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Imagem de Prémio Jovens Músicos 2020 | Programas para Concurso
Regulamentos e Programas 19 dez, 2019, 09:19

Prémio Jovens Músicos 2020 | Programas para Concurso

Categorias, Calendário e Programas para as provas

Imagem de Prémio Jovens Músicos 2020 | Programas para Concurso
Regulamentos e Programas 19 dez, 2019, 09:19

Prémio Jovens Músicos 2020 | Programas para Concurso

Categorias, Calendário e Programas para as provas

 

 

Prémio Jovens Músicos – 2020

34ª Edição

A Rádio e Televisão de Portugal, através da Antena 2, organiza em 2020 a 34ª
Edição do Prémio Jovens Músicos (PJM), destinado a músicos portugueses e a
músicos estrangeiros residentes em Portugal, nos seguintes níveis e
modalidades:

Categoria A 

Solistas | Nível Superior
– Fagote
– Violino
– Violoncelo
– Viola dedilhada (guitarra clássica)Solistas | Nível Médio
– Oboé
– Trompa

Categoria B: 
Música de Câmara (até sexteto) | Nível Superior
Música de Câmara (até sexteto) | Nível Médio
Categoria C: 
– Canto
Nas categorias A, B e C, o PJM é constituído por
uma Pré-Eliminatória (por gravação áudio),
uma Eliminatória e uma Final.
Os candidatos (solistas e / ou grupos de música de câmara) que tenham sido laureados
com o 2º ou 3º prémio (nível médio) em edições anteriores do PJM, estão
dispensados de realizar a prova Pré-eliminatória – nível médio.
Não serão dispensados os candidatos que se inscrevam em categorias diferentes
daquela em que tenham sido premiados.Os candidatos (solistas e / ou grupos de música de câmara) que tenham sido
laureados com o 2º ou 3º prémio (nível superior) em edições anteriores do PJM, estão
dispensados de realizar a prova Pré-eliminatória – nível superior.

Não serão dispensados os candidatos que se inscrevam em categorias diferentes
daquela em que tenham sido premiados.
Os candidatos da categoria C que tenham sido laureados com o 2º ou 3º
prémio em edições anteriores do PJM, estão dispensados de realizar a
prova Pré-eliminatória.
Não serão dispensados os candidatos que se inscrevam em categorias diferentes
daquela em que tenham sido premiados.
CONDIÇÕES DE ADMISSÃO
DOS CONCORRENTESCategoria A |
Solistas 
 
Nível
Superior:
Fagote, Violino, Violoncelo, Viola
dedilhada, para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro
de 1994

Os vencedores do 1º Prémio | Nível Superior em edições anteriores,
independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso.

Nível Médio:

Oboé, Trompa, para concorrentes
nascidos a partir de 01 de outubro de 2001;

Os vencedores do 1º Prémio | Nível Médio em edições anteriores,
independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso. Estes,
no entanto, podem concorrer na Categoria A | Nível Superior.


Categoria B | Música de Câmara 

Para agrupamentos até sextetos (inclusive)
Nível Superior: para
concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1994.
Os candidatos que tenham integrado agrupamentos vencedores do 1º Prémio |
Nível Superior em edições anteriores, independentemente da data de nascimento,
não serão admitidos a concurso.
 
Nível Médio: para
concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 2001.
Os candidatos que tenham integrado agrupamentos vencedores do 1º Prémio |
Nível Médio em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não
serão admitidos a concurso. Estes, no entanto, podem concorrer na Categoria B |
Nível Superior.
Nota: não são aceites candidaturas baseadas na média etária dos
elementos integrantes dos agrupamentos.
Categoria C | Canto
Para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1992.
Os vencedores do 1º Prémio em edições anteriores, independentemente da data
de nascimento, não serão admitidos a concurso.

 
CALENDÁRIO
Inscrições – 14 a 29 de Março
Pré-eliminatórias – Envio das gravações no acto de inscrição, até 29 de Março.

