PROGRAMAS PJM 2025
38ª Edição
A Rádio e Televisão de Portugal, através da Antena 2, organiza no ano de 2025 a 38ª Edição do Prémio Jovens Músicos (PJM), destinado a músicos portugueses ou a músicos estrangeiros residentes em Portugal há mais de 3 anos, ou que estejam matriculados em estabelecimentos de ensino nacionais no ano letivo de 2024/2025.
Níveis e modalidades a concurso:
CATEGORIA A | SOLISTAS
Nível Médio – para candidatos nascidos a partir de 01 de outubro de 2006
– Saxofone
– Violino
Nível Superior – para candidatos nascidos a partir de 01 de outubro de 1999
– Clarinete
– Trompa
– Viola de Arco
– Piano
CATEGORIA B | MÚSICA DE CÂMARA (até sexteto)
Nível Médio – para candidatos nascidos a partir de 01 de outubro de 2006
Os candidatos que tenham integrado agrupamentos vencedores do 1º Prémio | Nível Médio em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso (no nível médio).
Não são aceites candidaturas baseadas na média etária dos elementos integrantes dos agrupamentos.
Nível Superior – para candidatos nascidos a partir de 01 de outubro de 1999
Os candidatos que tenham integrado agrupamentos vencedores do 1º Prémio | Nível Superior em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso.
Não são aceites candidaturas baseadas na média etária dos elementos integrantes dos agrupamentos.
CATEGORIA C | AGRUPAMENTOS VOCAIS A CAPPELLA – para candidatos nascidos a partir de 01 de outubro de 1999 (cantores) ou a partir de 01 de outubro de 1994 (regentes)
Local e data das provas:
À exceção das provas Pré-Eliminatórias (por gravação áudio), as sessões do PJM são públicas.
As Eliminatórias realizam-se entre 7 e 13 de junho 2025 na Casa da Música, Porto.
As Finais realizam-se entre 7 e 11 de julho 2025 no Teatro José Lúcio da Silva e no Teatro Miguel Franco, em coprodução com o Município de Leiria.
CATEGORIA A | SOLISTAS
SAXOFONE | NÍVEL MÉDIO
PRÉ-ELIMINATÓRIA (prova submetida por gravação áudio, entregue no formulário de inscrição)
a) Uma obra a escolher entre:
– André CAPLET: Impressions d’automne
– André JOLIVET: Fantaisie Impromptu
– Andy SCOTT: Deep Blue
– Eugène BOZZA: Aria
– Florent SCHMITT: Songe de Coppélius
– Jacques IBERT: Aria
– Maurice RAVEL: Pièce en Forme de Habanera
– Pierre Max DUBOIS: 5 Pièces Caractéristiques en Forme de Suite (apenas um andamento, à escolha entre A la Russe (2º andamento) e A la Française (3º andamento))
b) Uma obra a escolher entre:
– Alexandre DELGADO: Tocarola
– Alfredo TEIXEIRA: Seis gestos para uma liturgia sem palavras (três andamentos à escolha)
– Andy SCOTT: Eighteen
– David SALLERAS: Capricho Nº3
– Eugène BOZZA: Improvisation et Caprice
– Filipe PIRES: Figurações V
– Paul BONNEAU: Caprice en forme de valse
– Paule MAURICE: Volio
– Pedro PIRES: Reminiscências
– Ryo NODA: Improvisation I, II ou III
– Sérgio AZEVEDO: On the edge
– Sofia Sousa ROCHA: Entr’ata
