35ª Edição
A Rádio e Televisão de Portugal, através da Antena 2, organiza em 2022 a 35ª
Edição do Prémio Jovens Músicos (PJM), destinado a músicos portugueses e a
músicos estrangeiros residentes em Portugal, nos seguintes níveis e
modalidades:
Categoria A
Solistas | Nível Superior- Saxofone
– Viola d’Arco
– Contrabaixo
– Acordeão
Solistas | Nível Médio
– Trompete
– Piano
Categoria B
Categoria C
Nas categorias A e B, o PJM é constituído por
uma Pré-eliminatória (por gravação áudio),
uma Eliminatória e uma Final.
categoria C, o PJM é constituído por uma Pré-eliminatória (por gravação
vídeo), uma Eliminatória,
uma Semi-final, e uma Final.
Os candidatos das categorias A e B (solistas e / ou grupos de música de câmara)
que tenham sido laureados com o 2º ou 3º prémio (nível médio) em edições
anteriores do PJM, estão dispensados de realizar a prova Pré-eliminatória
– nível médio.
Não serão dispensados os candidatos que se inscrevam em categorias diferentes
daquela em que tenham sido premiados.
grupos de música de câmara ou maestros) que tenham sido laureados com o 2º ou
3º prémio (nível superior) em edições anteriores do PJM, estão dispensados de
realizar a prova Pré-eliminatória – nível superior.
em categorias diferentes daquela em que tenham sido premiados.
Solistas
Acordeão, para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1996;
Os vencedores do 1º Prémio | Nível Superior em edições anteriores,
independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso.
Nível Médio:
Trompete e Piano, para
concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 2003;
Os vencedores do 1º Prémio | Nível Médio em edições anteriores,
independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso. Estes,
no entanto, podem concorrer na Categoria A | Nível Superior.
Categoria B | Música de Câmara
Nível Superior: para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro
de 1996.
Os candidatos que tenham integrado agrupamentos vencedores do 1º Prémio |
Nível Superior em edições anteriores, independentemente da data de nascimento,
não serão admitidos a concurso.
de 2003.
Os candidatos que tenham integrado agrupamentos vencedores do 1º Prémio |
Nível Médio em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não
serão admitidos a concurso. Estes, no entanto, podem concorrer na Categoria B |
Nível Superior.
elementos integrantes dos agrupamentos.
Para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1986.
anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a
concurso.
até 28 de Março.
ELIMINATÓRIAS (categorias A e B) – 11 a 18 de Junho – Casa da
Música, PortoFINAIS (categorias A e B) – 25 a 29 de Julho – Centro
Cultural Gil Vicente, Sardoal
PROVAS DA CATEGORIA C – todas as provas presenciais serão realizadas com a
Orquestra Metropolitana de Lisboa na semana de 25 de Setembro
FESTIVAL JOVENS MÚSICOS – 29 de Setembro a 01 de Outubro –
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
não são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório
deverá ser exclusivamente acústico.
memória.
As obras da prova Eliminatória escritas a partir de 1950, podem ser tocadas com
partitura.
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida
por gravação áudio)
a) Johann Sebastian BACH:
Um Prelúdio e Fuga do Cravo Bem Temperado (1º e 2º volumes)
ou Franz SCHUBERT
c) Uma obra dos séculos XIX, XX ou XXIELIMINATÓRIA
Obs: Cada candidato deve organizar o seu recital tendo em vista uma duração de
30 a 45 minutos
a) Catarina RIBEIRO – título
a anunciar (ca.3′), Encomenda Antena 2
b) Um Estudo à escolha
entre:
Frédéric CHOPIN
DEBUSSY
LISZT – Estudos de Execução Transcendente
RACHMANINOV
Alexander SCRIABIN
STRAVINSKY
c) Uma
Sonata de Ludwig van BEETHOVEN, Wolfgang Amadeus MOZART, Joseph HAYDN ou Franz
SCHUBERT. (Poderá ser a mesma sonata apresentada na pré-eliminatória, agora
completa)
d) Uma peça de livre
escolha, composta nos séculos XIX ou XXFINAL
completo, à escolha.
apresentar uma lista de concertos. Esta decisão deve-se ao facto de a prática
dos concertos no ensino nível médio de Piano em Portugal ainda não estar muito
enraizada (i.e., por comparação com a realidade de outros instrumentos).
deverão ter os seguintes aspectos em consideração:
que a parte orquestral da obra escolhida esteja comercialmente disponível em
redução para piano
que a instrumentação do concerto não ultrapasse o seguinte efectivo: 3fl. 3ob.