Eliminatórias – 11 a 17 de
Junho
 – Conservatório de Música de Loulé e Cine-Teatro de LouléFinais – 24 a 29 de Julho –
Casa da Música, Porto

Festival Jovens Músicos – 24 a
26 de Setembro
 – Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
  

 
 
 
PROGRAMAS para as PROVAS do CONCURSO | PJM 2020
  
  
 
 
OBOÉ | NÍVEL
MÉDIO
Nota: não
são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório
deverá ser exclusivamente acústico.
 
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação
áudio
)
a) Uma obra à escolha entre as seguintes:
– Georg F. HAENDEL:
Sonata em dó menor (Nova Music);
– Georg P. TELEMANN:
Sonata em lá menor (Amadeus ou Breitkopf)b) Uma obra à escolha entre as seguintes:
– Benjamin BRITTEN: 3 das “6 Metamorfoses segundo Ovídio” Op.49
(Boosey & Hawkes)
– Carl NIELSEN: “2 Phantasy Pieces” Op.2 (Hansen)

ELIMINATÓRIA:

a) Luís MANDACARU: peça
solo, Encomenda PJM (www.scherzoeditions.com)


b) Um concerto barroco à escolha
entre os seguintes:
– Alessandro MARCELLO: Concerto em ré menor (Musica Rara)
– Georg F. HAENDEL: Concerto em sol menor (Boosey &
Hawkes)

c) Uma obra do repertório romântico à escolha entre as seguintes:
– Jan W. KALLIWODA: “Morceau de Salon” (Musica Rara)
– Robert SCHUMANN: Adagio e Allegro (Billaudot ou IMP)

d) Uma obra do séc. XX à escolha entre as seguintes:
– Antal DORATI: Números 1 e 2  das “Cinq pieces pour l’Hautbois”
(Boosey & Hawkes)
– Witold LUTOSLAWSKI: “Epitaph” (1979) (Chester)

FINAL:

a) Uma obra contemporânea à escolha entre as seguintes:
– Elliott CARTER: “Inner Song”
– John EXTON: 3 Peças para oboé solo (Chester)
– Sérgio AZEVEDO: “Bergerettes 1” para oboé solo

b) Um concerto (memorizado) à escolha
entre os seguintes:

– Franz KROMMER:
Concerto em fá maior Op. 52 (Musica Rara)
– Joseph HAYDN: Concerto em dó maior (Breitkopf)
– Ludwig LEBRUN: Concerto Nº1 em ré menor (Schott)
– Vincenzo BELLINI: Concerto em mib maior (Ricordi)
– Wolfgang A. MOZART:
Concerto em dó maior (Barenreiter/ Henle)

  

 
 
TROMPA | NÍVEL MÉDIO 
Nota: não
são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório
deverá ser exclusivamente acústico.
  
 
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação
áudio
)
  
 
a) Dois estudos à escolha entre os seguintes métodos:
– Bernhard
Eduard MÜLLER: Estudos Op.64, Volume I
– Henri
Adrien KLING: 40 Estudos
– Hermann
NEULING: 30 Estudos para Trompa Grave, Volume I
– Jean
François GALLAY: Doze estudos Op.57 (edições recomendadas: ed. Gérard
Billaudot, Collection Michel Garcin-Marrou; ou ed. International Music Company)
b) Uma obra à escolha entre
as seguintes:
– Alan
ABBOTT: Alla Caccia
– Carl
NIELSEN: Canto Serioso
– Franz
STRAUSS: Romance “Les Adieux”
– Marcel
POOT: Légende
 
