Temporada de Concertos Antena 2
16 Outubro | 19h00
Auditório do Museu do Oriente
Entrada gratuita
Carlos Ferreira & Pedro Emanuel Pereira
Carlos Ferreira, clarinete
Pedro Emanuel Pereira, piano
Programa
Apresentação do álbum XX-XXI
Francis Poulenc – Sonata para clarinete e piano, FP 184
I. Allegro tristamente (Allegretto – Très calme – Tempo allegretto)
II. Romanza (Très calme)
III. Allegro con fuoco (Très animé)
Joseph Horovitz – Sonatina para clarinete e piano
I. Allegro Calmato
II. Lento quasi andante
III. Con brio
Pedro Emanuel Pereira – Suite “Duas Igrejas” para clarinete e piano, op.7
I. Praeludium
II. Fado
III. Interludium
IV. Postludium
Álbum XX-XXI
Belo e grotesco, metafísica e empirismo, alegria e tristeza, vida e morte, esta polaridade é nos revelada neste trabalho discográfico. A magia do clarinete de Carlos Ferreira, funde-se numa embrionária simbiose com os sons do piano de Pedro Emanuel Pereira. XX-XXI reflete vivências do passado e do presente, numa viagem que nos revela ser atual e intemporal.
Neste primeiro álbum conjunto dos artistas, a simbiose entre os dois músicos magnetiza-nos da primeira à última nota, num trabalho sublime que figurará no futuro da história da música.
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Reinaldo Francisco
Carlos Ferreira | Natural de Paredes, é um dos mais proclamados clarinetistas da atualidade. Vencedor do 2º Prémio no ARD International Competition em Munique, do 3º Prémio e Prémio do Público no Concurso Internacional de Genebra e do WEMAG Soloist Prize do Festspiele Mecklenburg-Vormopern.
Carlos Ferreira é atualmente Clarinete Principal numa das principais orquestras mundiais, a Orquestra Nacional de França. É convidado regular dos principais festivais e salas mundiais. Tocou como solista com diversos ensembles e formações, entre os quais se destacam a Orquestra Filarmónica Portuguesa, Orquestra Filarmónica do Estado da Transilvânia, a Orquestra de Câmara de Genebra, a Münchener Kammerorchester, a Münchener Rundfunkorchester e a Orquestra Nacional de França. Academista da Orquestra Royal Concertgebouw em 2016, Carlos Ferreira continuou o seu percurso orquestral na Orquestra Filarmónica de Monte Carlo e posteriormente ocupou o lugar de Clarinete Principal na Orquestra Nacional de Lille e também na Orquestra Filarmónica de Londres.
Em música de câmara, atuou com músicos de renome mundial tais como Emmanuel Pahud, Ericle Sage, Paul Meyer, Lise Berthaud, Pierre Fouchenneret, Sarah Nemtanu, Quatuor Hermès, entre outros.
Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian enquanto estudava na Escola Superior de Música Reina Sofía em Madrid, na classe dos professores Michel Arrignon e Enrique Pérez Piquer. Posteriormente, ingressou no Conservatorium van Amsterdam na classe de Arno Piters, e no HEMU de Lausanne na classe de Florent Héau. Em Portugal, foi aluno de José Ricardo Freitas na Academia de Música José Atalaya e na ARTAVE, tendo concluído a licenciatura com Nuno Pinto na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto.
Carlos Ferreira é Artista D’Addarío e Artista Buffet Crampon.
Pedro Emanuel Pereira | Nasceu em 1990, na cidade de Guimarães, e é considerado um dos mais proeminentes pianistas e compositores portugueses da sua geração.
Com 5 anos de idade iniciou os seus estudos musicais e, três anos mais tarde, ingressou na classe de piano de Marian Pivka. Sob a sua tutoria, terminou o curso complementar de música na sua terra natal.
Aos 13 anos, apresentou-se a solo no Teatro D. Maria II em Lisboa, num recital gravado para a Antena 2 onde incluiu obras da sua autoria. Aos 15 anos, foi vencedor do Concurso Internacional de Piano “Cidade de San Sebastian” e do Concurso Internacional de Piano “Richard Viñes”, em Lleida, Espanha. Um ano mais tarde, estreou-se a solo no ciclo de piano da Casa da Música do Porto. Em 2008, obteve uma bolsa de estudo por parte da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo ingressado no Conservatório de Moscovo P.I. Tchaikovsky onde estudou nos seis anos seguintes na classe da pianista Vera Gornostaeva. Em 2014, terminou o curso com a mais alta distinção e, no ano seguinte, mudou-se para os Países Baixos, ingressando no Conservatório de Amesterdão na classe de Naum Grubert. Foi-lhe atribuída uma bolsa de mérito pela Fundação Jacques Vonk, tendo terminado o Mestrado em junho de 2017 com nota máxima e com distinção Cum Laude.
Durante os seus anos académicos, Pedro Emanuel Pereira participou em várias competições internacionais de música. Para além de vencedor do 1º Prémio e do Prémio Hvorostovsky no Concurso Internacional “PianoVoce”, em Moscovo, no ano de 2014, e do 1º Prémio no Concurso Internacional “Santa Cecília” no Porto, em 2017, foi laureado em mais de 20 concursos internacionais de piano. A sua carreira internacional proporcionou-lhe atuar um pouco por todo o mundo, tendo tocado em reconhecidos festivais em mais de trinta países.
Em 2018, Pedro Emanuel Pereira lançou o seu primeiro álbum, Russian Journey, para a editora KNS Classical. Após o sucesso do seu primeiro disco dedicado a obras dos compositores russos Sergei Rachmaninov e Sergei Prokofiev, o pianista e compositor apresentou-nos em 2020 o seu lado mais íntimo e recôndito, num disco dedicado em exclusivo a obras originais da sua autoria. No álbum Sons da Minha Terra, explora com singular mestria a relação entre a improvisação e a composição, numa abordagem que incorpora reminiscências da música tradicional portuguesa aliada à música de tradição erudita e clássica. Como compositor, Pedro Emanuel Pereira é autor de um vasto número de obras para piano solo, voz, música de câmara e música orquestral.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2