3cl. 3fg. – 4 tpa. 2 tp. 3 tbn. 1 tba – 1 timp. – 2 perc. – 1 hp – cordas
apresentados na prova de concurso.
| NÍVEL MÉDIO
aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório
deverá ser exclusivamente acústico.
submetida por gravação áudio)
escolha do livro:
– Oscar BOHME: “24 Melodic Studies op.20”
Studies”
– James STEPHENSON: “Day-Tudes”
escolha entre as seguintes:
“Rustiques”
– Henri TOMASI: “Tryptique”
– Fischer TULL: “Three Bagatelles”
“Concert Piece nº 2”
– Théo CHARLIER: “Solo de concours”
– Alexander AROUTIOUNIAN: “Aria and Scherzo”
– Marcel BITSCH: “Quatre Variations sur un Thème
de Domenco Scarlatti”
escolha, entre uma das seguintes obras:
“Sonata”
– Paul HINDEMITH: “Sonata”
– George ANTHEIL: “Sonata”
– James STEPHENSON: “Sonatina”
a) Uma
obra para trompete solo composta a partir da segunda metade do séc. XX
(diferente das apresentadas nas fases anteriores do concurso) – Referências:
V.Persichetti, A.Plog, Jevtic, McKee, Larsen, Bernofsky, etc.
(memorizado) à escolha entre:
– Johann HUMMEL: “Concerto em mib maior, S.49”
– Oskar BOHME: “Concerto em fá menor, op.108”
– Alexander GOEDICKE: “Concerto op.41”
– Jan KOETSIER: “Concertino”
– Alexandra PAKHMUTOVA: “Concerto”
Obs: não
são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório
deverá ser exclusivamente acústico.
submetida por gravação áudio)
obra à escolha, entre as seguintes:
CRESTON: “Sonate” (Ed. Shawnee Press)
BOUTRY: “Divertimento” (Ed. Alphonse Leduc)
Cadence et Finale” (Ed. Alphonse Leduc)
estudo à escolha, entre os seguintes livros:
transpositions limitées d’Olivier Messiaen” (Ed. Billaudot)
Advanced Etudes” (Resolute Music Publications)
Eduardo MARQUES: título a anunciar (ca.3′), Encomenda Antena 2
obra à escolha, entre as seguintes:
(Ed. AVA)
Daniel BERNARDES – “Havoc” – (AVA Editions)
BASTOS: “BeBop It” – (AVA Editions)
BORRALHO: “Ping 999” – (Ed. AVA)
obra à escolha, entre as seguintes:
for Tenor Saxophone and piano”
(Ed. Dorn Productions)
for Baritone Saxophone and piano, op.109”
(Musikk – Husets Forlag AS,
Oslo)
“Sonate” (Ed. Alphonse Leduc)
“Sonata” (Ed. Peters)
“Fuzzy Bird Sonata” (Ed. Billaudot)
“Sonata” p/ sax. alto (Ed. Alphonse Leduc)
Bruine” p/ sax. soprano
(Ed. Henri Lemoine)
sax. tenor (Ed. Heugel)
barítono (Opus102)
saxophone Sonata”
(https://www.danielschnyder.com/)
Word” (Astute music)
MARGONI: “Sonate ” p/ sax. barítono (Ed. Billaudot)
obra livre – a tocar em saxofone à escolha – para saxofone solo (diferente das
apresentadas nas anteriores fases do concurso)
obra completa (memorizada) à escolha entre as seguintes:
TOMASI: “Concerto” (Ed. Alphonse Leduc)
LARSSON: “Konsert” (Ed. Carl Gehrmans, Sweden)
MARTIN: “Ballade pour saxophone et orchestre” (Ed. Universal)
“Concerto” (Ed. Alphonse Leduc)
Câmara” (Ed. Alphonse Leduc)
VELDHUIS: “Tallahatchie Concerto” (Ed. Donemus/Muziek Centrum NL)
(peckmusic@russellpeck.com)
Cadenza Music” (Hal Leonard)
Todas as obras
escolhidas deverão ser executadas na ordem correspondente à alínea da prova.