ELIMINATÓRIA:
a) Rodrigo BACELAR: peça
solo, Encomenda PJM Antena 2 (www.scherzoeditions.com)
b) Uma obra à escolha entre as seguintes:
– António
ROSETTI: Concerto para trompa em mi bemol maior (Murray C.49) (dois andamentos,
incluindo o andamento lento)
– Joseph
HAYDN: Concerto para trompa Nº2 em ré maior (dois andamentos, incluindo o
andamento lento)
– Saverio
MERCADANTE: Concerto para trompa
– Wolfgang
A. MOZART: Concerto para trompa Nº3 em mi bemol maior, K.447 (dois andamentos,
incluindo o andamento lento)
 
c) Uma obra à escolha entre as seguintes:
– Camille
SAINT-SAËNS: Morceau de Concerto, Op.94
– Johann
Wenzel KALLIWODA: Introdução e Rondó Op.51
– Ludwig
van BEETHOVEN: Sonata para trompa e piano em fá maior, Op.17
– Richard
STRAUSS: Introdução, Tema e Variações Op.17
 
d) Uma obra à escolha entre as seguintes:
– Francis POULENC: Elegie
– Gilbert VINTER: Hunter’s Moon
– Henri
BUSSER: La Chasse de Saint Hubert
– Sérgio
AZEVEDO: Sonata para trompa e piano Nº3 “Sonata Semplice”
 
FINAL:
 
a) Uma obra à escolha dos séc. XX / XXI (diferente das
apresentadas nas
provas
Pré-Eliminatória e Eliminatória) – duração
aproximada 10′
 
b) Um Concerto (memorizado)
à escolha entre:
– António ROSETTI: Concerto para trompa em ré menor
– Franz STRAUSS: Concerto, Op.8
– Lars-Erik LARSSON: Concertino Op.45, no5
– Richard STRAUSS: Concerto para trompa Nº1, Op.11
– Wolfgang A. MOZART: Concerto para trompa Nº2 em mi bemol maior, K. 417
 
FAGOTE | NÍVEL SUPERIOR 

Nota: não
são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório
deverá ser exclusivamente acústico.
 
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação
áudio)
 
a) Georg P. TELEMANN:
Sonata para viola da gamba TWV41:e5 com acompanhamento de cravo ou piano (com opção
de adicionar no baixo contínuo apenas violoncelo ou contrabaixo)
b) Uma peça solo à escolha entre
–
Fátima FONTE: Arabesco
–
Francisco MIGNONE: 2 valsas (à escolha)
– Jean-François LÉZÉ:
Swing-Lines
–
Malcolm ARNOLD: Fantasia para fagote
–
Olav BERG: Vertigo
– Philippe HERSANT: Hoppie
– Philippe HERSANT: Niggun
  
 
ELIMINATÓRIA:
(os
candidatos devem organizar o recital tendo em vista uma duração média de 25 a 30 minutos)
 
a) Inês Madeira LOPES: peça solo, Encomenda PJM Antena 2 (www.scherzoeditions.com)
 
b) Antonio VIVALDI: um concerto à escolha (dois andamentos)
  
 
c) Uma
peça à escolha entre:
–
Alexandre TANSMAN: Sonatine para fagote e piano
– Eugène
BOZZA: Fantasia
– Marcel
BITSCH: Concertino
– Olav
BERG: Sonatina
–
Pierre-Max DUBOIS: Sonatina-Tango
– Roger BOUTRY: Interferences I
  
 
d) Uma
peça à escolha entre:
– Camille SAINT-SÄENS:
Sonata para fagote e piano, op.168
– Robert
SCHUMANN: 3 Romances op.94
– Robert SCHUMANN: Peças de Fantasia op.73FINAL:


a)
Uma
obra de autor nascido no século XX, diferente das apresentadas nas
eliminatórias
anteriores (duração aproximada: 10
minutos
)
  
 
b) Um
concerto (memorizado) à escolha entre:
– André JOLIVET: Concerto para fagote e orquestra
– Carl
Maria von WEBER: Concerto para fagote e orquestra em fá maior, op.75
– Jean
FRANÇAIX: Concerto para fagote
– Johann
N. HUMMEL: Grande Concerto para fagote e orquestra em fá maior
– Wolfgang
A. MOZART: Concerto para fagote e orquestra em sib maior K.191

VIOLINO | NÍVEL SUPERIOR
Nota: não são aceites
obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório deverá ser exclusivamente
acústico.
  
