMS:
– op. 38
– op. 99d) Uma peça a escolher entre:
. Fernando LOPES-GRAÇA, “Senhora da Encarnação” (das Três Canções
Populares Portuguesas)
. Fernando LOPES-GRAÇA, “Quase Prelúdio” (das Três Inflorescências
para violoncelo solo)
. Hans Werner HENZE, Serenade para violoncelo solo
. Paul HINDEMITH, Capriccio op. 8 nº 1
. Gabriel FAURÉ, Elegia
. Sergei RACHMANINOV, Vocalise
. Felix MENDELSSOHN, Canção sem palavras op. 109
FINAL
Um concerto (memorizado), à escolha entre:
Populares Portuguesas)
. Fernando LOPES-GRAÇA, “Quase Prelúdio” (das Três Inflorescências
para violoncelo solo)
. Hans Werner HENZE, Serenade para violoncelo solo
. Paul HINDEMITH, Capriccio op. 8 nº 1
. Gabriel FAURÉ, Elegia
. Sergei RACHMANINOV, Vocalise
. Felix MENDELSSOHN, Canção sem palavras op. 109
FINAL
Um concerto (memorizado), à escolha entre:
. Edward ELGAR, concerto para violoncelo e orquestra op.85
. Dmitri KABALEWSKY, concerto para violoncelo e orquestra no 1 em sol menor, op.49
. Edouard LALO, concerto para violoncelo e orquestra em ré menor
. Camille SAINT SÄENS, concerto para violoncelo e orquestra op.33 em lá menor
. Antonín DVORAK, concerto para violoncelo e orquestra em si menor op.104
. Dmitri SHOSTAKOVITCH, concerto para violoncelo e orquestra nº 1 em Mib Maior,
op. 107
. Robert SCHUMANN, concerto para violoncelo e orquestra em lá menor
op. 129
. Pyotr I. TCHAIKOVSKY, Variações sobre um tema Rococó, Op. 33
op. 129
. Pyotr I. TCHAIKOVSKY, Variações sobre um tema Rococó, Op. 33
OBOÉ | NÍVEL SUPERIOR
PRÉ-ELIMINATÓRIA
(prova submetida por gravação áudio)
PRÉ-ELIMINATÓRIA
(prova submetida por gravação áudio)
a) Johann S. BACH: 1º
andº Allemande, e um à escolha entre 2º e 3º andamentos (Corrente ou Sarabande)
da Partita BWV 1013
*
Nota: serão aceites tanto a versão em lá menor como a versão em sol
menor. Os andamentos têm que ser tocados sem repetições.
Nota: serão aceites tanto a versão em lá menor como a versão em sol
menor. Os andamentos têm que ser tocados sem repetições.
b) Robert SCHUMANN, 1º
e 2º Romance dos Três Romances Op.94
Nota: a peça de Schumann deverá ser gravada obrigatoriamente
com acompanhamento de piano.
e 2º Romance dos Três Romances Op.94
Nota: a peça de Schumann deverá ser gravada obrigatoriamente
com acompanhamento de piano.
ELIMINATÓRIA
a) Manuel BRÁSIO, Bom
dia Sophia, para oboé solo (3 min) – Encomenda Antena 2 / PJM – Ed. Mpmp
dia Sophia, para oboé solo (3 min) – Encomenda Antena 2 / PJM – Ed. Mpmp
b) Uma peça à
escolha entre:
escolha entre:
. Antonio VIVALDI, Sonata em dó menor RV 53
. Carl P. E. BACH, Sonata para flauta solo Wq. 132
. J. S. BACH Sonata em sol menor BWV 1020
c) Uma peça à escolha entre:
. Elliott CARTER, Inner Song
. Luciano BERIO, Sequenza VII
. Karlheiz STOCKHAUSEN, In
Freundschaft
Freundschaft
. Niccoló CASTIGLIONI, Alef
. Isang YUN, Piri
. Heinz HOLLIGER, Studie II
. Peteris VASKS, Pieskariene
d) Uma peça para oboé
e piano, à escolha entre:
e piano, à escolha entre:
. Robert SCHUMANN, Adagio e Allegro em lá bemol menor
Op. 70
Op. 70
. Pavel HAAS, Suite Op. 17
. Henry DUTILLEUX, Sonata
. Antal DORÁTI, Duo Concertante
FINAL
a) Francis POULENC: Sonata
b) Um concerto
(memorizado), à escolha entre:
(memorizado), à escolha entre:
. Wolfgang A. MOZART, Concerto em dó maior KV 314
. Richard STRAUSS, Concerto em ré maior
. Bohuslav MARTINU, Concerto para oboé e pequena
orquestra
orquestra
. Bernd A. ZIMMERMANN, Konzert
Nota: em todas as obras
em que haja mais de uma edição disponível, recomenda-se a utilização de
edições Críticas ou Urtext.