c) António Victorino de ALMEIDA: Allegro de concerto, Op.106
ELIMINATÓRIA
a) Luana AMBRÓSIO: (ca.3’), encomenda do PJM – Antena 2 (Ed. Artway)
b) Uma obra a escolher entre:
– Carlos Filipe CRUZ: Krisis
– Daniel BERNARDES: Movimento Perpétuo, Interlúdio e Canção
– Daniel MOREIRA: Suite
– Jorge SALGUEIRO: Danças do Cão (ed. Jorge Salgueiro)
– Lino GUERREIRO: Ostinatus
– Luís CARDOSO: Insomnia
– Sérgio AZEVEDO: Sonatina
– Tiago DERRIÇA: Sonata
c) Uma obra a escolher entre:
– Alexander TCHEREPNIN: Sonatine Sportive, Op.63
– Andy SCOTT: Sonata
– Bernard HEIDEN: Sonata
– Claude PASCAL: Sonatine
– Fernande DECRUCK: Sonata
– Gary CARPENTER: Sonata
– Ida GOTKOVSKY: Brillance
– Joel LOVE: Liberation
– Paul CRESTON: Sonata, Op.19
– Pierre-Max DUBOIS: Divertissement
– Robert MUCZYNSKI: Sonata, Op.29
– Roger BOUTRY: Divertimento
FINAL
a) Uma obra para saxofone solo à escolha do candidato (diferente das apresentadas nas eliminatórias anteriores)
b) Uma obra completa (memorizada) a escolher entre:
– Alexandre GLAZOUNOV: Concerto
– Darius MILHAUD: Scaramouche
– Edward GREEN: Concerto
– Eurico CARRAPATOSO: Sete peças em forma de boomerang (ed. Eurico Carrapatoso)
– Heitor VILLA-LOBOS: Fantasia
– Jacques IBERT: Concertino da Camera
– Lino GUERREIRO: Suite para saxofone alto e orquestra
– Paule MAURICE: Tableaux de Provence
VIOLINO | NÍVEL MÉDIO
PRÉ-ELIMINATÓRIA (prova submetida por gravação áudio, entregue no formulário de inscrição)
a) Dois estudos contrastantes, de dois autores diferentes, a escolher entre os seguintes:
– Frederigo FIORILLO: 36 Caprichos
– Henryk WIENIAWSKI: Estudos-Capricho Op.18
– Henryk WIENIAWSKI: L’École Moderne Op.10
– Jacob DONT: Op.35
– Niccolò PAGANINI: 24 Caprichos
– Pierre GAVINIÉS: 24 Matinées
– Pierre RODE: Estudos
– Rudolphe KREUTZER: 42 Estudos
b) Johann Sebastian BACH: Dois andamentos de carácter contrastante das Sonatas e Partitas
ELIMINATÓRIA
a) Nuno d’EÇA: (ca.3’), encomenda do PJM – Antena 2 (Ed. Artway)
b) Um primeiro andamento com cadência de um dos seguintes concertos:
– Wolfgang Amadeus MOZART: Concerto Nº3 em sol maior, K.216
– Wolfgang Amadeus MOZART: Concerto Nº4 em ré maior, K.218
– Wolfgang Amadeus MOZART: Concerto Nº5 em lá maior, K.219
c) Obra de carácter virtuosístico para violino e piano (ou redução de violino e orquestra para violino e piano) dos séculos XIX ou XX
FINAL
Um concerto (memorizado) à escolha, entre os seguintes:
– Aleksandr GLAZUNOV: Concerto para violino em lá menor, Op.82
– Antonín DVORÁK: Concerto para violino em lá menor, Op.53
– Aram KHACHATURIAN: Concerto para violino em ré menor
– Camille SAINT-SÄENS: Concerto para violino Nº3 em si menor, Op.61
– Dmitri CHOSTAKOVITCH: Concerto para violino Nº1 em lá menor, Op.77
– Dmitri CHOSTAKOVITCH: Concerto para violino Nº2 em dó sustenido menor, Op.129
– Edouard LALO: Sinfonia Espanhola (3 andamentos)
– Erich Wolfgang KORNGOLD: Concerto para violino em ré maior, Op.35
