34ª Edição
A Rádio e Televisão de Portugal, através da Antena 2, organiza em 2020 a 34ª
Edição do Prémio Jovens Músicos (PJM), destinado a músicos portugueses e a
músicos estrangeiros residentes em Portugal, nos seguintes níveis e
modalidades:
Categoria A
– Fagote
– Violino
– Violoncelo
– Viola dedilhada (guitarra clássica)Solistas | Nível Médio
– Oboé
– Trompa
uma Pré-Eliminatória (por gravação áudio),
uma Eliminatória e uma Final.
com o 2º ou 3º prémio (nível médio) em edições anteriores do PJM, estão
dispensados de realizar a prova Pré-eliminatória – nível médio.
daquela em que tenham sido premiados.Os candidatos (solistas e / ou grupos de música de câmara) que tenham sido
laureados com o 2º ou 3º prémio (nível superior) em edições anteriores do PJM, estão
dispensados de realizar a prova Pré-eliminatória – nível superior.
daquela em que tenham sido premiados.
prémio em edições anteriores do PJM, estão dispensados de realizar a
prova Pré-eliminatória.
daquela em que tenham sido premiados.
DOS CONCORRENTESCategoria A |
Solistas
Superior:Fagote, Violino, Violoncelo, Viola
dedilhada, para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro
de 1994
Os vencedores do 1º Prémio | Nível Superior em edições anteriores,
independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso.
Nível Médio:
Oboé, Trompa, para concorrentes
nascidos a partir de 01 de outubro de 2001;
Os vencedores do 1º Prémio | Nível Médio em edições anteriores,
independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso. Estes,
no entanto, podem concorrer na Categoria A | Nível Superior.
Categoria B | Música de Câmara
concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1994.
Nível Superior em edições anteriores, independentemente da data de nascimento,
não serão admitidos a concurso.
concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 2001.
Nível Médio em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não
serão admitidos a concurso. Estes, no entanto, podem concorrer na Categoria B |
Nível Superior.
elementos integrantes dos agrupamentos.
de nascimento, não serão admitidos a concurso.
Eliminatórias – 11 a 17 de
Junho – Conservatório de Música de Loulé e Cine-Teatro de LouléFinais – 24 a 29 de Julho –
Casa da Música, Porto
Festival Jovens Músicos – 24 a
26 de Setembro – Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
MÉDIO
são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório
deverá ser exclusivamente acústico.
áudio)
Sonata em dó menor (Nova Music);
Sonata em lá menor (Amadeus ou Breitkopf)b) Uma obra à escolha entre as seguintes:
– Benjamin BRITTEN: 3 das “6 Metamorfoses segundo Ovídio” Op.49
(Boosey & Hawkes)
– Carl NIELSEN: “2 Phantasy Pieces” Op.2 (Hansen)
ELIMINATÓRIA:
a) Luís MANDACARU: peça
solo, Encomenda PJM (www.scherzoeditions.com)
b) Um concerto barroco à escolha
entre os seguintes:
– Alessandro MARCELLO: Concerto em ré menor (Musica Rara)
– Georg F. HAENDEL: Concerto em sol menor (Boosey &
Hawkes)
c) Uma obra do repertório romântico à escolha entre as seguintes:
– Jan W. KALLIWODA: “Morceau de Salon” (Musica Rara)
– Robert SCHUMANN: Adagio e Allegro (Billaudot ou IMP)
d) Uma obra do séc. XX à escolha entre as seguintes:
– Antal DORATI: Números 1 e 2 das “Cinq pieces pour l’Hautbois”
(Boosey & Hawkes)
– Witold LUTOSLAWSKI: “Epitaph” (1979) (Chester)
FINAL:
a) Uma obra contemporânea à escolha entre as seguintes:
– Elliott CARTER: “Inner Song”
– John EXTON: 3 Peças para oboé solo (Chester)
– Sérgio AZEVEDO: “Bergerettes 1” para oboé solo
b) Um concerto (memorizado) à escolha
entre os seguintes:
Concerto em fá maior Op. 52 (Musica Rara)
– Wolfgang A. MOZART:
Concerto em dó maior (Barenreiter/ Henle)
são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório
deverá ser exclusivamente acústico.