em que haja mais de uma edição disponível, recomenda-se a utilização de
edições Críticas ou Urtext.
TROMPETE
| NÍVEL SUPERIOR
| NÍVEL SUPERIOR
PRÉ-ELIMINATÓRIA
(prova submetida por gravação áudio)
a) Joseph HAYDN –
Concerto, 1.º and. com cadenza (tocado em trompete Sib)
Concerto, 1.º and. com cadenza (tocado em trompete Sib)
b) Peça solo, a
escolher entre as seguintes:
escolher entre as seguintes:
– David MIGUEL, The Broken Note
– Gonçalo GATO, Transformação
– Ka’Mi, Rastos de uma Resposta
ELIMINATÓRIA
a) Carlos Brito
DIAS, i [w]ill meet you by the sea, para trompete solo – 3 min. – Encomenda
Antena 2 / PJM – Ed.Scherzo
DIAS, i [w]ill meet you by the sea, para trompete solo – 3 min. – Encomenda
Antena 2 / PJM – Ed.Scherzo
b) Uma Sonata
completa, à escolha entre:
completa, à escolha entre:
– Paul HINDEMITH
– Halsey STEVENS
– Kent KENNAN
c) Peça com piano, à
escolha entre:
escolha entre:
– George ENESCU, Légende
– Henri TOMASI, Tryptique
– Theo CHARLIER, Solo de Concours
FINAL
a) Peça solo, à
escolha entre:
escolha entre:
– Vincent PERSICHETTI, Parable XIV, op. 127
– Anthony PLOG, Postcards
– Hans Werner HENZE, Sonatine
b) Obra memorizada:
– Henri TOMASI, Concerto
– Eino TAMBERG, Concerto nº 1
– André JOLIVET, Concertino
HARPA | NÍVEL SUPERIOR
PRÉ-ELIMINATÓRIA
(prova submetida por gravação
áudio)
áudio)
Um estudo
de Wilhem POSSE, escolhido entre: 8 études de concert (Zimmermann editions)
de Wilhem POSSE, escolhido entre: 8 études de concert (Zimmermann editions)
ELIMINATÓRIA:
Nota:
todas as obras deverão ser interpretadas de memória, à excepção da alínea a)
todas as obras deverão ser interpretadas de memória, à excepção da alínea a)
a) João Castro CALDAS, Gesto de um
Eclipse, para harpa solo – 3 min. -Encomenda Antena 2 / PJM – Ed.Scherzo
Eclipse, para harpa solo – 3 min. -Encomenda Antena 2 / PJM – Ed.Scherzo
b) Uma obra à escolha entre as seguintes:
– Domenico
SCARLATTI, Uma Sonata à escolha
SCARLATTI, Uma Sonata à escolha
– F. A.
Rossler-ROSETTI, Uma Sonata à escolha
Rossler-ROSETTI, Uma Sonata à escolha
– Johann Sebastian
BACH – 3 andamentos de suite ou de partita; transcrição à escolha
BACH – 3 andamentos de suite ou de partita; transcrição à escolha
c) Uma obra à escolha entre as seguintes:
– Gabriel FAURÉ, Impromptu op. 86
– Ekaterina A. WALTER-KUNE, Fantasy on a Theme
from the Opera Eugene Onegin by Tchaikovsky
from the Opera Eugene Onegin by Tchaikovsky
– Paul
HINDEMITH, Sonata
HINDEMITH, Sonata
d) Obra de escolha livre, duração mínima de 7 minutos e
duração máxima de 10 minutos.
duração máxima de 10 minutos.
