FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos
8ª edição | 2023
Ruas e diversos espaços da vila medieval voltam a ser animados por mais uma edição do Folio, entre 12 e 22 de Outubro. Durante onze dias, pode participar numa vasta e diversificada programação cultural, em torno dos livros e da palavra, mas também com inúmeras exposições e outros eventos, e tendo como tema o Risco.
Esta é uma edição marcada pela homenagem a José Pinho; livreiro, administrador da Ler Devagar e um dos fundadores do projeto Óbidos Vila Literária e do FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos.
A Antena 2, pela voz de Luís Caetano, traz-lhe, uma vez mais, entrevistas e conversas com muitos dos autores que passam por este Festival literário.
Também o repórter fotográfico Jorge Carmona acompanhou e registou esses acontecimentos e outros aspetos da folia que acontece nestes dias em Óbidos.
O FOLIO na Antena 2
com Luís Caetano
– Em A Ronda da Noite | 17 Out.
Duas conversas na Casa José Saramago – Biblioteca Municipal de Óbidos,
Com o escritor brasileiro Rafael Gallo
O seu primeiro romance, agora publicado pela Porto Editora, Rebentar, é o mote para a conversa com o mais recente laureado do Prémio José Saramago com a sua obra Dor Fantasma. Dois livros marcados pelo sofrimento humano, pelo amor e pelo ser progenitor.
Com escritor espanhol Jorge Carrión
O crítico cultural do The New York Times publicou este ano na Quetzal Editores, Contra a Amazon e outros ensaios sobre a humanidade dos livros, um livro-manifesto onde Carrión defende a figura do livreiro e da livraria contra o mundo impessoal da livraria global e algorítmica.
– Em A Força das Coisas | 21 Out.
Uma conversa de Luís Caetano
Com o escritor cubano Leonardo Padura
Pessoas Decentes é o seu novo romance com a história mais complexa e fascinante do detetive Mario Conde, a personagem do Quarteto de Havana. A narrativa situa-se em Havana, no ano de 2016, aquando da visita de Barack Obama ao país embargado, e a investigação de uma morte leva a ligações com uma outra, dias depois.
Padura mescla o género policial com retratos do quotidiano da sociedade cubana de um modo magistral, confirmando o seu estatuto de um dos mais importantes escritores latino-americanos da atualidade.
[em atualização]
Fotos Jorge Carmona / Antena 2