– Félix MENDELSSOHN: Concerto para violino em mi menor, Op.64
– Henri VIEUXTEMPS: Concerto para violino Nº2 em fá sustenido menor, Op.19
– Henri VIEUXTEMPS: Concerto para violino Nº4 em ré menor, Op.31
– Henri VIEUXTEMPS: Concerto para violino Nº5 em lá menor, Op.37
– Henryk WIENIAWSKI: Concerto Nº1 em fá sustenido menor, Op.14
– Henryk WIENIAWSKI: Concerto Nº2 em ré menor, Op.22
– Jean SIBELIUS: Concerto para violino em ré menor, Op.47
– Johannes BRAHMS: Concerto para violino em ré maior, Op.77
– Jules CONUS: Concerto para violino em mi menor
– Ludwig van BEETHOVEN: Concerto para violino em ré maior, Op.61
– Luís de FREITAS BRANCO: Concerto para violino e orquestra em mi maior
– Max BRUCH: Concerto para violino Nº1 em sol menor, Op.26
– Max BRUCH: Concerto para violino Nº2 em ré menor, Op.44
– Max BRUCH: Fantasia Escocesa em mi bemol maior, Op.46
– Niccolò PAGANINI: Concertos para violino Nº1
– Niccolò PAGANINI: Concertos para violino Nº2
– Niccolò PAGANINI: Concertos para violino Nº2
– Niccolò PAGANINI: Concertos para violino Nº4
– Niccolò PAGANINI: Concertos para violino Nº5
– Pyotr I. TCHAIKOVSKY: Concerto para violino em ré maior, Op.35
– Robert SCHUMANN: Concerto para violino em ré menor, WoO 23
– Samuel BARBER: Concerto para violino, Op.14
– Sergei PROKOFIEV: Concerto para violino Nº1 em ré maior, Op.19
– Sergei PROKOFIEV: Concerto para violino Nº2 em sol menor, Op.63
– Wolfgang Amadeus MOZART: Concerto Nº1 em si bemol maior, K.207
– Wolfgang Amadeus MOZART: Concerto Nº2 em ré maior, K.211
CLARINETE – NÍVEL SUPERIOR
PRÉ-ELIMINATÓRIA (prova submetida por gravação áudio, entregue no formulário de inscrição)
a) Carl Maria von WEBER: Concertino, Op.26
b) Henri TOMASI: Sonatine Attique (1º andamento)
ELIMINATÓRIA
a) João SEGURA: (ca.3’), encomenda do PJM – Antena 2 (Ed. Artway)
b) 1º andamento de uma obra à escolha entre as seguintes:
– Carl Maria von WEBER: Grand Duo Concertante, Op.48
– Johannes BRAHMS: Sonata Nº1 em fá menor, Op.120
– Johannes BRAHMS: Sonata Nº2 em mi bemol maior, Op.120
c) Uma obra à escolha entre as seguintes:
– Charles M. WIDOR: Introdution et Rondo, Op.72
– Claude DEBUSSY: Première Rhapsodie
– Ernest CHAUSSON: Andante et Allegro
– Eugene BOZZA: Bucolique
– Francis POULENC: Sonata
– Leonard BERNSTEIN: Sonata
– Luís CARVALHO: 4 Invenções
– Mario CASTELNUOVO-TEDESCO: Sonata, Op.128
– Robert SCHUMANN: Fantasiestücke, Op.73
– Telmo MARQUES: Sonata Acrílica
d) Uma obra à escolha entre as seguintes:
– António Pinho VARGAS: Três Fragmentos
– Bruno MANTOVANI: Bug
– Edison DENISOV: Sonata
– Eliot CARTER: Gra
– Franco DONATONI: Clair – Due pezzi per clarinetto
– João Pedro OLIVEIRA: Integrais II
– Jörg WIDMANN: Fantasie
– Michael JARRELL: Assonance
FINAL
a) Uma obra dos séculos XX-XXI (diferente das apresentadas nas provas Pré-Eliminatória e Eliminatória) com duração aproximada de 10 minutos.