FINAL:
a) Clotilde ROSA, SkyHarp, ed.AvA
b) Um concerto (memorizado) à escolha entre os seguintes:
– André CAPLET,
Conte Fantastique ( harp and Strings)
Conte Fantastique ( harp and Strings)
– François-Adrien BOIELDIEU, Concerto
– Claude DEBUSSY, Dances
– Maurice RAVEL, Introduction et Allegro
– Reinhold GLIÈRE, Concerto
VIOLA DE ARCO | NÍVEL SUPERIOR
PRÉ-ELIMINATÓRIA
(Prova submetida por gravação áudio)
a) 1º
andamento (com cadenza) de um concerto, à escolha entre os seguintes:
andamento (com cadenza) de um concerto, à escolha entre os seguintes:
– Franz Anton
HOFFMEISTER
HOFFMEISTER
– Carl STAMITZ (em Ré Maior)
b)
Johann S. BACH – Dois andamentos à escolha entre as obras seguintes:
Johann S. BACH – Dois andamentos à escolha entre as obras seguintes:
– Uma das 6 Suites – BWV 1007 – 1012
(transcrição para viola solo)
(transcrição para viola solo)
– Uma das 6 Sonatas e Partitas – BWV 1001 – 1006 (transcrição para viola
solo)
solo)
ELIMINATÓRIA:
a) José VALENTE, Passaporte, para viola solo – 3 min. – Encomenda Antena 2 /
PJM – Ed.Scherzo
PJM – Ed.Scherzo
b) Uma
sonata completa com piano, à escolha entre as seguintes:
sonata completa com piano, à escolha entre as seguintes:
– Dmitri SHOSTAKOVITCH, Sonata op. 147
– Franz SCHUBERT, Sonata Arpeggione
– Henri VIEUXTEMPS, Sonata op. 36
– Johannes BRAHMS, Sonata op. 120 nº 1
– Johannes BRAHMS, Sonata op. 120 nº 2
– Paul HINDEMITH, Sonata op. 11 nº 4
– Paul HINDEMITH, Sonata op. 25 nº 4
– Paul HINDEMITH, Sonata 1939
– Rebecca CLARKE, Sonata
– York BOWEN, Sonata op. 18
c) Uma
peça à escolha entre as seguintes:
peça à escolha entre as seguintes:
– Astor PIAZZOLA, Le Grand Tango
– Claúdio CARNEYRO, Khroma
– Fernando LOPES-GRAÇA, Quatro Peças em
Suite
Suite
– George ENESCO, Concertpièce
– Johann S. BACH / Zoltán KODALY, Fantasia
Chromatica
Chromatica
– Igor STRAVINSKY, Elégie
– Rebecca CLARKE, Morpheus
– Sergei PROKOFIEV, Romeu e Julieta
(transcrição Borisovsky) – Introduction, Juliette Enfant, Danse des Chevaliers
(transcrição Borisovsky) – Introduction, Juliette Enfant, Danse des Chevaliers
FINAL
a)
Uma obra de escolha livre (diferente das apresentadas nas fases anteriores do
concurso) escrita a partir da segunda metade do séc. XX – duração aprox. 10′
Uma obra de escolha livre (diferente das apresentadas nas fases anteriores do
concurso) escrita a partir da segunda metade do séc. XX – duração aprox. 10′
b) Um
concerto (memorizado) à escolha entre os seguintes:
concerto (memorizado) à escolha entre os seguintes:
– Alfred SCHNITTKE
– Béla BARTÓK – Versão T. Serly
– Darius MILHAUD – Op. 108
– Krzysztof PENDERECKI
– Paul HINDEMITH, Kammermusik 5
– Paul HINDEMITH, Der Schwanendreher
– William WALTON
– Joly BRAGA SANTOS
CATEGORIA B – MÚSICA DE CÂMARA |
Níveis Médio e Superior
Níveis Médio e Superior
PRÉ-ELIMINATÓRIA
(prova submetida por gravação áudio)
Um andamento de duas ou três obras de carácter e época diferentes.
