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Imagem de Prémio Jovens Músicos 2022 | Programas para Concurso
Regulamentos e Programas 03 dez, 2021, 12:19

Prémio Jovens Músicos 2022 | Programas para Concurso

Categorias, Calendário e Programas para as provas

Imagem de Prémio Jovens Músicos 2022 | Programas para Concurso
Regulamentos e Programas 03 dez, 2021, 12:19

Prémio Jovens Músicos 2022 | Programas para Concurso

Categorias, Calendário e Programas para as provas

Prémio Jovens Músicos – 2022

35ª Edição

A Rádio e Televisão de Portugal, através da Antena 2, organiza em 2022 a 35ª
Edição do Prémio Jovens Músicos (PJM), destinado a músicos portugueses e a
músicos estrangeiros residentes em Portugal, nos seguintes níveis e
modalidades:

Categoria A 



Solistas | Nível Superior- Saxofone
– Viola d’Arco
– Contrabaixo
– Acordeão

Solistas | Nível Médio

– Trompete
– Piano

Categoria B

Música de Câmara (até sexteto) | Nível Superior
Música de Câmara (até sexteto) | Nível Médio

Categoria C

– Direção de Orquestra

Nas categorias A e B, o PJM é constituído por
uma Pré-eliminatória (por gravação áudio),
uma Eliminatória e uma Final.

Na
categoria C, o PJM é constituído por uma Pré-eliminatória (por gravação
vídeo
), uma Eliminatória,
uma Semi-final, e uma Final.

Os candidatos das categorias A e B (solistas e / ou grupos de música de câmara)
que tenham sido laureados com o 2º ou 3º prémio (nível médio) em edições
anteriores do PJM, estão dispensados de realizar a prova Pré-eliminatória
– nível médio.
Não serão dispensados os candidatos que se inscrevam em categorias diferentes
daquela em que tenham sido premiados.

Os candidatos das categorias A, B e C (solistas,
grupos de música de câmara ou maestros) que tenham sido laureados com o 2º ou
3º prémio (nível superior) em edições anteriores do PJM, estão dispensados de
realizar a prova Pré-eliminatória – nível superior.
Não serão dispensados os candidatos que se inscrevam
em categorias diferentes daquela em que tenham sido premiados.

CONDIÇÕES DE ADMISSÃO DOS CONCORRENTES 
  
 
Categoria A |
Solistas 
Nível Superior:Saxofone, Viola d’arco, Contrabaixo e
Acordeão, para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1996;

Os vencedores do 1º Prémio | Nível Superior em edições anteriores,
independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso.

Nível Médio:

Trompete e Piano, para
concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 2003;

Os vencedores do 1º Prémio | Nível Médio em edições anteriores,
independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso. Estes,
no entanto, podem concorrer na Categoria A | Nível Superior.


Categoria B | Música de Câmara 

Para agrupamentos até sextetos (inclusive)

Nível Superior: para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro
de 1996.
Os candidatos que tenham integrado agrupamentos vencedores do 1º Prémio |
Nível Superior em edições anteriores, independentemente da data de nascimento,
não serão admitidos a concurso.

Nível Médio: para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro
de 2003.
Os candidatos que tenham integrado agrupamentos vencedores do 1º Prémio |
Nível Médio em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não
serão admitidos a concurso. Estes, no entanto, podem concorrer na Categoria B |
Nível Superior.
Nota: não são aceites candidaturas baseadas na média etária dos
elementos integrantes dos agrupamentos.
Categoria C | Direcção de Orquestra


Para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1986.
Os vencedores do 1º Prémio desta categoria em edições
anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a
concurso.

CALENDÁRIO
PRÉ-ELIMINATÓRIAS – Envio das gravações no acto de inscrição,
até 28 de Março.

