Temporada de Concertos Antena 2
4 Outubro | 19h00
Auditório do Liceu Camões
Entrada gratuita
Trio Mana
João Monteiro, baixo e composições
Jorge Moniz, bateria
Pedro Baião, piano
Programa
João Monteiro
– Hope
– Desert Sand
– Definitude
– Heavy Damage
Ruben Almeida
– Morning Fog
João Monteiro
– The Promised Land
– After Life
Mana de acordo com várias culturas do mundo, é o termo usado para descrever uma fonte de poder invocado através da energia presente na Natureza. O grupo nasceu da vontade do baixista João Monteiro querer criar um género de laboratório de estudo onde fosse possível a interpretação da sua música original sem restrições.
A formação não é fixa devido à componente logística mas os músicos com quem tem vindo a colaborar no âmbito deste projecto são: Jorge Moniz (bateria); Fábio Rodrigues (bateria); Pedro Baião (piano); Ruben Almeida (piano); Francisco Menezes (saxofone). O grupo apresenta-se ao vivo em trio, tendo marcado presença na última edição do Juncal Jazz Festival, entre outros locais.
Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
João Monteiro | Desde cedo revelou interesse pelo Jazz mas só aos 16 anos de idade começou a estudar esta linguagem em pequenas escolas de Jazz em Cascais (Interartes e Crescendo). Em 2011 iniciou a Licenciatura em Jazz e Música Moderna na Universidade Lusíada de Lisboa, onde estudou com os professores: Miguel Amado (Eléctrico – Baixo), Jorge Moniz (Combo), Vasco Mendonça (Composição, Harmonia), entre outros . Durante a sua formação teve oportunidade de assistir e participar em diversos Workshops e Masterclasses com grandes nomes do Jazz português e ícones do Jazz internacional. No terceiro ano da faculdade (2014) foi convidado a integrar o combo que representou a Universidade Lusíada no evento anual de Jazz do Teatro de S. Luís. O conjunto acabou por conquistar o 1º lugar na categoria de escolas superiores com o título de menção honrosa concedido pelo Júri (Carlos Barreto, Carlos Martins).
Após a conclusão da licenciatura, lança o seu primeiro disco original intitulado Unfinished usando seu nome artístico “Jomo”. Este disco conta com a participação dos músicos: André Fernandes – Guitarra; Iryna Brazhnik – Piano; Luís Candeias – Bateria; João Capinha – Saxofone e reúne temas originais da sua autoria.
Tem regularmente integrado diferentes projetos nacionais como músico freelance, entre os quais: Elisa (vencedora da edição de 2020 do Festival da Canção), Matay, Pedro e os Lobos, entre outros. Em 2022 foi convidado pela a agência que representou a artista de Jazz americana Hailey Tuck, a ser lider da sua banda em Portugal e colaborou neste projeto com os músicos: Pedro Baião (Piano), Fábio Rodrigues (Bateria) e João Carreiro (Guitarra).
Atualmente está a trabalhar no seu segundo disco de originais. O grupo tem o nome de Mana e este é um projeto colaborativo que conta com diversos músicos com os quais tem vindo a tocar ao longo dos anos.
Jorge Moniz | Estudou na Academia de Amadores de Música e no Conservatório Nacional onde concluiu o 7º grau do curso de Piano. Simultaneamente estudou bateria na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal. É licenciado em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa e Mestre em Etnomusicologia pela Universidade Nova de Lisboa. Concluiu o Doutoramento em Artes na Faculdade de Letras de Lisboa em 2017 com aprovação por louvor e distinção. Leciona no Conservatório Regional de Setúbal, Universidade Lusíada de Lisboa e Escola de Jazz Luiz Villas-Boas do Hot Clube de Portugal.
Ao longo do seu percurso como músico tem colaborado como baterista em inúmeros projetos na área da Pop e Jazz. Tem três álbuns em nome próprio Deambulações, Inquieta Luz e Cinematheque de 2010, 2014 e 2020, respetivamente.
Trabalha regularmente na área da composição para teatro, cinema e dança.
Pedro Baião | Iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos e aos 11 ingressou na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo no curso de piano. Deu diversos recitais a solo e realizou uma gravação para a RDP. Tocou sob direção da maestrina Joana Carneiro na Aula Magna. Ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do professor Jorge Moyano, tendo terminado a licenciatura em 2012. Até 2016 desempenhou funções de ensino, e nesse mesmo ano iniciou o mestrado em performance Jazz no Royal Welsh College of Music and Drama, em Cardiff, País de Gales.
Tendo finalizado o curso e regressado a Portugal dois anos depois, atualmente desempenha funções como professor, e, paralelamente, compositor, arranjador e performer. O seu percurso é definido pela sua dedicação determinada em aperfeiçoar as suas competências e pelo compromisso sincero em estimular o potencial de futuros músicos.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2