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação
áudio)
a) Um estudo à
escolha entre:
– Jacob DONT: Op .35
– Henryk WIENIAWSKI: Études-Caprices, Op. 18
– Henryk WIENIAWSKI: L´ECOLE Moderne, Op. 10
– Niccolo PAGANINI: Caprichos, Op.1b) De Johann Sebastian BACH, interpretar:
Dois andamentos contrastantes das Sonatas e Partitas para Violino Solo;
ou
Chaconne da 2ª Partita para Violino Solo (BWV 1004);
ou
Uma Fuga à escolha do candidato

ELIMINATÓRIA:
Cada candidato deve organizar o seu recital tendo em vista uma duração
aproximada de 40 minutos.

a) Lucas Rei
RAMOS: peça
solo, Encomenda PJM Antena 2 (www.scherzoeditions.com)

b) Wolfgang Amadeus
MOZART:
Um 1º andamento com cadência, de um dos seguintes concertos:
– Nº1 em Sib Maior, KV 207
– Nº3 em Sol Maior, KV 216
– Nº4 em Ré Maior, KV. 218
– Nº5 em Lá Maior, KV 219

 
c) Dois andamentos de Sonata com piano, à escolha
entre:
– Bela BARTÓK: Sonata Nº1 Op. 21 Sz. 75 (1921)
– Bela BARTÓK: Sonata Nº2, Sz 76 (1922)
– Camille SAINT-SÄENS: Nº1 em Ré m, Op. 75
– Cesar FRANCK
– Claude DEBUSSY
– Francis POULENC: Sonata Op. 119
– Gabriel FAURÉ: Sonata Nº1 em Lá M, Op. 13
– George ENESCU: Nº 2 em Fá m, Op. 6
– Guillaume LEKEU
– Johannes BRAHMS: Nº1
– Johannes BRAHMS: Nº2
– Johannes BRAHMS: Nº3
– Karol SZYMANOWSKI: Sonata em Ré m, Op. 9
– Ludwig van BEETHOVEN: Nº1
– Ludwig van BEETHOVEN: Nº2
– Ludwig van BEETHOVEN: Nº3
– Ludwig van BEETHOVEN: Nº4
– Ludwig van BEETHOVEN: Nº5
– Ludwig van BEETHOVEN: Nº6
– Ludwig van BEETHOVEN: Nº7
– Ludwig van BEETHOVEN: Nº8
– Ludwig van BEETHOVEN: Nº9
– Ludwig van BEETHOVEN: Nº10
– Luiz de FREITAS BRANCO: Sonata Nº1
– Luiz de FREITAS BRANCO: Sonata Nº2
– Maurice RAVEL: Sonata Nº2 em Sol M, Op.77
– Paul HINDEMITH: Sonata Nº2 em Ré Maior, Op. 11
– Richard STRAUSS: Sonata em Eb M, Op.18
– Robert SCHUMANN: Sonata Nº1 em Lá m, Op. 105
– Robert SCHUMANN: Sonata Nº2 em Ré m, Op. 121
– Robert SCHUMANN: Sonata Nº3 em Lá m, WoO 2
– Sergei PROKOFIEV: Sonata Nº1 em Fá m, Op. 80
– Sergei PROKOFIEV: Sonata Nº2, em Ré M, Op. 94 bis
d) Uma peça à
escolha entre:
– Antonio BAZZINI: La Ronde des Lutins, Op.25
– Camille SAINT-SÄENS: Introdução e Rondo Capriccioso, Op.28
– Eugène YSAYE: Caprice d’Après L’Étude en Forme de Valse de Saint-Säens
– Eugène YSAYE: Uma das seis Sonatas para Violino Solo, Op. 27
– Franz SCHUBERT: Rondo Brillant em Si menor, Op. 70 (D895)
– Franz WAXMAN: Fantasia Cármen
– Henryk WIENIAWSKI: Polonaise Brillante em Lá M, Op. 21
– Henryk WIENIAWSKI: Polonaise de Concerto Nº1, Op.4
– Henryk WIENIAWSKI: Souvenir de Moscovo, Op. 6
– Karol SZYMANOWSKI: Nocturne
et Tarentelle, Op. 28
– Karol SZYMANOWSKI: Três Caprichos de Paganini, Op. 40
– Karol SZYMANOWSKI: Três Mitos, Op. 30
– Maurice RAVEL: Tzigane, Rapsódia de Concerto para Violino e Orquestra
– Pablo de SARASATE: Fantasia do Concerto Carmen, Op.25
– Piotr I. TCHAIKOVSKY:
Valse-Scherzo, Op.34
– Robert SCHUMANN: Fantasia em Dó M, Op. 131FINAL:


a)
 Uma obra (ou parte) composta na 2ª metade do séc. XX /
séc. XXI, para violino solo ou violino com piano – duração entre 5 e 15 minutos.
b) Um concerto
(memorizado) à escolha entre:
– Alban BERG: Concerto “À Memória de um Anjo”
– Alexander GLAZUNOV: Concerto para Violino e Orquestra, Op. 82
– Bela BARTÓK: Concerto para Violino e Orquestra (1938)
– Camille SAINT-SAËNS: Concerto para Violino e Orquestra Nº3, em Si menor
Op. 61
– Carl NIELSEN: Concerto para Violino, Op. 33
– Dimitri CHOSTAKOVICH: Concerto para Violino e Orquestra Nº1 em Lá menor,
Op.77
– Dimitri CHOSTAKOVICH: Concerto para Violino e Orquestra Nº2 em Dó
sustenido menor, Op.129
– Edouard LALO: Sinfonia Espanhola, para Violino e Orquestra, Op. 21
– Henri VIEUXTEMPS: Concerto para Violino e Orquestra Nº4, em Ré menor,
Op.31
– Henri VIEUXTEMPS: Concerto para Violino e Orquestra Nº5, em Lá menor, Op.
37
– Henryk WIENIAWSKI: Concerto Nº1 em Fá# m, Op. 14
– Igor STRAVINSKY: Concerto em Ré
– Jean SIBELIUS: Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior, Op. 47
– Johannes BRAHMS: Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior, Op.77
– Ludwig van BEETHOVEN: Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior,
Op.61
– Luiz de FREITAS BRANCO: Concerto para Violino e Orquestra, em Ré Maior
– Max BRUCH: Fantasia Escocesa, para Violino e Orquestra, Op. 46
– Niccoló PAGANINI: Concerto para Violino e Orquestra Nº1 em Mi bemol
Maior, Op.6
– Niccoló PAGANINI: Concerto para Violino e Orquestra Nº4 em Ré menor
– Niccoló PAGANINI: Concerto para Violino e Orquestra, Nº2 em Si menor,
Op.7
– Piotr I. TCHAIKOVSKY: Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior Op.
35
– Richard STRAUSS: Concerto para Violino e Orquestra em Ré menor, Op. 8
– Sergei PROKOFIEV: Concerto Nº1 em Ré Maior, Op. 19
– Sergei PROKOFIEV: Concerto Nº2 em Sol menor, Op. 63
– William WALTON: Concerto para Violino

VIOLONCELO | NÍVEL SUPERIOR


Nota: não são aceites
obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório deverá ser
exclusivamente acústico.

PRÉ-ELIMINATÓRIA:  (prova
submetida por gravação áudio)

a) Johann S. BACH:
Prelúdio + um andamento de uma das três últimas Suites para Violoncelo Solo

b) Luigi BOCCHERINI: uma Sonata (completa)

ELIMINATÓRIA:a) Carlos LOPES: peça solo, Encomenda PJM Antena 2 (www.scherzoeditions.com)

b) Uma sonata (completa) à escolha entre as dos seguintes autores:
– Franz SCHUBERT
– Johannes BRAHMS

– Ludwig van BEETHOVEN
(exceptuando as duas primeiras sonatas)
c) Uma obra à escolha entre:
– Antonín DVORÁK: Rondo, Op.94
– Bohuslav MARTINU:
Variações Rossini
– Claude DEBUSSY:
Sonata em ré menor
– Igor STRAVINSKY:
Suite Italiana
– Piotr I.
TCHAIKOVSKY: Pezzo Capriccioso, Op.62FINAL:
  
a) Uma obra (ou parte) da 2ª metade do séc. XX / séc.
XXI (diferente das apresentadas nas fases anteriores do concurso) – duração máxima de 10 min.

