Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu
11 Abril | 18h30
Entrada gratuita sujeita a reserva
Carlo Curatolo | Luís Pipa
Carlo Curatolo, Guitarra
Carlo Curatolo | Luís Pipa
Carlo Curatolo, Guitarra
Luís Pipa, Piano
1ª Parte
Carlo Curatolo, Guitarra
Carlo Curatolo, Guitarra
Programa
D. Scarlatti (1685-1757) – Sonata K213
M. M. Ponce (1882-1948) – Sonatina Meridional
Campo
Copla
Fiesta
Campo
Copla
Fiesta
A. Barrios Mangoré (1885-1944) – Un Sueño en la Floresta
M. Castelnuovo-Tedesco (1895-1968) – El sueño de la razon produce monstruos from Caprichos de Goya op. 195
2ª Parte
Luís Pipa, Piano
Programa
Wolfgang A. Mozart (1756-1791) – Fantasia em Ré menor, K. 397
Andante-Adagio-Allegretto-Adagio molto*
*Final composto por Luís Pipa
Andante-Adagio-Allegretto-Adagio molto*
*Final composto por Luís Pipa
Óscar da Silva (1870-1958) – 3 Peças de Images, op. 6
I. Indécision
II. Naïveté
VI. Passion
I. Indécision
II. Naïveté
VI. Passion
Astor Piazzolla (1921-1992) – Milonga del angel
– La muerte del angel
– La resureccion del angel
– La muerte del angel
– La resureccion del angel
Transmissão direta
Realização e Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís
Carlo Curatolo (Grottaglie, Itália, 1988) iniciou os seus estudos de guitarra clássica com Pino Forresu, Francesco Taranto e Stefano Palamidessi. Em 2010 licencia-se no Conservatorio di Musica di Taranto e em 2016 finaliza o mestrado em Física na Sapienza Università di Roma.
Curatolo continuou os seus estudos musicais na Segovia Guitar Academy, em Pordenone, com Paolo Pegoraro e Adriano del Sal, e na Accademia Chigiana, em Siena, com Oscar Ghiglia. Atualmente encontra-se inscrito num curso de pós-graduação especializada em estudos avançados em Perfomance musical e interpretação no Conservatório de Parma dirigido por Lorenzo Micheli, Stefano Grondona, Giampaolo Bandini, Massimo Felici, Oscar Ghiglia, Thomas Müller-Pering, entre outros. Participou em várias masterclasses, nomeadamente com Carlo Domeniconi, Judicael Perroy, Jorge Cardoso, Leo Brouwer e Carlo Marchione.
Já venceu primeiros, segundos e terceiros prémios em muitos concursos internacionais, entre eles destacam-se o International Guitar Competition J.K. Mertz em Bratislava (Eslováquia), Tallinn International Guitar Competition (Estónia), Alirio Diaz International Guitar Competition em Roma (Itália), Alvaro Mantovani International Guitar Competition em Follonica (Itália), Omaggio a Niccolò Paganini International Guitar Competition em Parma (Itália), Incontri chitarristici di Gargnano International Guitar Competition em Gargnano (Itália), Ruggero Chiesa International Guitar Competition em Camogli (Itália), e London International Guitar Competition (Reino Unido).
Já venceu primeiros, segundos e terceiros prémios em muitos concursos internacionais, entre eles destacam-se o International Guitar Competition J.K. Mertz em Bratislava (Eslováquia), Tallinn International Guitar Competition (Estónia), Alirio Diaz International Guitar Competition em Roma (Itália), Alvaro Mantovani International Guitar Competition em Follonica (Itália), Omaggio a Niccolò Paganini International Guitar Competition em Parma (Itália), Incontri chitarristici di Gargnano International Guitar Competition em Gargnano (Itália), Ruggero Chiesa International Guitar Competition em Camogli (Itália), e London International Guitar Competition (Reino Unido).
Desde 2006 tem sido convidado para atuar em vários eventos culturais tanto como solista ou em ensemble. Em 2019 tem já agendados concertos em Itália, Áustria, Portugal, Eslováquia e Hungria ao mesmo tempo que cumpre a sua função de professor em Roma.
Carlo Curatolo toca uma guitarra feita por Mirko Migliorini (Lecco, Italy).
Carlo Curatolo toca uma guitarra feita por Mirko Migliorini (Lecco, Italy).
Luís Pipa é hoje um dos pianistas portugueses mais completos da sua geração. À originalidade das suas interpretações associa-se uma grande solidez conceptual, fruto de uma sólida formação académica.
Nascido na Figueira da Foz, iniciou os estudos de piano no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga com Natércia Gonçalves, prosseguindo mais tarde os estudos com Maria Teresa Xavier no mesmo Conservatório e no Conservatório de Música do Porto, onde se diplomou com distinção. Entre 1983 e 1986 aperfeiçoou-se na classe de concerto de Noel Flores na Hochscule Für Musik und Darstellende Kunst de Viena, tendo posteriormente obtido o grau de Master of Music in Performance Studies na Universidade de Reading, Inglaterra e o grau de Doutor (PhD) em Performance na prestigiada Universidade de Leeds, na sequência de uma investigação sobre o grande discípulo de Liszt, José Vianna da Motta.
Estudou ainda com as pianistas Helena Sá e Costa e Laura O’Gorman, mas também contactou com figuras como Sequeira Costa, Jörg Demus, Marian Ribicky e Graham Barber.
Desde muito cedo a sua vocação para o ensino levou-o a exercer funções docentes no Conservatório de Música de Braga, na Academia de Música de Viana do Castelo e na Universidade do Minho. Integrou por diversas vezes júris de concursos pianísticos, sendo frequentemente convidado a orientar masterclasses em Portugal e no estrangeiro.