áudio)
Eduard MÜLLER: Estudos Op.64, Volume I
Adrien KLING: 40 Estudos
NEULING: 30 Estudos para Trompa Grave, Volume I
François GALLAY: Doze estudos Op.57 (edições recomendadas: ed. Gérard
Billaudot, Collection Michel Garcin-Marrou; ou ed. International Music Company)
as seguintes:
ABBOTT: Alla Caccia
NIELSEN: Canto Serioso
STRAUSS: Romance “Les Adieux”
POOT: Légende
solo, Encomenda PJM Antena 2 (www.scherzoeditions.com)
ROSETTI: Concerto para trompa em mi bemol maior (Murray C.49) (dois andamentos,
incluindo o andamento lento)
HAYDN: Concerto para trompa Nº2 em ré maior (dois andamentos, incluindo o
andamento lento)
MERCADANTE: Concerto para trompa
A. MOZART: Concerto para trompa Nº3 em mi bemol maior, K.447 (dois andamentos,
incluindo o andamento lento)
SAINT-SAËNS: Morceau de Concerto, Op.94
Wenzel KALLIWODA: Introdução e Rondó Op.51
van BEETHOVEN: Sonata para trompa e piano em fá maior, Op.17
STRAUSS: Introdução, Tema e Variações Op.17
BUSSER: La Chasse de Saint Hubert
AZEVEDO: Sonata para trompa e piano Nº3 “Sonata Semplice”
apresentadas nas
provas
Pré-Eliminatória e Eliminatória) – duração
aproximada 10′
à escolha entre:
– Lars-Erik LARSSON: Concertino Op.45, no5
Nota: não
são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório
deverá ser exclusivamente acústico.
áudio)
Sonata para viola da gamba TWV41:e5 com acompanhamento de cravo ou piano (com opção
de adicionar no baixo contínuo apenas violoncelo ou contrabaixo)
Fátima FONTE: Arabesco
Francisco MIGNONE: 2 valsas (à escolha)
Swing-Lines
Malcolm ARNOLD: Fantasia para fagote
Olav BERG: Vertigo
candidatos devem organizar o recital tendo em vista uma duração média de 25 a 30 minutos)
peça à escolha entre:
Alexandre TANSMAN: Sonatine para fagote e piano
BOZZA: Fantasia
BITSCH: Concertino
BERG: Sonatina
Pierre-Max DUBOIS: Sonatina-Tango
– Roger BOUTRY: Interferences I
peça à escolha entre:
– Camille SAINT-SÄENS:
Sonata para fagote e piano, op.168
SCHUMANN: 3 Romances op.94
– Robert SCHUMANN: Peças de Fantasia op.73FINAL:
a) Uma
obra de autor nascido no século XX, diferente das apresentadas nas
eliminatórias
anteriores (duração aproximada: 10
minutos)
concerto (memorizado) à escolha entre:
– André JOLIVET: Concerto para fagote e orquestra
Maria von WEBER: Concerto para fagote e orquestra em fá maior, op.75
FRANÇAIX: Concerto para fagote
N. HUMMEL: Grande Concerto para fagote e orquestra em fá maior
A. MOZART: Concerto para fagote e orquestra em sib maior K.191
Nota: não são aceites
obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório deverá ser exclusivamente
acústico.
áudio)
escolha entre:
– Jacob DONT: Op .35
– Henryk WIENIAWSKI: Études-Caprices, Op. 18
– Niccolo PAGANINI: Caprichos, Op.1b) De Johann Sebastian BACH, interpretar:
Dois andamentos contrastantes das Sonatas e Partitas para Violino Solo;
ou
Chaconne da 2ª Partita para Violino Solo (BWV 1004);
ou
Uma Fuga à escolha do candidato
ELIMINATÓRIA:
Cada candidato deve organizar o seu recital tendo em vista uma duração
aproximada de 40 minutos.
a) Lucas Rei
RAMOS: peça
solo, Encomenda PJM Antena 2 (www.scherzoeditions.com)
b) Wolfgang Amadeus
MOZART:
Um 1º andamento com cadência, de um dos seguintes concertos:
– Nº1 em Sib Maior, KV 207
– Nº3 em Sol Maior, KV 216
– Nº4 em Ré Maior, KV. 218
– Nº5 em Lá Maior, KV 219
entre:
– Bela BARTÓK: Sonata Nº1 Op. 21 Sz. 75 (1921)
escolha entre:
et Tarentelle, Op. 28
Valse-Scherzo, Op.34
a) Uma obra (ou parte) composta na 2ª metade do séc. XX /
séc. XXI, para violino solo ou violino com piano – duração entre 5 e 15 minutos.
(memorizado) à escolha entre:
– Alban BERG: Concerto “À Memória de um Anjo”
Op. 61
Op.77
sustenido menor, Op.129
Op.31
37
Op.61
Maior, Op.6
Op.7
35
Nota: não são aceites
obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório deverá ser
exclusivamente acústico.
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova
submetida por gravação áudio)
Prelúdio + um andamento de uma das três últimas Suites para Violoncelo Solo
b) Luigi BOCCHERINI: uma Sonata (completa)
b) Uma sonata (completa) à escolha entre as dos seguintes autores:
– Franz SCHUBERT
– Johannes BRAHMS
(exceptuando as duas primeiras sonatas)
– Antonín DVORÁK: Rondo, Op.94
Variações Rossini
Sonata em ré menor
Suite Italiana
TCHAIKOVSKY: Pezzo Capriccioso, Op.62FINAL:
a) Uma obra (ou parte) da 2ª metade do séc. XX / séc.