b) Um concerto
(memorizado) à escolha entre:
– Antonín DVORÁK: Concerto em si menor, Op.104

– Dmitri CHOSTAKOVITCH:
Concerto Nº1 em mib maior, Op.107
– Dmitri
CHOSTAKOVITCH: Concerto Nº2, Op.126
– Dmitri KABALEVSKY:
Concerto Nº2, Op.77
– Edward ELGAR:
Concerto em mi menor, Op.85
– Fernando LOPES-GRAÇA: Concerto de Câmara

– Joseph HAYDN: Concerto em dó maior
– Joseph HAYDN: Concerto em ré maior, Hob. VIId/3

– Piotr I.
TCHAIKOVSKY: Variações sobre um tema rococó, Op.33  
– Robert SCHUMANN:
Concerto em lá menor, Op.129
– Sergei PROKOFIEV:
Sinfonia Concertante

 
 
VIOLA DEDILHADA (Guitarra clássica) | NÍVEL SUPERIOR
Nota: não são aceites
obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório deverá ser
exclusivamente acústico.

PRÉ-ELIMINATÓRIA:
  (prova submetida por gravação áudio)a) Fernando SOR: Andante Largo, Op. 5, Nº5 (edição recomendada
Tecla Editions)

b) Heitor
VILLA-LOBOS: Um estudo à escolha do candidato (e.r. Max Eschig)
c) Uma obra à
escolha entre as dos seguintes autores:
– Agustín BARRIOS
– Francisco TÁRREGA
– Giulio REGONDI
– Kaspar MERTZ (edição
à escolha)ELIMINATÓRIA:

a) Bernardo BEIRÃO: peça solo, Encomenda PJM
Antena 2 (www.scherzoeditions.com)

b) Uma Sonata completa (livre escolha do candidato)

c) Uma obra dos
sécs. XX-XXI (diferente das apresentadas na Pré-eliminatória)
A duração total da prova é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 30
minutos
. As obras apresentadas deverão ser originais para guitarra e o seu
nível de dificuldade será avaliado pelo júri.FINAL:

a) Manuel de Falla – Hommage pour le tombeau de Debussy (e.r.
Chanterelle)

b) Um concerto
(memorizado) à escolha entre:
– Heitor VILLA-LOBOS: Concerto (Editions Max Eschig)
– Joaquín RODRIGO:
Concierto d’ Aranjuez (e.r Ediciones Joaquín Rodrigo)
– Joaquín RODRIGO:
Concierto para una Fiesta (e.r. Schott)
– Leo BROUWER:
Concerto Nº3 “Elegiaco” (e.r. Max Eschig)
– Manuel M. PONCE:
Concierto del sur (Schott)
– Mario
CASTELNUOVO-TEDESCO: Concerto Op.160 (Schott)
– Mario
CASTELNUOVO-TEDESCO: Concerto Op.99 (Schott)
– Sérgio AZEVEDO:
Concertino para guitarra e pequena orquestra (AVA Editions)
– Stephen GOSS: Guitar Concerto (Doberman Yppan)

 
 
 
CATEGORIA B – MÚSICA DE CÂMARA | Níveis Médio e Superior 
 
Nota: não
são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório
deverá ser exclusivamente acústico.
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação
áudio)
Um
andamento de duas ou três obras de carácter e época diferentes.A
duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 10 minutos e um máximo de 25 minutos (tempo de música
tocada).

O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado. Será contabilizado o tempo de música
tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou entre provas não são
contabilizáveis como tempo de prova.
 
