16 Janeiro | 19h00
Auditório do
Entrada livre
Duarte Pereira Martins e Philippe Marques
Piano a quatro mãos
Programa
Igor Stravinsky (1882-1971) – Pétrouchka (1910-11, rev. 1947)
I. Dança Russa (do primeiro quadro)
II. Segundo quadro – No quarto de Pétrouchka
III. Dança da bailarina e Valsa (da bailarina e do mouro)
IV. Quarto quadro – Festa popular da Semana Gorda (ao fim da tarde)
I. Dança Russa (do primeiro quadro)
II. Segundo quadro – No quarto de Pétrouchka
III. Dança da bailarina e Valsa (da bailarina e do mouro)
IV. Quarto quadro – Festa popular da Semana Gorda (ao fim da tarde)
Fernando Lopes-Graça (1906-1994) – Melodias rústicas portuguesas (3º caderno – 1979)
I. Canto do S. João
II. Este ladrão novo
III. Deus te salve, ó Rosa
IV. S’nhora da Póvoa
V. Oração de S. José
VI. Pastoril transmontano
VII. A virgem se confessou
VIII. Canção de berço
IX. Ó da malva, ó da malvinha!
X. Martírios
XI. Maragato son
I. Canto do S. João
II. Este ladrão novo
III. Deus te salve, ó Rosa
IV. S’nhora da Póvoa
V. Oração de S. José
VI. Pastoril transmontano
VII. A virgem se confessou
VIII. Canção de berço
IX. Ó da malva, ó da malvinha!
X. Martírios
XI. Maragato son
Maurice Ravel (1875-1937) – Ma Mère l’Oye (1910)
I. Pavane de la Belle au bois dormant
II. Petit Poucet
III. Laideronnette, Impératrice des pagodes
IV. Les entretiens de la Belle et de la Bête
V. Le jardin féerique
I. Pavane de la Belle au bois dormant
II. Petit Poucet
III. Laideronnette, Impératrice des pagodes
IV. Les entretiens de la Belle et de la Bête
V. Le jardin féerique
Maurice Ravel (1875-1937) – La Valse (1919)
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís
Duarte Pereira Martins | Licenciado em piano pela Escola Superior de Música
de Lisboa, na classe de Jorge Moyano, concluiu o curso do Conservatório
Nacional com a classificação máxima, tendo aí estudado com Hélder Entrudo e
Carla Seixas. Fundou o MPMP, dirigindo a sua temporada de eventos durante as
três primeiras temporadas, mantendo agora o cargo de coordenador de projetos e
produção.
de Lisboa, na classe de Jorge Moyano, concluiu o curso do Conservatório
Nacional com a classificação máxima, tendo aí estudado com Hélder Entrudo e
Carla Seixas. Fundou o MPMP, dirigindo a sua temporada de eventos durante as
três primeiras temporadas, mantendo agora o cargo de coordenador de projetos e
produção.
É diretor artístico de inéditas gravações integrais das sonatas de
Carlos Seixas (por José Carlos Araújo) e João Domingos Bomtempo (por Philippe
Marques).
Carlos Seixas (por José Carlos Araújo) e João Domingos Bomtempo (por Philippe
Marques).
É diretor executivo da Glosas, revista de música, desde 2017.
Premiado em diversos concursos de piano, apresenta-se regularmente em concerto
por todo o país e estrangeiro, em variadas formações, com destaque para a
divulgação do património musical português. Realizou já gravações para a
RTP/Antena 2, para a TV Brasil (com Philippe Marques, no âmbito de uma
digressão realizada em 2014) e para a etiqueta do MPMP. Apresenta regularmente
estreias de obras de compositores contemporâneos, como foram os casos de João
Pedro Oliveira, Sérgio Azevedo, Amílcar Vasques-Dias ou Hugo Ribeiro. É membro
fundador do KVAR Ensemble, projeto em que trabalha obras maiores do repertório
camerístico para cordas e piano.
Premiado em diversos concursos de piano, apresenta-se regularmente em concerto
por todo o país e estrangeiro, em variadas formações, com destaque para a
divulgação do património musical português. Realizou já gravações para a
RTP/Antena 2, para a TV Brasil (com Philippe Marques, no âmbito de uma
digressão realizada em 2014) e para a etiqueta do MPMP. Apresenta regularmente
estreias de obras de compositores contemporâneos, como foram os casos de João
Pedro Oliveira, Sérgio Azevedo, Amílcar Vasques-Dias ou Hugo Ribeiro. É membro
fundador do KVAR Ensemble, projeto em que trabalha obras maiores do repertório
camerístico para cordas e piano.