ELIMINATÓRIAS (categorias A e B) – 11 a 18 de Junho – Casa da
Música, PortoFINAIS (categorias A e B) – 25 a 29 de Julho – Centro
Cultural Gil Vicente, Sardoal

PROVAS DA CATEGORIA C – todas as provas presenciais serão realizadas com a
Orquestra Metropolitana de Lisboa na semana de 25 de Setembro

FESTIVAL JOVENS MÚSICOS – 29 de Setembro a 01 de Outubro –
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

PROGRAMAS para as PROVAS do CONCURSO | PJM 2022
  
  
 
 
PIANO | NÍVEL MÉDIO
Obs:
não são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório
deverá ser exclusivamente acústico.
O programa das três provas deverá ser integralmente executado de
memória.
As obras da prova Eliminatória escritas a partir de 1950, podem ser tocadas com
partitura.
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida
por gravação áudio)

a) Johann Sebastian BACH:
Um Prelúdio e Fuga do Cravo Bem Temperado (1º e 2º volumes)

b) Um Andamento de Sonata (rápido) de Wolfgang Amadeus MOZART, Joseph HAYDN, Ludwig Van BEETHOVEN
ou Franz SCHUBERT

c) Uma obra dos séculos XIX, XX ou XXIELIMINATÓRIA
Obs: Cada candidato deve organizar o seu recital tendo em vista uma duração de
30 a 45 minutos

a) Catarina RIBEIRO – título
a anunciar (ca.3′), Encomenda Antena 2

 
b) Um Estudo à escolha
entre:
– Carl CZERNY Op. 740
– Moritz MOSZKOWSKI Op. 72
–
Frédéric CHOPIN
– Claude
DEBUSSY
– Franz
LISZT – Estudos de Execução Transcendente
– Sergei
RACHMANINOV
–
Alexander SCRIABIN
– Igor
STRAVINSKY

c) Uma
Sonata de Ludwig van BEETHOVEN, Wolfgang Amadeus MOZART, Joseph HAYDN ou Franz
SCHUBERT. (Poderá ser a mesma sonata apresentada na pré-eliminatória, agora
completa)

d) Uma peça de livre
escolha, composta nos séculos XIX ou XXFINAL

– Um concerto
completo, à escolha.
Nota: a organização do PJM, a título excepcional, optou por não
apresentar uma lista de concertos. Esta decisão deve-se ao facto de a prática
dos concertos no ensino nível médio de Piano em Portugal ainda não estar muito
enraizada (i.e., por comparação com a realidade de outros instrumentos).
No entanto, na escolha do concerto para a Final, os candidatos
deverão ter os seguintes aspectos em consideração:
– assegurar
que a parte orquestral da obra escolhida esteja comercialmente disponível em
redução para piano
– assegurar
que a instrumentação do concerto não ultrapasse o seguinte efectivo: 3fl. 3ob.
3cl. 3fg. – 4 tpa. 2 tp. 3 tbn. 1 tba – 1 timp. – 2 perc. – 1 hp – cordas
Os concertos que não cumpram estes critérios, não poderão ser
apresentados na prova de concurso.
TROMPETE
| NÍVEL MÉDIO 
Obs: não são
aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório
deverá ser exclusivamente acústico.
  
 
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova
submetida por gravação áudio)
 
a) Dois estudos contrastantes
Um estudo à
escolha do livro:
– Theo CHARLIER: 36 “Estudos Transcendentes”
Um estudo à escolha de entre os livros:
– Oscar BOHME: “24 Melodic Studies op.20”
– Ernest PAUDERT: “24
Studies”
– James STEPHENSON: “Day-Tudes”
 
b) Uma obra à
escolha entre as seguintes:
– Eugéne BOZZA:
“Rustiques”
– Henri TOMASI: “Tryptique”
– Fischer TULL: “Three Bagatelles”
– George DELERUE: “Concertino”
– George ENESCO: “Légende”
 
ELIMINATÓRIA:
a) Camila SALOMÉ MENINO – título a anunciar (ca.3′), Encomenda Antena 2
b) Uma obra à escolha entre as seguintes:
– Vassily BRANDT:
“Concert Piece nº 2”
– Carl HOHNE: “Slavische Fantasie”
– Théo CHARLIER: “Solo de concours”
– Alexander AROUTIOUNIAN: “Aria and Scherzo”
– Marcel BITSCH: “Quatre Variations sur un Thème
de Domenco Scarlatti”
 
c) 1º andamento à
escolha, entre uma das seguintes obras:
– Karl PILLS:
“Sonata”
– Paul HINDEMITH: “Sonata”
– George ANTHEIL: “Sonata”
– James STEPHENSON: “Sonatina”
– Jean HUBEAU: “Sonata”
 