ELIMINATÓRIA:
 
a) (alínea obrigatória) Uma obra completa de época à escolha
b) (alínea obrigatória) Parte de outra obra de carácter e época
diferentes
c) (alínea opcional) Mais uma obra ou parte, de carácter e época diferentes
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 20 minutos e um máximo de 35 minutos (tempo de música
tocada).
O Júri
pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Será
contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou
entre provas não são contabilizáveis como tempo de prova.
FINAL:
 
a) (alínea obrigatória) Uma obra ou parte, de autor português (duração
aproximada de 10 minutos)
b) (alínea obrigatória) Uma obra completa
c) (alínea opcional) Mais uma obra ou parte, de carácter e
época diferentes. A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 45 minutos
(tempo de música tocada).
O Júri
pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Será
contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou
entre provas não são contabilizáveis como tempo de prova.
Observações:
– O repertório da Eliminatória não pode incluir obras (nem andamentos
diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas na Pré-Eliminatória
– O repertório da Final não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das
mesmas obras) que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do concurso
– O repertório para as três provas deve proceder de obras originais – Todas as
peças nas três fases do concurso têm de ser interpretadas pela totalidade dos
elementos do grupo
– Todos os instrumentos do agrupamento devem ter idêntico grau de protagonismo.
Não são, por exemplo, aceites obras em que um dos instrumentos seja
acompanhador
Nota (1): O PJM criou uma base de dados com obras de autores portugueses
dos séculos XX-XXI, disponível para consulta em http://www.rtp.pt/antena2/obras-compositores/obras-para-consulta_4390
Nota (2): O PJM reserva o direito de limitar a admissão a formações de câmara
cuja estrutura seja compatível com as possibilidades logísticas do Prémio. A
organização do concurso disponibiliza um piano, mas a restante instrumentação
deverá ser assegurada pelos candidatos.
 
 
CATEGORIA C –
CANTO 
(SOLISTAS) |
NÍVEL SUPERIOR
Nota: não
são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório
deverá ser exclusivamente acústico.
  
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação áudio)a) Um lied (*) à escolha
(*) O termo lied é entendido na sua acepção mais abrangente, podendo os
candidatos interpretar canções em diferentes idiomas

b) Uma ária de ópera à escolha
Nota: as provas têm de ser cantadas
em dois idiomas diferentesELIMINATÓRIA:

a) Sara MARITA: peça solo, Encomenda PJM Antena 2 (www.scherzoeditions.com)

b) Um lied à escolha
c) Uma ária de
oratória (*) à escolha
d) Uma ária de ópera à escolha
Notas:
(*) em alternativa, os
candidatos podem propor árias de Paixão, Missa ou Requiem

– As provas têm de ser cantadas em três idiomas diferentes
– A duração total das obras apresentadas em a) b) c) e d) é de um máximo de 25 minutos
– O repertório da Eliminatória não pode incluir obras que já tenham sido
apresentadas na Pré-eliminatória
– À excepção da obra da alínea a),
o restante repertório desta prova deve ser cantado de memóriaFINAL:

a) Dois lieder à
escolha (pelo menos um dos sécs. XX/XXI)

b) Uma ária de oratória (*) à escolha
c) Uma ária de ópera
até ao séc. XIX (inclusive)
d) Uma ária de ópera dos sécs. XX/XXI
Notas:
(*) em alternativa, os
candidatos podem propor árias de Paixão, Missa ou Requiem

– As provas têm de ser cantadas em quatro idiomas diferentes, incluindo o
português
– A duração total das obras apresentadas em a) b) c) e d) é de um máximo
de 30 minutos

– O repertório da Final não pode incluir obras que já tenham sido apresentadas
nas fases anteriores do concurso
– Todo o repertório desta prova deve ser cantado de memória

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Teatro Sem Fios | Uma Solidão Demasiado Ruidosa, de Bohumil Hrabal  | 27 março | 19h00

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Proms XIII | 22 agosto | 19h30

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Joana Amorim & Tomás Quintais | 14 Março | 19h00

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Teatro Radiofónico | Uma Praia ao Sul, de Luísa R. Ferreira | 17 Dezembro 19h00

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Prom 5 | 30 Julho | 19h00

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André Gaio Pereira | 14 Junho | 19h00

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Ingmar Bergman – 100 anos | 14 Julho 17h00

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