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 10 minutos e um máximo de 25 minutos (contabiliza-se o tempo de música
tocada).
tocada).
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
ELIMINATÓRIA
a) (alínea obrigatória) Uma obra
completa de época à escolha
completa de época à escolha
b) (alínea obrigatória) Parte de
outra obra de carácter e época diferentes
outra obra de carácter e época diferentes
c) (alínea opcional) Mais uma obra
ou parte, de carácter e época diferentes
ou parte, de carácter e época diferentes
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 20 minutos e um
máximo de 35 minutos (contabiliza-se o tempo de música
tocada).
máximo de 35 minutos (contabiliza-se o tempo de música
tocada).
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
FINAL
a) Uma obra ou parte, de autor
português (duração aproximada de 10 minutos)
português (duração aproximada de 10 minutos)
b) Uma obra completa
c) (alínea opcional) Mais uma obra
ou parte, de carácter e época diferentes
ou parte, de carácter e época diferentes
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 25 minutos e um
máximo de 45 minutos (contabiliza-se o tempo de música
tocada).
máximo de 45 minutos (contabiliza-se o tempo de música
tocada).
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Observações:
– O repertório da Eliminatória não pode incluir obras (nem andamentos
diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas na
Pré-Eliminatória
diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas na
Pré-Eliminatória
– O repertório da Final não pode incluir obras (nem andamentos diferentes
das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do
concurso
das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do
concurso
– O repertório para as três provas deve proceder de obras originais
– Todas as peças nas três fases da competição têm de ser interpretadas pela
totalidade dos elementos do grupo
totalidade dos elementos do grupo
– Todos os instrumentos do agrupamento devem ter idêntico grau de
protagonismo. Não são, por exemplo, aceites obras em que um dos instrumentos
seja acompanhador
protagonismo. Não são, por exemplo, aceites obras em que um dos instrumentos
seja acompanhador
Nota (1): O PJM criou uma base de dados com obras de autores portugueses
dos séculos XX-XXI, disponível para consulta no site do PJM
dos séculos XX-XXI, disponível para consulta no site do PJM
Nota (2): O PJM reserva o direito de limitar a admissão a formações de
câmara cuja estrutura seja compatível com as possibilidades logísticas da
organização do Prémio
câmara cuja estrutura seja compatível com as possibilidades logísticas da
organização do Prémio
CATEGORIA C – CRAVO | NÍVEL SUPERIOR
PRÉ-ELIMINATÓRIA:
(prova submetida
por gravação áudio)
por gravação áudio)
a) Uma sonata de Domenico SCARLATTI, de andamento
rápido
rápido
b) Uma allemande de François COUPERIN ou Jean
Henry D’ANGLEBERT
Henry D’ANGLEBERT
c) Uma obra à
escolha do candidato – de compositores diferentes dos mencionados nas alíneas
anteriores
escolha do candidato – de compositores diferentes dos mencionados nas alíneas
anteriores
ELIMINATÓRIA
a) Telmo LOPES,
Sudden Borders – 3 min. – Encomenda Antena 2 / PJM – Ed.Scherzo
Sudden Borders – 3 min. – Encomenda Antena 2 / PJM – Ed.Scherzo
b) Uma obra Inglesa
do século dezassete
do século dezassete
c) Uma obra Francesa
do século dezoito, podendo ser uma selecção de pelo menos dois andamentos
contrastantes da mesma obra
do século dezoito, podendo ser uma selecção de pelo menos dois andamentos
contrastantes da mesma obra
d) Uma obra Italiana
(excepto de Domenico SCARLATTI) ou Ibérica, do século dezassete ou do século
dezoito;
(excepto de Domenico SCARLATTI) ou Ibérica, do século dezassete ou do século
dezoito;
e) Um Prelúdio e
Fuga de Johann Sebastian BACH à escolha do concorrente
Fuga de Johann Sebastian BACH à escolha do concorrente
A duração total da prova deve ter no mínimo 30 minutos e no máximo 40
minutos.
minutos.