 
FINAL:

a)
 Uma
obra para trompete solo composta a partir da segunda metade do séc. XX
(diferente das apresentadas nas fases anteriores do concurso) – Referências:
V.Persichetti, A.Plog, Jevtic, McKee, Larsen, Bernofsky, etc.
 
b) Um concerto
(memorizado) à escolha entre:
– Joseph HAYDN: “Concerto em mib maior”
– Johann HUMMEL: “Concerto em mib maior, S.49”
– Alexander AROUTIOUNIAN: “Concerto”
– Oskar BOHME: “Concerto em fá menor, op.108”
– Alexander GOEDICKE: “Concerto op.41”
– Jan KOETSIER: “Concertino”
– Alexandra PAKHMUTOVA: “Concerto”
 
 
SAXOFONE | NÍVEL SUPERIOR 

Obs: não
são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório
deverá ser exclusivamente acústico.
 
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova
submetida por gravação áudio)
  
 
a) Uma
obra à escolha, entre as seguintes:
– Paul
CRESTON: “Sonate” (Ed. Shawnee Press)
– Roger
BOUTRY: “Divertimento” (Ed. Alphonse Leduc)
– Alfred DÉSENCLOS: “Prélude,
Cadence et Finale” (Ed. Alphonse Leduc)
 
b) Um
estudo à escolha, entre os seguintes livros:
– Guy LACOUR  – “28 Etudes – Sur les modes de
transpositions limitées d’Olivier Messiaen” (Ed. Billaudot)
– Nicolas PROST: “18
Advanced Etudes” (Resolute Music Publications)
– Christian LAUBA: “Neuf études” (Leduc)
– Julian ARGÜELLES – “12 studies for the modern saxophonist” (Astute music)
 
ELIMINATÓRIA:
a)
Eduardo MARQUES: título a anunciar (ca.3′), Encomenda Antena 2
 
b) Uma
obra à escolha, entre as seguintes:
– Carlos Filipe CRUZ: “Krisis” (cruzcarlosfilipe@gmail.com)
– Lino GUERREIRO: “Ostinatus” (Ed. AVA)
– Sérgio AZEVEDO: “Quatro Peças Breves”
(Ed. AVA)
– Tiago DERRIÇA: “Sonata” (Ed. AVA)
– Luís CARDOSO: “Insomnia” (https://www.luiscardoso.pt/wordpress/?p=485)
–
Daniel BERNARDES – “Havoc” – (AVA Editions)
–
Daniel BERNARDES: “Movimento Perpétuo, Interlúdio e Canção
(danielbernardesmusic@gmail.com)
– Paulo
BASTOS: “BeBop It” – (AVA Editions)
– Cristopher BOCHMANN: “Essay XIII” – (bochmann.cc@gmail.com )
– Tomás
BORRALHO: “Ping 999” – (Ed. AVA)
– Andy SCOTT: “Home” (Astute Music)
  
 
c) Uma
obra à escolha, entre as seguintes:
– Jean ABSIL: “Sonata op.115” (Ed. Lemoine)
– Walter HARTLEY: “Sonata
for Tenor Saxophone and piano”
(Ed. Dorn Productions)
– Frygve MADSEN: “Sonata
for Baritone Saxophone and piano, op.109”
(Musikk – Husets Forlag AS,
Oslo)
– Edison DENISOV:
“Sonate” (Ed. Alphonse Leduc)
– William ALBRIGHT:
“Sonata” (Ed. Peters)
– Takashi YOSHIMATSU:
“Fuzzy Bird Sonata” (Ed. Billaudot)
– Jindrich FELD:
“Sonata” p/ sax. alto (Ed. Alphonse Leduc)
– Bruno MANTOVANI: “L’incandescence de la
Bruine” p/ sax. soprano
(Ed. Henri Lemoine)
– Marcel MIHALOVICI: “Chant Premier” p/
sax. tenor (Ed. Heugel)
– Robert LEMAY: “Trou Noir” p/ sax.
barítono (Opus102)
– Daniel SCHNYDER: “Alto
saxophone Sonata”
(https://www.danielschnyder.com/)
– Ida GOTKOVSKY: “Brillance” (Ed. Billaudot)
– Piet SWERTS: “Klonos” (Ed. Zodiac)
– Willy BAUWAERTS: “Trilogie” (Golden River)
– Benjamin BOONE: “Psychotherapy” (https://www.benjaminboone.net/)
– Fernande DECRUCK: “Sonate en UT #” (Ed. Billaudot)
– Robert WARD: “Concerto” p/ sax. Tenor (Galaxy Music Corporation)
– Andy SCOTT: “Three Letter
Word” (Astute music)
– Alain
MARGONI: “Sonate ” p/ sax. barítono (Ed. Billaudot)
  