b) Um concerto (memorizado) à escolha entre os seguintes:
– Aaron COPLAND: Concerto para clarinete
– Carl Maria von WEBER: Concerto Nº2 em mi bemol maior Op.74
– Carl NIELSEN: Concerto para clarinete, Op.57
– Jean FRANÇAIX: Concerto para clarinete
– Louis SPOHR: Concerto Nº4 em mi menor
– Magnus LINDBERG: Concerto para clarinete
– Sérgio AZEVEDO: Concerto para clarinete
– Wolfgang Amadeus MOZART: Concerto para clarinete em lá maior, K.622
TROMPA | NÍVEL SUPERIOR
PRÉ-ELIMINATÓRIA (prova submetida por gravação áudio, entregue no formulário de inscrição)
a) Uma das seguintes obras à escolha:
– Antonio ROSETTI: Concerto em mi bemol maior (1º andamento sem cadência)
– Henri KLING: Concerto em fá maior (1º andamento)
– Joseph HAYDN: Concerto Nº1 em ré maior Hob.VIId:3 (1º andamento sem cadência)
– Wolfgang Amadeus MOZART: Concerto Nº2 em mi bemol maior, K.417 (1º andamento)
– Wolfgang Amadeus MOZART: Concerto Nº4 em mi bemol maior, K.495 (1º andamento sem cadência)
b) Uma das seguintes obras à escolha:
– Klement SLAVICKY: Musica por Corno Solo (2º e 3º andamentos)
– Sigurd BERGE: Horn Lokk
– Vincent PERSICHETTI: Parable for Solo Horn Op.120
– Vitaly BUYANOVSKY: España – Peças para trompa solo
ELIMINATÓRIA
a) Sofia GOMES: (ca.3’), encomenda do PJM – Antena 2 (Ed. Artway)
b) Uma das seguintes obras à escolha:
– Christoph FÖRSTER: Concerto em mi bemol maior (1º andamento)
– Franz STRAUSS: Concerto, Op.8
– Franz X. POKORNY: Concerto (1º andamento sem cadência)
– Georg Ph. TELEMANN: Concerto (1º andamento)
– Johann J. QUANTZ: Concerto em mi bemol maior (1º andamento)
– Robert SCHUMANN: Adagio e Allegro, Op.70
c) Uma das seguintes obras à escolha:
– Eugène BOZZA: En Forêt
– Eugène BOZZA: Sur Les Cimes
– Eurico CARRAPATOSO: Sweet Rústica (1º, 3º, 5º e 6º andamentos)
– Paul DUKAS: Villanelle (1ª página sem pistões)
– Trygve MADSEN: Sonata para trompa e piano, Op.24 (1º e 3º andamentos)
d) Uma das seguintes obras à escolha:
– Gordon JACOB: Concerto (1º andamento)
– Jirí PAUER: Concerto (1º andamento)
– Johann Christoph SCHUNCKE: Concertino (1º andamento)
– Julius WEISMANN: Concertino, Op.118 (1º andamento)
– Malcolm ARNOLD: Concerto Nº2, Op.58 (1º andamento)
– Othmar SCHOECK: Concerto, Op.65 (1º andamento)
FINAL
a) Uma das seguintes obras à escolha:
– Esa-Pekka SALONEN: Concert Étude
– Heinz HOLLIGER: Cynddaredd – Brenddwyd (Fury – Dream)
– Jörg WIDMANN: Air
– Luís CARVALHO: Hornpipe para trompa solo
– Olivier MESSIAEN: Appel Interstellaire
– Peter Maxwell DAVIES: Sea Eagle
b) Um concerto (memorizado) à escolha entre os seguintes:
– Carl Maria von WEBER: Concertino em mi menor, Op.45
– Gordon JACOB: Concerto para trompa e orquestra de cordas
– Othmar SCHOECK: Concerto para trompa, Op.65
– Reinhold GLIÈRE: Concerto em si bemol maior, Op.91 (com cadência)
– Richard STRAUSS: Concerto Nº2
– Wolfgang Amadeus MOZART: Concerto Nº4 em mi bemol maior, K.495 (com cadência)
VIOLA DE ARCO | NÍVEL SUPERIOR
Obs: Todas as obras escolhidas deverão ser executadas na ordem correspondente à alínea da prova.