A ordem de apresentação das obras é da responsabilidade do candidato.
FINAL
a) Um prélude non mesuré de um compositor
francês do século dezassete
francês do século dezassete
b) Um concerto de
cravo solo e orquestra de Johann Sebastian BACH ou de Carl Philipp Emmanuel
BACH
cravo solo e orquestra de Johann Sebastian BACH ou de Carl Philipp Emmanuel
BACH
4. PRAZOS e DISPOSIÇÕES GERAIS
4.1. Advertência
a) Não é permitida a
utilização de fotocópias sempre que as obras interpretadas se encontrem
editadas comercialmente.
utilização de fotocópias sempre que as obras interpretadas se encontrem
editadas comercialmente.
b) Os candidatos
que pretendam utilizar partituras ilegais não serão autorizados a prestar
provas, sendo automaticamente eliminados do concurso.
que pretendam utilizar partituras ilegais não serão autorizados a prestar
provas, sendo automaticamente eliminados do concurso.
c) A apresentação de
repertório que não esteja editado comercialmente deverá ser autorizada pelos
compositores através de um documento assinado pelos próprios ou pelos seus
herdeiros / representantes legais.
repertório que não esteja editado comercialmente deverá ser autorizada pelos
compositores através de um documento assinado pelos próprios ou pelos seus
herdeiros / representantes legais.
4.2. Inscrição
a) O prazo de
inscrição dos concorrentes termina a 20 de Março de 2018.
inscrição dos concorrentes termina a 20 de Março de 2018.
b) Confirmada a
admissão dos concorrentes, não é permitido alterar o programa indicado no
Formulário de Inscrição.
admissão dos concorrentes, não é permitido alterar o programa indicado no
Formulário de Inscrição.
4.3. Local e data das
provas
provas
a) À excepção das
provas Pré-Eliminatórias (por gravação áudio), as sessões do PJM são públicas;
provas Pré-Eliminatórias (por gravação áudio), as sessões do PJM são públicas;
b) As Eliminatórias
das categorias A, B e C realizam-se entre 11
e 17 de Junho no Conservatório de Música de Coimbra
das categorias A, B e C realizam-se entre 11
e 17 de Junho no Conservatório de Música de Coimbra
c) As Finais das categorias
A, B e C realizam-se entre 23 e 27 de Julho
na Casa da Música – Porto.
A, B e C realizam-se entre 23 e 27 de Julho
na Casa da Música – Porto.
d) A edição de este
ano o culminará com a realização do 8º Festival Jovens Músicos que decorrerá na Fundação Calouste
Gulbenkian, em Lisboa, entre os dias 27 e 29 de Setembro de 2018.
ano o culminará com a realização do 8º Festival Jovens Músicos que decorrerá na Fundação Calouste
Gulbenkian, em Lisboa, entre os dias 27 e 29 de Setembro de 2018.
Todos os vencedores nas diferentes
categorias participarão neste festival de acordo com o seguinte calendário:
categorias participarão neste festival de acordo com o seguinte calendário:
– 27 de Setembro: Laureados Solistas, com a Orquestra
Gulbenkian
Gulbenkian
– 28 de Setembro: Laureados de música de câmara
– 29 de Setembro: Vencedor do Prémio Mº Silva Pereira /
Jovem Músico do Ano (a atribuir no final do concerto de 27 de Setembro), interpreta
o seu concerto da prova Final (completo) com a Orquestra Gulbenkian
Jovem Músico do Ano (a atribuir no final do concerto de 27 de Setembro), interpreta
o seu concerto da prova Final (completo) com a Orquestra Gulbenkian
Os concertos com a Orquestra
Gulbenkian serão dirigidos pelo maestro Jan Wierzba.