 
FINAL:
 
a) Uma
obra livre – a tocar em saxofone à escolha – para saxofone solo (diferente das
apresentadas nas anteriores fases do concurso)
 
b) Uma
obra completa (memorizada) à escolha entre as seguintes:
– Henry
TOMASI: “Concerto” (Ed. Alphonse Leduc)
– Lars-Erik
LARSSON: “Konsert” (Ed. Carl Gehrmans, Sweden)
– Frank
MARTIN: “Ballade pour saxophone et orchestre” (Ed. Universal)
– Alexander GLAZUNOV:
“Concerto” (Ed. Alphonse Leduc)
– Jaques IBERT: “Concertino da
Câmara” (Ed. Alphonse Leduc)
– Jacob ter
VELDHUIS: “Tallahatchie Concerto” (Ed. Donemus/Muziek Centrum NL)
– Russel PECK: “The  Upward Stream” p/ sax. Tenor
(peckmusic@russellpeck.com)
– Gary CARPENTER: “Sonatinas –
Cadenza Music” (Hal Leonard)
– Barry COCKROFT: “Melbourne Sonata” p/ sax. Soprano (www.reedmusic.com)

 
 
VIOLA D’ARCO | NÍVEL SUPERIOR
Obs:
Todas as obras
escolhidas deverão ser executadas na ordem correspondente à alínea da prova.
Ambos os concertos (das alíneas a e b) deverão ser apresentados de memória.
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova
submetida por gravação áudio)
 
a) Preludio e
Gigue de uma das Suites BWV 1009, 1010, 1011 ou 1012 de Johann Sebastian BACH
 
b) Um andamento
lento e um andamento rápido de uma das “Três suites Op. 131” de Max REGER
  
  
 
ELIMINATÓRIA:
Obs: a
escolha da sonata da alínea C deverá ser contrastante com a escolha do Concerto
da prova Final (por exº., não tocar Sonata de Hindemith e Concerto do mesmo
compositor na Final; não tocar Clarke na Eliminatória e Walton na Final, etc.).


a)
Francisco LIMA DA SILVA: título a anunciar (ca.3′), Encomenda Antena 2

 
b) Primeiro andamento e cadência (memorizados) de um dos
seguintes concertos:
 – Franz Anton HOFFMEISTER: “Concerto
em ré maior”
 – Carl STAMITZ: “Concerto em ré maior
Op. 1”

c) Uma sonata
completa com piano, à escolha entre as seguintes:

– Frnaz SCHUBERT: “Sonata Arpeggione”
– Johannes BRAHMS: “Sonata Op.120 n.1”
– Johannes BRAHMS: “Sonata Op.120 n.2”
– Paul HINDEMITH: “Sonata Op.25 n.4”
– Paul HINDEMITH: “Sonata 1939”
– Rebecca CLARKE: “Sonata”
– D. SHOSTAKOVITCH, Sonata Op.147
  
 
FINAL:

a)
Krzysztof PENDERECKI: “Cadenza para viola solo”

b) Um concerto
(memorizado) à escolha, entre os seguintes:

 – Béla BARTÓK (T. Serly)
– Paul HINDEMITH “Der Schwanendreher”
 – William WALTON

 
 
CONTRABAIXO | NÍVEL SUPERIOR


PRÉ-ELIMINATÓRIA:  (prova
submetida por gravação áudio)

a) Johann Sebastian
BACH: Dois andamentos contrastantes das “Suites para Violoncelo Solo” (transcrição
livre)*

ou
Hans FRYBA: Dois andamentos contrastantes da “Suite” (Im alten Stil), (Ed.
Weinberger) ** nota: não
é obrigatória a gravação de repetições.

b) Um estudo à escolha, entre os seguintes:

– Annibale MENGOLI:
“20 Estudos de Concerto” (Yorke Edition)
– Edouard NANNY: “10 Etudes –
Caprices” (Ed. Leduc)
– Franz SIMANDL: “New Method Part
II”, Estudos I a IX (pp. 20, 39)
(Ed. International Music Company, NY)
– Frantisek HERTL:
“20 Estudos” (Ed. Schott)