PRÉ-ELIMINATÓRIA (prova submetida por gravação áudio, entregue no formulário de inscrição)
a) Prelúdio de uma das Suites BWV 1009, 1010, 1011 ou 1012 de Johann Sebastian BACH
b) Um andamento de uma das Três suites, Op.131 de Max REGER
ELIMINATÓRIA
Obs: a escolha da sonata da alínea C deverá ser contrastante com a escolha do Concerto da prova Final (por exº., não tocar Sonata de Hindemith e Concerto do mesmo compositor na Final; não tocar Clarke na Eliminatória e Walton na Final, etc.).
a) Tiago SIMAS: (ca.3’), encomenda do PJM – Antena 2 (Ed. Artway)
b) Primeiro andamento e cadência de um dos seguintes concertos:
– Carl STAMITZ: Concerto em ré maior, Op.1
– Franz Anton HOFFMEISTER: Concerto em ré maior
– Joly Braga SANTOS: Concerto, Op.31
c) Uma sonata completa com piano, à escolha entre as seguintes:
– Dmitri CHOSTAKOVITCH: Sonata, Op.147
– Franz SCHUBERT: Sonata Arpeggione
– Henri VIEUXTEMPS: Sonata, Op.36
– Johannes BRAHMS: Sonata, Op.120 nº1
– Johannes BRAHMS: Sonata, Op.120 nº2
– Paul HINDEMITH: Sonata 1939
– Paul HINDEMITH: Sonata, Op.11 nº4
– Paul HINDEMITH: Sonata, Op.25 nº4
– Rebecca CLARKE: Sonata
– York BOWEN: Sonata, Op.18
FINAL
a) Uma obra de escolha livre (diferente das apresentadas nas fases anteriores do concurso) escrita a partir da segunda metade do século XX – duração aproximada de10 minutos
b) Um concerto (memorizado) à escolha, entre os seguintes:
– Béla BARTÓK – Versão T. Serly
– Darius MILHAUD: Concerto Nº1, Op.108
– Paul HINDEMITH: Der Schwanendreher
– Paul HINDEMITH: Kammermusik 5
– William WALTON
PIANO | NÍVEL SUPERIOR
PRÉ-ELIMINATÓRIA (prova submetida por gravação áudio, entregue no formulário de inscrição)
a) Johann Sebastian BACH: Um Prelúdio e Fuga do Cravo Bem Temperado (1º e 2º volumes)
b) Uma Sonata de Wolfgang Amadeus MOZART ou de Joseph HAYDN ou um grupo de três Sonatas de Domenico SCARLATTI
c) Uma obra representativa do século XIX, de duração não inferior a 8 minutos, a escolher entre as de Franz SCHUBERT, Felix MENDELSSOHN, Frédéric CHOPIN, Robert SCHUMANN, Franz LISZT ou Johannes BRAHMS
ELIMINATÓRIA
Nota: Cada candidato deve organizar o seu recital tendo em vista uma duração aproximada de 40 minutos
a) Miguel Tiago MOURA: (ca.3’), encomenda do PJM – Antena 2 (Ed. Artway)
b) Um Estudo à escolha entre:
– Alexander SCRIABIN
– Claude DEBUSSY
– Franz LISZT – Estudos de Execução Transcendente ou Grandes Estudos Paganini-Liszt
– Frédéric CHOPIN (exceto Estudos Op.10 nº3 e nº6, e Op.25 nº7)
– György LIGETI
– Igor STRAVINSKY
– Sergei RACHMANINOV
c) Uma Sonata de Ludwig van BEETHOVEN (excetuando as Op.14 nº1 e nº2, Op.49 nº1 e nº2)
d) Uma peça de livre escolha, composta nos séculos XX ou XXI
FINAL
Um concerto (memorizado) à escolha entre:
– Albert ROUSSEL: Concerto para piano e orquestra, Op.36
– Armando José FERNANDES: Concerto para piano e cordas
– Béla BARTÓK: Concerto Nº3 em mi maior, Sz.119
– Camille SAINT-SAËNS: Concerto para piano e orquestra Nº2 em sol menor, Op.22
– César FRANCK: Variações Sinfónicas para piano e orquestra
– Dmitri CHOSTAKOVITCH: Concerto para piano e orquestra Nº 2 em fá maior, Op.102
– Edvard GRIEG: Concerto para piano e orquestra em lá menor, Op.16
– Fernando LOPES-GRAÇA: Concerto para piano Nº2, Op.34 / LG 70