Ambos os concertos (das alíneas a e b) deverão ser apresentados de memória.
submetida por gravação áudio)
Gigue de uma das Suites BWV 1009, 1010, 1011 ou 1012 de Johann Sebastian BACH
lento e um andamento rápido de uma das “Três suites Op. 131” de Max REGER
escolha da sonata da alínea C deverá ser contrastante com a escolha do Concerto
da prova Final (por exº., não tocar Sonata de Hindemith e Concerto do mesmo
compositor na Final; não tocar Clarke na Eliminatória e Walton na Final, etc.).
a) Francisco LIMA DA SILVA: título a anunciar (ca.3′), Encomenda Antena 2
seguintes concertos:
em ré maior”
Op. 1”
c) Uma sonata
completa com piano, à escolha entre as seguintes:
– Johannes BRAHMS: “Sonata Op.120 n.2”
– Paul HINDEMITH: “Sonata Op.25 n.4”
– D. SHOSTAKOVITCH, Sonata Op.147
a) Krzysztof PENDERECKI: “Cadenza para viola solo”
b) Um concerto
(memorizado) à escolha, entre os seguintes:
– Paul HINDEMITH “Der Schwanendreher”
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova
submetida por gravação áudio)
a) Johann Sebastian
BACH: Dois andamentos contrastantes das “Suites para Violoncelo Solo” (transcrição
livre)*
Hans FRYBA: Dois andamentos contrastantes da “Suite” (Im alten Stil), (Ed.
Weinberger) ** nota: não
é obrigatória a gravação de repetições.
b) Um estudo à escolha, entre os seguintes:
“20 Estudos de Concerto” (Yorke Edition)
Caprices” (Ed. Leduc)
II”, Estudos I a IX (pp. 20, 39)
(Ed. International Music Company, NY)
“20 Estudos” (Ed. Schott)
ELIMINATÓRIA
a) Ana ROQUE: título a anunciar (ca.3′), Encomenda Antena 2
Matthias SPERGER: “Sonata em Ré maior”; ou “Sonata em Mi maior”; ou “Sonata
em Si menor” (Ed. Hofmeister)
“Arpeggione” (IMC Sankey ou Mc Tier Music)
Uma das Sonatas: “Erste Sonate Op.5”; ou “Zweite Sonate op.6” (Ed. Hofmeister)
(Ed. Schott)
Johannes BRAHMS: “Sonata em Mi
menor n.1, Op.38” (Violoncelo) (IMC Stuart Sankey ou Ries&Erler Gerd
Reinke)c) Uma obra à escolha entre:
Uma das “Elegias e Tarantella”; ou “Grande Allegro di Concerto”; ou “Capriccio
di Bravura”; ou uma das “Fantasias” (Ed. Breitkopf&Hartel, IMC ou York
Edition)
Duas das “4 Peças”, a escolher entre: “Präludium e Scherzo”:
ou “Intermezzo e Tarantella” (Ed. Hofmeister ou Liben)
d) Uma obra à escolha entre:
“Motivos” (Yorke Edition)
(Ed. Schott); ou “S. Biagio 9 de Agosto ore 1207” (Ed.
Schott)
Virgilio MORTARI: “Fogli d’Album” (Ed. Ricordi)
Unbelaubte Gedanken zu Hölderlins “Tinian” (versão para quatro cordas) (Ed. Schott)
(Universal Edition)
a Johann S. Bach op.44” (Ed. Breitkopf & Härtel)
(Edition Schott)
– Teppo HAUTA-AHO: “Kadenza”
(Edition Wilhelm Hansen)
“Solo”
à escolha entre:
Ditters von DITTERSDORF: “Concerto para contrabaixo e orquestra nº 2 em Mi
Maior” (Schott, Cadenzas H.K. Gruber/ Streicher)
Baptist VANHAL: “Concerto para contrabaixo e orquestra em Ré Maior” (Hofmeister-
Cadenzas H.K. Gruber/ Streicher)
“Concerto para contrabaixo e orquestra Op. 3 em Fá# menor” (Forberg ou IMC)
Giovanni BOTTESINI: “Concerto para contrabaixo e orquestra nº1 em Fá#
menor” (Hofmeister ou DVM)
Giovanni BOTTESINI: “Concerto n° 2 para contrabaixo e orquestra em Si
menor” (Hofmeister ou DVM)
Concertante para contrabaixo e Orquestra” (ed. Carisch S.p.A.)
adaptada às obras escolhidas.
mencionadas são unicamente a título informativo e não obrigatório.
indicadas são também a título informativo, não obrigatório
Nota: não são aceites obras
com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório deverá ser
exclusivamente acústico.
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação áudio)
a) Uma obra
à escolha, entre as seguintes:
ANGELIS: “Romance”
BRAJKOVIC: “Kontrast”
“Toccata”
DERBENKO: “Preludio e Toccata”
DOWLASZ: “Postscriptum”
Burletta”
“Capriccio”
JACOBI: “Divertissement” (qualquer um dos cinco movimentos)
-Tokkata”
a Title”
“3-3-2”
“Toccata” nº 1 ou nº 2
SEMIONOV: “Kalina krasnaya”
VOITENKO: “Revelation”
ZOLOTARYOV: “Capriccio”
Período Clássico (incluindo transcrições)
livre, original para acordeão.