ELIMINATÓRIA



a) Ana ROQUE: título a anunciar (ca.3′), Encomenda Antena 2
b) Uma sonata completa, à escolha entre:
– Johann
Matthias SPERGER: “Sonata em Ré maior”; ou “Sonata em Mi maior”; ou “Sonata
em Si menor” (Ed. Hofmeister)
–  Franz SCHUBERT: Sonata
“Arpeggione” (IMC Sankey ou Mc Tier Music)
– Adolf MÍSEK:
Uma das Sonatas: “Erste Sonate Op.5”; ou “Zweite Sonate op.6” (Ed. Hofmeister)
–  Paul HINDEMITH: “Sonata”
(Ed. Schott)
–  Frank PROTO: “Sonata 1963” (ed. Liben)
–  Tetsuo KAWAKAMI: “Sonata” (ed. Mitsushi Murakami)
–
Johannes BRAHMS:  “Sonata em Mi
menor n.1, Op.38” (Violoncelo) (IMC Stuart Sankey ou Ries&Erler Gerd
Reinke)c) Uma obra à escolha entre:

– Giovanni BOTTESINI:
Uma das “Elegias e Tarantella”; ou “Grande Allegro di Concerto”; ou “Capriccio
di Bravura”; ou uma das “Fantasias” (Ed. Breitkopf&Hartel, IMC ou York
Edition)
– Reinhold GLIÈRE:
Duas das “4 Peças”, a escolher entre: “Präludium e Scherzo”:
ou “Intermezzo e Tarantella” (Ed. Hofmeister ou Liben)

d) Uma obra à escolha entre:

– Emil TABAKOV:
“Motivos” (Yorke Edition)
–  Hans-Werner HENZE: “Serenade”
(Ed. Schott); ou “S. Biagio 9 de Agosto ore 1207” (Ed.
Schott)
–
Virgilio MORTARI: “Fogli d’Album” (Ed. Ricordi)
–  Heinz HOLLIGER:
Unbelaubte Gedanken zu Hölderlins “Tinian” (versão para quatro cordas) (Ed. Schott)
–  Luciano BERIO: “Psy”
(Universal Edition)
–  Julien François ZBINDEN: “Homage
a Johann S. Bach op.44” (Ed. Breitkopf & Härtel)
–  Peteris VASKS: “Bass Trip”
(Edition Schott)
–  Teppo HAUTA-AHO: “Kadenza”
(Edition Wilhelm Hansen)
–  Jorge PEIXINHO:
“Solo”
– Cândido LIMA: “Cantorião” (versão para contrabaixo solo)

 
FINAL
Um concerto (memorizado),
à escolha entre:
–  Karl
Ditters von DITTERSDORF: “Concerto para contrabaixo e orquestra nº 2 em Mi
Maior” (Schott, Cadenzas H.K. Gruber/ Streicher)
–  Johann
Baptist VANHAL: “Concerto para contrabaixo e orquestra em Ré Maior” (Hofmeister-
Cadenzas H.K. Gruber/ Streicher)
–  Sergei KOUSSEVITZKY:
“Concerto para contrabaixo e orquestra Op. 3 em Fá# menor” (Forberg ou IMC)
–
Giovanni BOTTESINI: “Concerto para contrabaixo e orquestra nº1 em Fá#
menor” (Hofmeister ou DVM)
–
Giovanni BOTTESINI: “Concerto n° 2 para contrabaixo e orquestra em Si
menor” (Hofmeister ou DVM)
– Nino ROTA: “Divertimento
Concertante para contrabaixo e Orquestra” (ed. Carisch S.p.A.)
§ A afinação das cordas do contrabaixo, em orquestra ou solo, deverá ser
adaptada às obras escolhidas.
§ As edições
mencionadas são unicamente a título informativo e não obrigatório.
§ As cadências
indicadas são também a título informativo, não obrigatório
  

 
 
ACORDEÃO | NÍVEL SUPERIOR
Nota: não são aceites obras
com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório deverá ser
exclusivamente acústico.