Luís Pipa apresenta-se regularmente em recitais a solo, integrando grupos de câmara, ou como solista de diferentes Orquestras. Da sua colaboração com outros músicos destacam-se os nomes dos violinistas Gerardo Ribeiro, Sergey Arutyunian Eliot Lawson e Gustavo Delgado, os violoncelistas Paulo Gaio Lima, Jaroslav Mikus, Alexander Znachonak e Pavel Gomziakov, o flautista Olavo Tengner Barros, os clarinetistas Allessandro Carbonare e Vítor Matos, os cantores Elisabete Matos, Rui Taveira, Sara Braga Simões e Oliveira Lopes, e os maestros Gunther Arglebe, Christopher Bochmann, Miguel Graça-Moura, António Soares, António Baptista, Miguel Clavel, Vasco Faria, Vitor Matos, Alberto Roque, Francesco Belli, Ernst Schelle, Hans Casteleyn, Paulo Areias e José Alberto Pina. A ele se devem primeiras audições absolutas de algumas obras, nomeadamente dos compositores Luiz Costa, João Heitor Rigaud e Christopher Bochmann, sendo também autor de peças para piano, música de câmara e canções, bem como de publicações de carácter pedagógico e científico. Das suas mais recentes aparições, destacam-se para além de masterclasses em Portugal, Espanha e Itália, apresentações na Guimarães 2012 -Capital Europeia da Cultura, Festival Internacional de Música de Aveiro, Casa da Música (Porto), e em cidades como Viena, Oslo, Amesterdão, Helsínquia e La Valetta, para além da execução integral das sonatas para piano de Mozart, numa série de nove concertos em nove Igrejas Históricas da cidade de Viana do Castelo.
Tem-se interessado por outras formas de expressão artística, participando em projetos com os pintores Álvaro Rocha e De Miranda e os atores/encenadores António Durães e António Fonseca.
Luís Pipa apresenta-se regularmente em recitais a solo, integrando grupos de câmara, ou como solista de diferentes Orquestras. Da sua colaboração com outros músicos destacam-se os nomes dos violinistas Gerardo Ribeiro, Sergey Arutyunian Eliot Lawson e Gustavo Delgado, os violoncelistas Paulo Gaio Lima, Jaroslav Mikus, Alexander Znachonak e Pavel Gomziakov, o flautista Olavo Tengner Barros, os clarinetistas Allessandro Carbonare e Vítor Matos, os cantores Elisabete Matos, Rui Taveira, Sara Braga Simões e Oliveira Lopes, e os maestros Gunther Arglebe, Christopher Bochmann, Miguel Graça-Moura, António Soares, António Baptista, Miguel Clavel, Vasco Faria, Vitor Matos, Alberto Roque, Francesco Belli, Ernst Schelle, Hans Casteleyn, Paulo Areias e José Alberto Pina. A ele se devem primeiras audições absolutas de algumas obras, nomeadamente dos compositores Luiz Costa, João Heitor Rigaud e Christopher Bochmann, sendo também autor de peças para piano, música de câmara e canções, bem como de publicações de carácter pedagógico e científico. Das suas mais recentes aparições, destacam-se para além de masterclasses em Portugal, Espanha e Itália, apresentações na Guimarães 2012 -Capital Europeia da Cultura, Festival Internacional de Música de Aveiro, Casa da Música (Porto), e em cidades como Viena, Oslo, Amesterdão, Helsínquia e La Valetta, para além da execução integral das sonatas para piano de Mozart, numa série de nove concertos em nove Igrejas Históricas da cidade de Viana do Castelo.
Tem-se interessado por outras formas de expressão artística, participando em projetos com os pintores Álvaro Rocha e De Miranda e os atores/encenadores António Durães e António Fonseca.
Luís Pipa possui uma vasta produção discográfica que contempla repertório desde o barroco ao século XX incluindo, entre outras, obras de compositores como Bach, Scartatti, Mozart, Beethoven, Schubert, Schumann, Mendelssohn, Debussy, Khachaturian, assim como numerosas obras de compositores portugueses e algumas das suas próprias composições, como é o caso do seu CD Portugal, de 2009. Faixas deste CD figuraram na seleção oficial da companhia aérea portuguesa TAP, incluindo sonatas de Carlos Seixas e My Beautiful Blue Country, a sua aclamada versão introspetiva para piano solo do Hino Nacional de Portugal. Uma crítica publicada em dezembro de 2014 no Piano Journal considera este CD “notável e original” prevendo que a obra Suite Portugal deixará a sua marca em futuras antologias de música portuguesa, descrevendo ainda Luís Pipa como um pianista de grande “profundidade, poder e nobreza”, e a sua interpretação de obras de Vianna da Motta (CD, Toccata Classics, 2018) é descrita, na edição mais recente da mesma publicação, com palavras como “sedutora”, “profunda e comovente”, possuindo “magnitude e delicadeza de expressão”. Ainda em 2018 editou um duplo CD com obras de W. A. Mozart (Tradisom) tendo projetadas para 2019 novas edições em CD.
É professor de piano e música de câmara na Universidade do Minho, ocupando atualmente os lugares de Presidente da European Piano Teachers Association (EPTA) – Portugal e Vice-Presidente da EPTA internacional. Vem citado no Marquis Who’s Who in the World, tendo sido considerado um dos ‘Top 100 Educators 2012’ pelo International Biographical Centre.
É professor de piano e música de câmara na Universidade do Minho, ocupando atualmente os lugares de Presidente da European Piano Teachers Association (EPTA) – Portugal e Vice-Presidente da EPTA internacional. Vem citado no Marquis Who’s Who in the World, tendo sido considerado um dos ‘Top 100 Educators 2012’ pelo International Biographical Centre.
Para mais informações sobre o Festival, clicar aqui.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2