(nota: esta obra não poderá ser apresentada nas fases seguintes do
concurso)ELIMINATÓRIA:
Obs: Cada candidato deve organizar o seu recital tendo em vista uma duração
média de 20-35 minutos.
a) João BARRADAS: “Notes From Underground” (ca.3′), Encomenda Antena 2b) Uma obra à escolha entre as seguintes:
BANCHIKOV: uma qualquer Sonata
BIBALO: “Sonata quasi una fantasia”
CHISTOKHINA: “Sonate Bizantine”
FERREIRA: “Suite nº 1”
“Sonata nº 1 op. 143 A”
qualquer Sonata
qualquer Suite do ciclo “Seasons of the year – “Seasons of Life”
NAGAYEV: “Sonata nº 1”
op. 41”
“Sonata nº 1”
PRIGOSCHIN”: “Sonata”
SEMIONOV: uma qualquer Sonata
Balett Suite”
on Country Gulag”
ZOLOTARYOV: “Partita”
ZOLOTARYOV: uma qualquer Sonata
“Karpaten Suite”
(incluindo transcrições)
FINAL:
a) Uma obra à escolha, entre as seguintes:
“Also Sprach Zarathustra”
Sequenza XIII “Chanson”
DONATONI: “Feria IV”
GUBAIDULINA: “De profundis”
GUBAIDULINA: “Sonata Et exspecto”
Motion”
où?”
KORPIJAAKKO: Sonata nº1 “Ultra”
d’Anches”
LINDBORG: “Bombastic Sonosofisms”
MARTINEZ: “Luvia”
ROSARIO: “Elusive Dialogues”
Darkness”
“Ballu”
“Zolo”
b) Um concerto (memorizado), à escolha entre os seguintes:
“Concerto para Acordeão e Orquestra”
und Allegro para Acordeão e Orquestra”
MAJKUSIAK: Concerto “Clássico” para Acordeão e Orquestra
Concerto para Acordeão e Orquestra
OLCZAK: “Concerto para Acordeão e Orquestra”
PODGAITS: “Concerto nº 1 para Acordeão e Orquestra”
PODGAITS: “Concerto nº 2 (Viva Voice) para Acordeão e Orquestra”
“Symphonic Fantasy and Allegro para Acordeão e Orquestra”
– Viatcheslav SEMIONOV: “Frescos” Concerto para Acordeão e Orquestra
aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório
deverá ser exclusivamente acústico.
apresentadas é de um mínimo de 10 minutos e um máximo de 25 minutos (tempo
de música tocada).
não cumpram o tempo estipulado. Será
contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou
entre provas não são contabilizáveis como tempo de prova.
Uma obra completa de época à escolha
Parte de outra obra de carácter e época diferentes
uma obra ou parte, de carácter e época diferentes
total das obras apresentadas é de um mínimo de 20 minutos e um máximo de 35 minutos
(tempo de música
tocada).
Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Será
contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou
entre provas não são contabilizáveis como tempo de prova.
obra ou parte, de autor português (duração aproximada de 10 minutos)
carácter e época diferentes. A duração total das obras apresentadas é de um mínimo
de 25 minutos e um máximo de 45 minutos
(tempo de música
tocada).
Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Será
contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou
entre provas não são contabilizáveis como tempo de prova.
– O repertório da Eliminatória não pode incluir obras (nem andamentos
diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas na Pré-Eliminatória
mesmas obras) que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do concurso
deve proceder de obras originais
têm de ser interpretadas pela totalidade dos elementos do grupo
agrupamento devem ter idêntico grau de protagonismo. Não são, por exemplo,
aceites obras em que um dos instrumentos seja acompanhador
dados com obras de autores portugueses dos séculos XX-XXI, disponível para
consulta no site http://www.rtp.pt/antena2/obras-compositores/obras-para-consulta_4390
limitar a admissão a formações de câmara cuja estrutura seja compatível com as
possibilidades logísticas do Prémio. A organização do concurso disponibiliza um
piano, mas a restante instrumentação deverá ser assegurada pelos candidatos.
submetida por gravação vídeo)
– Prova por vídeo, câmara
de frente. [envio deverá obrigatoriamente ser feito por link através de
carregamento para plataforma Youtube ou Vimeo]
Gravação deverá ser acompanhada por nota descritiva do repertório e minutagem,
no caso de existir mais de uma peça/andamentos.
Submissão deve incluir um resumo biográfico do candidato
Prazo de submissão: 28 de Março de 2022 (no acto da inscrição)
Resultados serão comunicados aos candidatos até final de Junho de 2022
O repertório das restantes provas (presenciais) será divulgado juntamente com a
publicação oficial do Regulamento do concurso, no início de 2022.