26 Novembro | 21h30
Lisboa
Coro Juvenil da Universidade de Lisboa
Erica Mandillo, Maestrina
João Lucena e Vale, piano
Leonor Cardoso, piano
João Lucena e Vale, piano
Leonor Cardoso, piano
Programa
Benjamin Britten – A Ceremony Of Carols
Fernando Lopes Graça – Três Esconjuros
– Bendito do Menino
– Agora Baixou o Sol
– A Laranja
– Bendito do Menino
– Agora Baixou o Sol
– A Laranja
João Camacho – Canção
Bela Bartok – Ne Hagyj Itt!
Maurice Ohanna – Neige sur les Orangers
Jukka Linkola – Work Song
Ernst Toch – Fuga Geográfica
João Vale – Era Uma vez
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís
Coro Juvenil da Universidade de Lisboa | O CIJUL fez a sua primeira apresentação pública em Junho de 2005, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa. Desde então, tem vindo a desenvolver uma nova linguagem, em que ao canto se associam a expressão corporal e teatral; linguagem essa que começa a fazer escola e a ter repercussões visíveis na forma de trabalhar de outros grupos congéneres.
O CIUL jáá realizou mais de cem concertos / espectáculos no país e no estrangeiro.
Erica Mandillo | Mestre em Biofísica pela Faculdade de Ciências de Lisboa, estudou piano e realizou o Curso de Canto do Conservatório de Lisboa. Em 2003, terminou o Curso de Encenação de Ópera da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo sido convidada para efectuar um estágio em Paris com o encenador Christian Gagneron. Foi membro do Coro Gulbenkian e do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, bem como fundadora e directora artística da Camerata Fiorentina e do Coro Infantil da Universidade de Lisboa, agrupamentos com os quais já realizou mais de uma centena de concertos no país e no estrangeiro e com os quais desenvolveu uma linguagem muito própria, que tem merecido os maiores elogios pela parte do público e da crítica.
No âmbito do seu trabalho com o CIUL, tem desenvolvido um intenso trabalho na área da encenação de ópera e direcção musical, nomeadamente com crianças e jovens, tendo apresentado trabalhos em salas como o CCB, o grande auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, o Teatro da Trindade, o Teatro Municipal de Almada, o Teatro Virgínia e o Centro Cultural Vila Flor, entre muitos outros. Tem realizado diversos workshops para professores de música e directores corais acerca das novas técnicas de trabalho coral com crianças e jovens, nomeadamente na Casa da Música (Porto). Em 2008, foi convidada a orientar as Actividades Artísticas do 2.º Ciclo do Colégio de São José, em Lisboa, tendo, em 2009, fundado o Coro de Câmara das Oficinas de São José. Já em 2012, integrou o corpo docente da Escola de Música do Conservatório Nacional (em Lisboa), sendo responsável por uma classe de Coro e Expressão Corporal.
João Lucena e Vale | Iniciou os estudos de piano aos 6 anos, tendo concluído o Curso Geral do Conservatório de Música do Porto. Posteriormente estudou na Universidade de Aveiro, com Olga Prats, Madalena Soveral e Vitalij Dotsenko, sendo licenciado em Ensino de Música. Estudou na École Normale de Musique de Paris com Marian Rybicki, onde obteve os diplomas de Piano e Musica de Câmara, nos níveis de Ensino, Execução e Concertista. Participou em várias Masterclass, com Dalton Baldwin, Jean Fassina, Helena Sá e Costa, D. Voskresensky e Chow Ching Lie. Atua regularmente como solista, em grupos de Música de Câmara ou Corais, tanto em Portugal como no estrangeiro (Brasil, Marrocos, Hungria, Bélgica, Holanda, Suíça, França), contribuindo para a divulgação da música portuguesa e estreando e divulgando obras de compositores portugueses, colaborando com as principais instituições culturais do país. Gravou, com o Coro Infantil da Universidade de Lisboa, um CD com canções de Delfina Figueiredo e um CD com o soprano Cláudia Pereira Pinto, com canções de Amílcar Vasques Dias.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2