– Franz LISZT: Concerto Nº1 em mi bemol maior, S.124
– Franz LISZT: Concerto Nº2 em lá maior, S.125
– Frédéric CHOPIN: Concerto para piano e orquestra Nº1 em mi menor, Op.11
– Frédéric CHOPIN: Concerto para piano e orquestra Nº2 em fá menor, Op.21
– Ludwig van BEETHOVEN: Concerto para piano e orquestra Nº1 em dó maior, Op.15
– Ludwig van BEETHOVEN: Concerto para piano e orquestra Nº2 em si bemol maior, Op.19
– Ludwig van BEETHOVEN: Concerto para piano e orquestra Nº3 em dó menor, Op.37
– Ludwig van BEETHOVEN: Concerto para piano e orquestra Nº4 em sol maior, Op.58
– Ludwig van BEETHOVEN: Concerto para piano e orquestra Nº5 em mi bemol maior, Op.73 “Imperador”
– Manuel de FALLA: Noites nos Jardins de Espanha
– Maurice RAVEL: Concerto para piano e orquestra em sol maior
– Piotr I. TCHAIKOVSKY: Concerto para piano e orquestra Nº1 em si bemol menor, Op.23
– Robert SCHUMANN: Concerto para piano e orquestra em lá menor, Op.54
– Sergei PROKOFIEV: Concerto para piano e orquestra Nº2 em sol menor, Op.16
– Sergei PROKOFIEV: Concerto para piano e orquestra Nº3 em dó maior, Op.26
– Sergei PROKOFIEV: Concerto para piano e orquestra Nº5 em sol maior, Op.55
– Sergei RACHMANINOV: Concerto para piano e orquestra Nº1 em fá sustenido menor, Op.1
– Sergei RACHMANINOV: Concerto para piano e orquestra Nº2 em dó menor, Op.18
– Sergei RACHMANINOV: Concerto para piano e orquestra Nº3 em ré menor, Op.30
– Sergei RACHMANINOV: Concerto para piano e orquestra Nº4 em sol menor, Op.40
– Sergei RACHMANINOV: Rapsódia sobre um Tema de Paganini, em lá menor, Op.43
– Wolfgang Amadeus MOZART: Concerto para piano e orquestra Nº20 em ré menor, K.466
– Wolfgang Amadeus MOZART: Concerto para piano e orquestra Nº24 em dó menor, K.491
– Wolfgang Amadeus MOZART: Concerto para piano e orquestra Nº27 em si bemol maior, K.595
CATEGORIA B | MÚSICA DE CÂMARA – níveis médio e superior
Nota: Não são aceites obras com recurso a meios eletrónicos. A totalidade do repertório deverá ser exclusivamente acústico.
PRÉ-ELIMINATÓRIA (por gravação áudio, entregue no formulário de inscrição)
a) Um andamento de duas ou três obras de carácter e época diferentes.
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 10 minutos e um máximo de 25 minutos (contabiliza-se o tempo de música tocada).
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado. Será contabilizado o tempo de música tocada, apenas.
ELIMINATÓRIA
a) (alínea obrigatória) Uma obra completa de época à escolha
b) (alínea obrigatória) Parte de outra obra de carácter e época diferentes
c) (alínea opcional) Mais uma obra ou parte, de carácter e época diferentes
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 20 minutos e um máximo de 35 minutos (contabiliza-se o tempo de música tocada).
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado. Será contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou entre peças não são contabilizáveis como tempo de prova.
FINAL
a) (alínea obrigatória) Uma obra ou parte, de autor português (duração aproximada de 10 minutos)
b) (alínea obrigatória) Uma obra completa
c) (alínea opcional) Mais uma obra ou parte, de carácter e época diferentes
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 45 minutos (contabiliza-se o tempo de música tocada).