XXI (diferente das apresentadas nas fases anteriores do concurso) – duração máxima de 10 min.
b) Um concerto
(memorizado) à escolha entre:
– Antonín DVORÁK: Concerto em si menor, Op.104
Concerto Nº1 em mib maior, Op.107
CHOSTAKOVITCH: Concerto Nº2, Op.126
Concerto Nº2, Op.77
Concerto em mi menor, Op.85
– Joseph HAYDN: Concerto em dó maior
– Joseph HAYDN: Concerto em ré maior, Hob. VIId/3
TCHAIKOVSKY: Variações sobre um tema rococó, Op.33
Concerto em lá menor, Op.129
Sinfonia Concertante
obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório deverá ser
exclusivamente acústico.
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação áudio)a) Fernando SOR: Andante Largo, Op. 5, Nº5 (edição recomendada
Tecla Editions)
VILLA-LOBOS: Um estudo à escolha do candidato (e.r. Max Eschig)
escolha entre as dos seguintes autores:
à escolha)ELIMINATÓRIA:
a) Bernardo BEIRÃO: peça solo, Encomenda PJM
Antena 2 (www.scherzoeditions.com)
b) Uma Sonata completa (livre escolha do candidato)
sécs. XX-XXI (diferente das apresentadas na Pré-eliminatória)
A duração total da prova é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 30
minutos. As obras apresentadas deverão ser originais para guitarra e o seu
nível de dificuldade será avaliado pelo júri.FINAL:
a) Manuel de Falla – Hommage pour le tombeau de Debussy (e.r.
Chanterelle)
(memorizado) à escolha entre:
– Heitor VILLA-LOBOS: Concerto (Editions Max Eschig)
Concierto d’ Aranjuez (e.r Ediciones Joaquín Rodrigo)
Concierto para una Fiesta (e.r. Schott)
Concerto Nº3 “Elegiaco” (e.r. Max Eschig)
Concierto del sur (Schott)
CASTELNUOVO-TEDESCO: Concerto Op.160 (Schott)
CASTELNUOVO-TEDESCO: Concerto Op.99 (Schott)
Concertino para guitarra e pequena orquestra (AVA Editions)
são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório
deverá ser exclusivamente acústico.
áudio)
andamento de duas ou três obras de carácter e época diferentes.A
duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 10 minutos e um máximo de 25 minutos (tempo de música
tocada).
tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou entre provas não são
contabilizáveis como tempo de prova.
diferentes
tocada).
pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Será
contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou
entre provas não são contabilizáveis como tempo de prova.
aproximada de 10 minutos)
época diferentes. A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 45 minutos
(tempo de música tocada).
pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Será
contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou
entre provas não são contabilizáveis como tempo de prova.
– O repertório da Eliminatória não pode incluir obras (nem andamentos
diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas na Pré-Eliminatória
– O repertório da Final não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das
mesmas obras) que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do concurso
– O repertório para as três provas deve proceder de obras originais – Todas as
peças nas três fases do concurso têm de ser interpretadas pela totalidade dos
elementos do grupo
Não são, por exemplo, aceites obras em que um dos instrumentos seja
acompanhador
dos séculos XX-XXI, disponível para consulta em http://www.rtp.pt/antena2/obras-compositores/obras-para-consulta_4390
cuja estrutura seja compatível com as possibilidades logísticas do Prémio. A
organização do concurso disponibiliza um piano, mas a restante instrumentação
deverá ser assegurada pelos candidatos.
CANTO (SOLISTAS) |
NÍVEL SUPERIOR
são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório
deverá ser exclusivamente acústico.
(*) O termo lied é entendido na sua acepção mais abrangente, podendo os
candidatos interpretar canções em diferentes idiomas
Nota: as provas têm de ser cantadas
em dois idiomas diferentesELIMINATÓRIA:
a) Sara MARITA: peça solo, Encomenda PJM Antena 2 (www.scherzoeditions.com)
oratória (*) à escolha
candidatos podem propor árias de Paixão, Missa ou Requiem
– As provas têm de ser cantadas em três idiomas diferentes
– A duração total das obras apresentadas em a) b) c) e d) é de um máximo de 25 minutos
– O repertório da Eliminatória não pode incluir obras que já tenham sido
apresentadas na Pré-eliminatória
– À excepção da obra da alínea a),
o restante repertório desta prova deve ser cantado de memóriaFINAL:
a) Dois lieder à
escolha (pelo menos um dos sécs. XX/XXI)
até ao séc. XIX (inclusive)
candidatos podem propor árias de Paixão, Missa ou Requiem
– As provas têm de ser cantadas em quatro idiomas diferentes, incluindo o
português
– A duração total das obras apresentadas em a) b) c) e d) é de um máximo
de 30 minutos
– O repertório da Final não pode incluir obras que já tenham sido apresentadas
nas fases anteriores do concurso
– Todo o repertório desta prova deve ser cantado de memória