Frequentou o curso de Engenharia Física Tecnológica
do Instituto Superior Técnico e termina, atualmente, o mestrado em
Empreendedorismo e Estudos da Cultura do ISCTE. Leciona atualmente na Escola
Artística de Música do Conservatório Nacional.
do Instituto Superior Técnico e termina, atualmente, o mestrado em
Empreendedorismo e Estudos da Cultura do ISCTE. Leciona atualmente na Escola
Artística de Música do Conservatório Nacional.
Philippe
Marques | Nasceu em 1991 na cidade de Lausanne,
na Suíça. Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional Silva
Marques com Catherine C. Paiva. Em 2006 foi admitido na Escola de
Música do Conservatório Nacional de Lisboa e lá completou o Curso de Piano com
20 valores, na classe de Hélder Entrudo.
Marques | Nasceu em 1991 na cidade de Lausanne,
na Suíça. Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional Silva
Marques com Catherine C. Paiva. Em 2006 foi admitido na Escola de
Música do Conservatório Nacional de Lisboa e lá completou o Curso de Piano com
20 valores, na classe de Hélder Entrudo.
Atua regularmente por todo o
país, destacando-se as apresentações no Jardim de Inverno do Teatro S. Luiz,
Teatro Nacional de São Carlos, Teatro da Trindade, CCB, Aula Magna da Reitoria
da Universidade de Lisboa, Palácio Nacional de Queluz e Palácio Nacional da
Ajuda. Como solista, estreou-se em 2011 com a Orquestra da Escola Superior de
Música de Lisboa, sob a direção de Vasco Pearce de Azevedo, interpretando o
primeiro concerto para piano de F. Liszt. Recentemente, apresentou o segundo concerto
para piano de J. D. Bomtempo e Rapshody in Blue, de G. Gershwin, com a
Orquestra Académica da Universidade de Lisboa, sob a direção de Tiago Oliveira.
Em 2014, participou numa digressão ao Brasil onde se apresentou em alguns dos
principais palcos de cinco cidades.
país, destacando-se as apresentações no Jardim de Inverno do Teatro S. Luiz,
Teatro Nacional de São Carlos, Teatro da Trindade, CCB, Aula Magna da Reitoria
da Universidade de Lisboa, Palácio Nacional de Queluz e Palácio Nacional da
Ajuda. Como solista, estreou-se em 2011 com a Orquestra da Escola Superior de
Música de Lisboa, sob a direção de Vasco Pearce de Azevedo, interpretando o
primeiro concerto para piano de F. Liszt. Recentemente, apresentou o segundo concerto
para piano de J. D. Bomtempo e Rapshody in Blue, de G. Gershwin, com a
Orquestra Académica da Universidade de Lisboa, sob a direção de Tiago Oliveira.
Em 2014, participou numa digressão ao Brasil onde se apresentou em alguns dos
principais palcos de cinco cidades.
Ao longo do seu percurso participou em masterclasses sob orientação de
conceituados professores, como Luiz de Moura Castro, Sequeira Costa, Artur
Pizarro e Dmitri Alexeev. Já estreou obras de vários compositores portugueses e
estrangeiros, entre os quais se destacam Edward Luiz Ayres d’Abreu, Nuno da
Rocha, Luís Salgueiro, Daniel Moreira, Hugo Ribeiro e Ana Seara. Colabora
regularmente com instituições como Orquestra Gulbenkian, Orquestra
Metropolitana de Lisboa e o Ensemble MPMP.
conceituados professores, como Luiz de Moura Castro, Sequeira Costa, Artur
Pizarro e Dmitri Alexeev. Já estreou obras de vários compositores portugueses e
estrangeiros, entre os quais se destacam Edward Luiz Ayres d’Abreu, Nuno da
Rocha, Luís Salgueiro, Daniel Moreira, Hugo Ribeiro e Ana Seara. Colabora
regularmente com instituições como Orquestra Gulbenkian, Orquestra
Metropolitana de Lisboa e o Ensemble MPMP.
Finalizou em 2014, com a máxima
classificação, o Mestrado em Música na Escola Superior de Música de Lisboa, sob
a orientação de Miguel Henriques. Leciona atualmente no Conservatório
de Música da Metropolitana, na Escola Profissional Metropolitana e na Escola
Artística de Música do Conservatório Nacional.
classificação, o Mestrado em Música na Escola Superior de Música de Lisboa, sob
a orientação de Miguel Henriques. Leciona atualmente no Conservatório
de Música da Metropolitana, na Escola Profissional Metropolitana e na Escola
Artística de Música do Conservatório Nacional.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2