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado. Será contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou entre peças não são contabilizáveis como tempo de prova.
Observações:
– O repertório da Eliminatória não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas na Pré-Eliminatória
– O repertório da Final não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do concurso
– O repertório para as três provas deve proceder de obras originais
– Todas as peças nas três fases da competição têm de ser interpretadas pela totalidade dos elementos do grupo
– Todos os instrumentos do agrupamento devem ter idêntico grau de protagonismo. Não são, por exemplo, aceites obras em que um dos instrumentos seja acompanhador
– O PJM reserva o direito de limitar a admissão a formações de câmara cuja estrutura seja compatível com as possibilidades logísticas da organização do Prémio. Todos os agrupamentos que queiram apresentar repertório que exija qualquer esforço de produção que exceda os meios disponibilizados pelo PJM, deverão apresentar um rider técnico detalhado e um pedido de autorização à Direção do PJM antes de submeterem a sua candidatura online.
Nota: O PJM tem uma base de dados com obras de autores portugueses dos séculos XX-XXI, disponível para consulta em https://antena2.rtp.pt/pjm/regulamentos-e-programas/obras-para-consulta/
CATEGORIA C | AGRUPAMENTOS VOCAIS A CAPPELLA
(com ou sem regente)
Disposições gerais:
– Formações: de 8 (mínimo) a 16 vozes (máximo)
– Vozes: agrupamentos podem ser formados por vozes mistas, vozes femininas ou vozes masculinas
– Idades dos candidatos:
– Cantores: nascidos a partir de 1 de outubro de 1999 (não são aceites candidaturas baseadas na média etária dos elementos integrantes dos agrupamentos)
– Regentes: nascidos a partir de 1 de outubro de 1994
– Repertório:
– Sem suporte instrumental (todo o repertório a cappella) e sem recurso a meios eletrónicos e/ou amplificação (i.e., exclusivamente acústico)
– O repertório da Eliminatória não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas na Pré-Eliminatória
– O repertório da Final não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do concurso
– Todos os elementos do agrupamento têm de interpretar a totalidade do repertório apresentado a concurso
PRÉ-ELIMINATÓRIA (por gravação áudio, entregue no formulário de inscrição)
– Duração mínima 10 minutos – duração máxima 20 minutos (contabiliza-se apenas o tempo de música interpretada)
– Número de obras (e / ou andamentos) livre, dentro dos tempos limite indicados
– O repertório apresentado deve ser de épocas e carácter diferentes
– Idiomas:
– Repertório apresentado deve incluir pelo menos uma obra cantada em português
– Podem ser interpretadas obras sem texto
ELIMINATÓRIA (prova presencial)
– Duração mínima 20 minutos – duração máxima 30 minutos (contabiliza-se apenas o tempo de música interpretada)
– Número de obras (e / ou andamentos) livre, dentro dos tempos limite indicados
– O repertório apresentado deve ser de épocas e carácter diferentes
– Pelo menos uma obra deverá ser de autor de nacionalidade portuguesa
– Idiomas:
– Repertório cantado em pelo menos dois idiomas diferentes
– Deve ser apresentada pelo menos uma obra cantada em português
– Podem ser interpretadas obras sem texto
FINAL (prova presencial)
– Duração mínima 25 minutos – duração máxima 35 minutos (contabiliza-se apenas o tempo de música interpretada)
– Número de obras (e / ou andamentos) livre, dentro dos tempos limite indicados
– O repertório apresentado deve ser de épocas e carácter diferentes
– Pelo menos uma obra deverá ser de autor de nacionalidade portuguesa
– Pelo menos uma obra deverá ser do séc XXI (i.e., data de composição da partitura)
– Idiomas:
– Repertório cantado em pelo menos três idiomas diferentes
– Deve ser apresentada pelo menos uma obra cantada em português
– Podem ser interpretadas obras sem texto
Para mais informações, contactar premiojovensmusicos@rtp.pt