O Ofício da Eloquência é um programa de Hugo Sanches que propõe uma visita guiada ao multiverso da Música Antiga. Na Antena 2 aos domingos pelas 17h00, repetindo aos sábados às 12h00. Episódios disponíveis na plataforma RTP Play.
Cantos de guerra e liberdade no Portugal da Restauração
7º episódio O Ofício da Eloquência
No episódio desta semana exploramos um lado menos conhecido do vilancico seiscentista, a sua dimensão política. A importância cultural e forte apelo popular do vilancico no século XVII, fizeram com que fosse colocado ao serviço da propaganda autonomista portuguesa durante a guerra da restauração contra Castela (1640-1668).
No mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, através de música meticulosamente arquitetada para empolgar as multidões que acorriam à celebração do Natal, incitava-se ao esforço de guerra, proclamando D. João IV como fénix renascida, uma figura quási-messiânica que libertaria o país dos grilhões castelhanos.
Mas cantava-se também uma outra liberdade. Nos vilancicos de negro, os africanos escravizados, cruelmente desterrados para um mundo de abjecta subjugação, apelam diretamente a Deus pela alforria.
Concluímos aqui o ciclo dedicado ao vilancico do século XVII, um género que pelo modo como, através da música, congrega poesia, teatro, devoção e política, constitui um dos mais ricos legados da nossa herança cultural.

O Ofício da Eloquência
SABER MAIS
Sons do poente dourado – I – O Mar da Música
SABER MAIS
Sons do poente dourado – III – Mel e Ouro
SABER MAIS