PRÉ-ELIMINATÓRIA:  (prova submetida por gravação áudio)

a) Uma obra
à escolha, entre as seguintes:

 – Franck
ANGELIS: “Romance”
– Massimo
BRAJKOVIC: “Kontrast”
– Cesare CHIACCHIARETTA:
“Toccata”
– Yevgeny
DERBENKO: “Preludio e Toccata”
– Bogdan
DOWLASZ: “Postscriptum”
– Petr FIALA: “Tokkata
Burletta”
– Eddy FLECIJN:
“Capriccio”
 – Wolfgang
JACOBI: “Divertissement” (qualquer um dos cinco movimentos)
– Alexander LETUNOV: “Ghost”
– Martin LOHSE: “Menuetto”
– Pjotr LONDONOV: “Scherzo
-Tokkata”
– Petri MAKKONEN: “Tango-Toccata”
– Anatoly MATSANOV: “Little Bee”
– Matti MURTO: “Meditation”
– Poul Rovsing OLSEN: “Without
a Title”
– Bogdan PRECZ:
“3-3-2”
– Ole SCHMIDT:
“Toccata” nº 1 ou nº 2
– Viatcheslav
SEMIONOV: “Kalina krasnaya”
– Sergei
VOITENKO: “Revelation”
– Vladimir
ZOLOTARYOV: “Capriccio”
 
b) Uma obra do Período Barroco ou do
Período Clássico (incluindo transcrições)
 
c) Uma obra ou parte, de escolha
livre, original para acordeão.
(nota: esta obra não poderá ser apresentada nas fases seguintes do
concurso)ELIMINATÓRIA:
Obs: Cada candidato deve organizar o seu recital tendo em vista uma duração
média de 20-35 minutos.

a)
  João BARRADAS: “Notes From Underground” (ca.3′), Encomenda Antena 2b) Uma obra à escolha entre as seguintes:

 – Franck ANGELIS: “Impasse”
– Gennadi
BANCHIKOV: uma qualquer Sonata
– Antonio
BIBALO: “Sonata quasi una fantasia”
– Olga
CHISTOKHINA: “Sonate Bizantine”
– Paulo Jorge
FERREIRA: “Suite nº 1”
– Vagn HOLMBOE:
“Sonata nº 1 op. 143 A”
– Anatoly KUSYAKOV: uma
qualquer Sonata
– Anatoly KUSYAKOV: uma
qualquer Suite do ciclo “Seasons of the year – “Seasons of Life”
– Anatoly KUSYAKOV: “Partita”
– Martin LOHSE: “Passing “
– Alexander
NAGAYEV: “Sonata nº 1”
– Ib NORHOLM: “Sonata
op. 41”
– Bogdan PRECZ:
“Sonata nº 1”
– Ljuzian
PRIGOSCHIN”: “Sonata”
– Viatcheslav
SEMIONOV: uma qualquer Sonata
– Yoshimatsu TAKASHI: “Onion
Balett Suite”
– Viktor VLASOV: “Five Sights
on Country Gulag”
– Vladimir
ZOLOTARYOV: “Partita”
– Vladimir
ZOLOTARYOV: uma qualquer Sonata
– Vladimir ZUBITSKY:
“Karpaten Suite”

 
c) Uma obra do Período Romântico
(incluindo transcrições)

FINAL:



a) Uma obra à escolha, entre as seguintes:
– Sergei BERINSKY: Partite
“Also Sprach Zarathustra”
– Luciano BERIO:
Sequenza XIII “Chanson”
– Franco
DONATONI: “Feria IV”
– Sofia
GUBAIDULINA: “De profundis”
– Sofia
GUBAIDULINA: “Sonata Et exspecto”
– Sampo HAAPAMÄKI: “Power”
– Toshio HOSOKAWA: “Slow
Motion”
– Jouni KAIPAINEN: “Gena”
– Georg KATZER: “En avant! –
où?”
– Lothar KLEIN: “Esercizi”
– Paavo
KORPIJAAKKO: Sonata nº1 “Ultra”
– Ramon LAZKANO: “Aztarnak”
– Magnus LINDBERG: “Jeaux
d’Anches”
– Per Magnus
LINDBORG: “Bombastic Sonosofisms”
– Sofia
MARTINEZ: “Luvia”
– Conrado DEL
ROSARIO: “Elusive Dialogues”
– Patrice SCIORTINO: “Phonescence”
– Bent SORENSEN: “Looking on
Darkness”
– Giorgio TEDDE:
“Ballu”
– Jukka TIENSUU:
“Zolo”

b) Um concerto (memorizado), à escolha entre os seguintes:

– Jean FRANÇAIX:
“Concerto para Acordeão e Orquestra”
– Wolfgang JACOBI: “Serenade
und Allegro para Acordeão e Orquestra”
– Mikolaj
MAJKUSIAK: Concerto “Clássico” para Acordeão e Orquestra
– Matti MURTO: “Ariel”
Concerto para Acordeão e Orquestra
– Krzystof
OLCZAK: “Concerto para Acordeão e Orquestra”
– Efrem
PODGAITS: “Concerto nº 1 para Acordeão e Orquestra”
– Efrem
PODGAITS: “Concerto nº 2 (Viva Voice) para Acordeão e Orquestra”
– Ole SCHMIDT:
“Symphonic Fantasy and Allegro para Acordeão e Orquestra”
– Viatcheslav SEMIONOV: “Frescos” Concerto para Acordeão e Orquestra

 
 
 
CATEGORIA B – MÚSICA DE CÂMARA | Níveis Médio e Superior 
Obs: não são
aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório
deverá ser exclusivamente acústico.
 
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação áudio)
Um andamento de duas ou três obras de carácter e época diferentes.A duração total das obras
apresentadas é de um mínimo de 10 minutos e um máximo de 25 minutos (tempo
de música tocada).

O Júri pode invalidar os grupos que
não cumpram o tempo estipulado. Será
contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou
entre provas não são contabilizáveis como tempo de prova.
ELIMINATÓRIA:
 
a) (alínea obrigatória)
Uma obra completa de época à escolha
b) (alínea obrigatória)
Parte de outra obra de carácter e época diferentes
c) (alínea opcional) Mais
uma obra ou parte, de carácter e época diferentes
A duração
total das obras apresentadas é de um mínimo de 20 minutos e um máximo de 35 minutos
(tempo de música
tocada).
 O
Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Será
contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou
entre provas não são contabilizáveis como tempo de prova.
 
 
FINAL:
 
a) (alínea obrigatória) Uma
obra ou parte, de autor português (duração aproximada de 10 minutos)
b) (alínea obrigatória) Uma obra completa
c) (alínea opcional) Mais uma obra ou parte, de
carácter e época diferentes. A duração total das obras apresentadas é de um mínimo
de 25 minutos e um máximo de 45 minutos
(tempo de música
tocada).
O
Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Será
contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou
entre provas não são contabilizáveis como tempo de prova.
Observações:
– O repertório da Eliminatória não pode incluir obras (nem andamentos
diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas na Pré-Eliminatória
– O repertório da Final não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das
mesmas obras) que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do concurso
– O repertório para as três provas
deve proceder de obras originais
– Todas as peças nas três fases do concurso
têm de ser interpretadas pela totalidade dos elementos do grupo
– Todos os instrumentos do
agrupamento devem ter idêntico grau de protagonismo. Não são, por exemplo,
aceites obras em que um dos instrumentos seja acompanhador
Nota (1): O PJM criou uma base de
dados com obras de autores portugueses dos séculos XX-XXI, disponível para
consulta no site http://www.rtp.pt/antena2/obras-compositores/obras-para-consulta_4390
Nota (2): O PJM reserva o direito de
limitar a admissão a formações de câmara cuja estrutura seja compatível com as
possibilidades logísticas do Prémio. A organização do concurso disponibiliza um
piano, mas a restante instrumentação deverá ser assegurada pelos candidatos.
 
 
 
CATEGORIA C – DIRECÇÃO DE ORQUESTRA
 
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova
submetida por gravação vídeo)

– Prova por vídeo, câmara
de frente. [envio deverá obrigatoriamente ser feito por link através de
carregamento para plataforma Youtube ou Vimeo]

 –
Gravação deverá ser acompanhada por nota descritiva do repertório e minutagem,
no caso de existir mais de uma peça/andamentos.
–
Submissão deve incluir um resumo biográfico do candidato
–
Prazo de submissão: 28 de Março de 2022 (no acto da inscrição)
–
Resultados serão comunicados aos candidatos até final de Junho de 2022
 
–
O repertório das restantes provas (presenciais) será divulgado juntamente com a
publicação oficial do Regulamento do concurso, no início de 2022.

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