Gulbenkian serão dirigidos pelo maestro Jan Wierzba.
e) Alguns dos concertos e recitais do Festival Jovens Músicos poderão ser
transmitidos em direto ou em diferido pela Antena 2, RTP e Web, não havendo
lugar a qualquer remuneração por esse facto.
transmitidos em direto ou em diferido pela Antena 2, RTP e Web, não havendo
lugar a qualquer remuneração por esse facto.
f) Os premiados nas
modalidades solistas devem estar disponíveis para ensaios com a Orquestra
Gulbenkian a partir do dia 22 de Setembro, nos locais e horas agendadas pela Produção do PJM.
modalidades solistas devem estar disponíveis para ensaios com a Orquestra
Gulbenkian a partir do dia 22 de Setembro, nos locais e horas agendadas pela Produção do PJM.
g) Os premiados em
Música de Câmara devem estar disponíveis para o ensaio geral, no local e hora agendados pela Produção do PJM.
Música de Câmara devem estar disponíveis para o ensaio geral, no local e hora agendados pela Produção do PJM.
4.4. Provas
Pré-Eliminatórias
Pré-Eliminatórias
a) As gravações das
provas da Pré-Eliminatória são da exclusiva responsabilidade dos candidatos e
devem ser asseguradas pelos mesmos.
provas da Pré-Eliminatória são da exclusiva responsabilidade dos candidatos e
devem ser asseguradas pelos mesmos.
b) Não são aceites
gravações que incluam cortes durante a execução de uma obra. São aceites cortes
apenas entre andamentos e / ou entre as diferentes peças submetidas por
gravação.
gravações que incluam cortes durante a execução de uma obra. São aceites cortes
apenas entre andamentos e / ou entre as diferentes peças submetidas por
gravação.
4.5.
Provas Eliminatórias e Finais
Provas Eliminatórias e Finais
Os candidatos
solistas e/ou representantes de cada grupo de câmara deverão trazer
consigo os seguintes exemplares das
partituras para serem entregues ao júri antes das provas:
solistas e/ou representantes de cada grupo de câmara deverão trazer
consigo os seguintes exemplares das
partituras para serem entregues ao júri antes das provas:
–
solistas: três exemplares de cada peça que irão tocar
(exceptuando a peça de concurso encomendada pelo PJM). As partituras deverão
estar completas, no caso de terem acompanhamento de piano (i.e., partitura
geral, e não apenas a partitura da parte solista)
solistas: três exemplares de cada peça que irão tocar
(exceptuando a peça de concurso encomendada pelo PJM). As partituras deverão
estar completas, no caso de terem acompanhamento de piano (i.e., partitura
geral, e não apenas a partitura da parte solista)
–
grupos de câmara: cinco exemplares de cada peça que irão
tocar. As partituras deverão estar completas (i.e., partitura geral, e
não apenas as partes individuais de cada instrumento. Não é necessária a entrega
de partes individuais)
grupos de câmara: cinco exemplares de cada peça que irão
tocar. As partituras deverão estar completas (i.e., partitura geral, e
não apenas as partes individuais de cada instrumento. Não é necessária a entrega
de partes individuais)
4.5.1. Os exemplares
deverão ser entregues à Produção PJM no momento do sorteio (dia
anterior a cada prova) durante o qual será estabelecida a ordem de cada solista
/ agrupamento nos recitais do concurso.
deverão ser entregues à Produção PJM no momento do sorteio (dia
anterior a cada prova) durante o qual será estabelecida a ordem de cada solista
/ agrupamento nos recitais do concurso.
4.5.2. O não cumprimento
deste requisito inviabilizará a participação nas provas.
deste requisito inviabilizará a participação nas provas.
4.5.3. Cada exemplar deverá
ter uma folha de rosto com informação detalhada sobre as obras
(título da obra e/ou andamento, nome do compositor, instrumentação). Nos casos
em que as partituras sejam editadas em línguas estrangeiras, os candidatos
deverão incluir a tradução dos títulos e nome dos compositores.
ter uma folha de rosto com informação detalhada sobre as obras
(título da obra e/ou andamento, nome do compositor, instrumentação). Nos casos
em que as partituras sejam editadas em línguas estrangeiras, os candidatos
deverão incluir a tradução dos títulos e nome dos compositores.
4.6. Sorteios |
Categorias A, B, C
Categorias A, B, C
a) O sorteio para
as provas Eliminatórias realiza-se em Coimbra, no Conservatório de Música, às
15h00 da véspera da Eliminatória de cada modalidade e na presença de todos os
concorrentes devidamente identificados.
as provas Eliminatórias realiza-se em Coimbra, no Conservatório de Música, às
15h00 da véspera da Eliminatória de cada modalidade e na presença de todos os
concorrentes devidamente identificados.
b) O concorrente
que, por motivos de força maior, não possa assistir ao sorteio, será
representado pela organização do PJM, que lhe transmitirá o resultado.
que, por motivos de força maior, não possa assistir ao sorteio, será
representado pela organização do PJM, que lhe transmitirá o resultado.
c) Não é permitido
alterar a ordem do sorteio excepto por motivos de força maior.
alterar a ordem do sorteio excepto por motivos de força maior.
d) O concorrente
que não se apresente de acordo com a ordem e hora estabelecidas no sorteio será
excluído.
que não se apresente de acordo com a ordem e hora estabelecidas no sorteio será
excluído.
e) O sorteio para
as provas Finais realiza-se no Porto, na Casa da Música, às 15h00 da véspera da
Final de cada modalidade, sendo os restantes procedimentos idênticos ao
disposto nas alíneas b), c) e d) deste ponto.
as provas Finais realiza-se no Porto, na Casa da Música, às 15h00 da véspera da
Final de cada modalidade, sendo os restantes procedimentos idênticos ao
disposto nas alíneas b), c) e d) deste ponto.
4.7. São admitidos no
máximo três finalistas em cada modalidade a concurso.
máximo três finalistas em cada modalidade a concurso.
5. JÚRI
Na presente edição, o Júri do Prémio
Jovens Músicos será presidido pela Exmª Senhora Profª Maria Teresa de Macedo,
sendo Vice-Presidente a Profª Irene Lima.
Jovens Músicos será presidido pela Exmª Senhora Profª Maria Teresa de Macedo,
sendo Vice-Presidente a Profª Irene Lima.
5.1. O Júri é constituído
por personalidades de reconhecido mérito.
por personalidades de reconhecido mérito.
5.2. O Júri
reserva-se ao direito de interromper ou solicitar a repetição da execução total
ou parcial da obra.
reserva-se ao direito de interromper ou solicitar a repetição da execução total
ou parcial da obra.
5.3.
O Júri reserva-se ao direito de solicitar a redução dos programas durante
as provas (por exemplo, dispensando a execução de andamentos ou repetições de
secções).
O Júri reserva-se ao direito de solicitar a redução dos programas durante
as provas (por exemplo, dispensando a execução de andamentos ou repetições de
secções).
5.4. O Júri
reserva-se ao direito de não apurar quaisquer concorrentes para a Final.
reserva-se ao direito de não apurar quaisquer concorrentes para a Final.
5.5. As avaliações do
Júri são feitas com base em cada prova prestada.
Júri são feitas com base em cada prova prestada.
5.6. O Júri
reserva-se ao direito de não atribuir qualquer prémio.
reserva-se ao direito de não atribuir qualquer prémio.
5.7.
A substituição, por motivos de força maior, de elementos do Júri (incluindo
do seu Presidente ou Vice-Presidente) é da exclusiva responsabilidade da Direção
do Prémio. A nomeação de jurados substitutos será acordada entre a Presidente
do Júri, Vice-Presidente e o Diretor do Prémio.
A substituição, por motivos de força maior, de elementos do Júri (incluindo
do seu Presidente ou Vice-Presidente) é da exclusiva responsabilidade da Direção
do Prémio. A nomeação de jurados substitutos será acordada entre a Presidente
do Júri, Vice-Presidente e o Diretor do Prémio.
5.8. O Júri emitirá
um parecer artístico sobre os participantes nas provas Eliminatórias que não
sejam apurados para a Final do concurso.
um parecer artístico sobre os participantes nas provas Eliminatórias que não
sejam apurados para a Final do concurso.
5.9. Os resultados das
provas serão anunciados no site do PJM, após a deliberação do Júri.
provas serão anunciados no site do PJM, após a deliberação do Júri.
5.10. As decisões do
Júri são inapeláveis.
Júri são inapeláveis.
6. PRÉMIOS
6.1. São constituídos
três prémios para todas as modalidades das Categorias A, B e C.
três prémios para todas as modalidades das Categorias A, B e C.
6.2. Não são
atribuíveis primeiros prémios ex aequo.
atribuíveis primeiros prémios ex aequo.
6.3. Poderão ser
atribuídas menções honrosas a candidatos solistas ou a grupos de Música de
Câmara que demonstrem qualidades que o Júri entenda dever incentivar.
atribuídas menções honrosas a candidatos solistas ou a grupos de Música de
Câmara que demonstrem qualidades que o Júri entenda dever incentivar.
6.4. Os prémios constam no seguinte anexo:
Para saber mais sobre o Prémio Círculo Richard Wagner, clicar aqui.
7. INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR
– 8º FESTIVAL JOVENS MÚSICOS / PJM
A Antena 2 e o Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian organizam
o 8º Festival Jovens Músicos, que
decorrerá no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian entre os dias 27
e 29 de Setembro de 2018.
o 8º Festival Jovens Músicos, que
decorrerá no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian entre os dias 27
e 29 de Setembro de 2018.
Este festival promoverá painéis de discussão e um conjunto de recitais e
concertos nos Auditórios da Fundação Gulbenkian.
concertos nos Auditórios da Fundação Gulbenkian.
Para além de divulgar os jovens músicos laureados na edição PJM 2018 e de
convidar vários músicos e agrupamentos distinguidos em anteriores edições do
PJM, este festival contará, ainda, com a colaboração da Orquestra Gulbenkian e de
outros agrupamentos a anunciar oportunamente.
convidar vários músicos e agrupamentos distinguidos em anteriores edições do
PJM, este festival contará, ainda, com a colaboração da Orquestra Gulbenkian e de
outros agrupamentos a anunciar oportunamente.
A
resolução das situações omissas neste regulamento será da responsabilidade
exclusiva da organização do PJM e da Presidência do Júri.
resolução das situações omissas neste regulamento será da responsabilidade
exclusiva da organização do PJM e da Presidência do Júri.
– CONTACTOS
– Direcção artística: Luís Tinoco
– Produção: Zulmira van Holstein
– Tel: + (351) 21 382 02 88
– E-mail: premiojovensmusicos@rtp.pt
– Morada: Antena 2 – Prémio Jovens
Músicos
Músicos
Av. Marechal Gomes da Costa nº 37,
Piso 3A
Piso 3A
1849-030 Lisboa
– LISTA DE JURADOS
Presidente: Maria Teresa de Macedo
Vice-presidente: Irene Lima
Categoria A:
–
Oboé: Hugo Ribeiro; Pedro Ribeiro
Oboé: Hugo Ribeiro; Pedro Ribeiro
–
Saxofone: João Pedro Silva; Henrique Portevedo
Saxofone: João Pedro Silva; Henrique Portevedo
–
Trompete: Stephen Mason; Sérgio Pacheco
Trompete: Stephen Mason; Sérgio Pacheco
–
Harpa: Áurea Guerner; Ilaria Vivan
Harpa: Áurea Guerner; Ilaria Vivan
– Viola de arco: David Wyn Lloyd; António José Pereira
–
Violoncelo: Paulo Gaio Lima; Teresa Valente Pereira
Violoncelo: Paulo Gaio Lima; Teresa Valente Pereira
Categoria B:
–
Maria Teresa de Macedo
Maria Teresa de Macedo
–
Irene Lima
Irene Lima
– Ana Valente
–
Paulo Gaspar
Paulo Gaspar
–
Norberto Gomes
Norberto Gomes
Categoria C:
–
Cravo: Rui Vieira Nery; Ana Mafalda Castro; João Paulo Janeiro
Cravo: Rui Vieira Nery; Ana Mafalda Castro; João Paulo Janeiro