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24 fev, 2020, 15:05
Os Lieder de Beethoven | 27 Fevereiro
Teatro Nacional de São Carlos
27 Fevereiro | 18h30
Foyer do
Entrada Livre
Pelos 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven (1770—1827)
Raquel Alão, soprano
João Rodrigues, tenor
João Paulo Santos, piano
Os Lieder de Beethoven
Programa
Wolfgang Amadeus Mozart – Abendempfindung, K. 523 (Joachim Heinrich Campe) 1787
Ludwig van Beethoven – Adelaide, Op. 46 (Friedrich Matthisson) 1795-96
Ludwig van Beethoven – Abendlied unterm gestirnten Himmel, WoO 150 (Heinrich Goeble) 1820
– An die Hoffnung, Op. 94 (Tiedge) 1813-15
– Der Wachtelschlag, WoO 129 (Samuel Friedrich Sauter) 1803
Ludwig van
Beethoven –
Mignon, Op. 75 nº 1 (Johann Wolfgang Goethe) 1809
– Neue Liebe, neues Leben, Op. 75 nº 2 (Johann Wolfgang Goethe) 1809
– Aus Goethes Faust, Op. 75 nº 3 (Johann Wolfgang Goethe) 1809Franz
Schubert –
Gretchen am Spinnrade, Op. 2 (Johann Wolfgang Goethe) 1814
Wolfgang Amadeus Mozart – Als Luise die Briefe ihres ungetreuen Liebhabers verbrannte, K. 520 (Gabriele von Baumberg) 1787
Ludwig van Beethoven – Als die Geliebte sich trennen wollte, WoO 132 (Stephan von Breuning) 1806
Joseph Haydn – Fidelity, Hob. XXVIa:30 (Anne Hunter) 1794
Ludwig van Beethoven – Lied aus der Ferne, WoO 137 (Christian Ludwig Reissig) 1809
– An die ferne Geliebte, Op. 98 (Alois Isidor Jeittles) 1816
1. Auf dem Hügel sitz ich
2. Wo die Berge so blau
3. Leichte Segler in die Höhen
4. Diese Wolken in die Höhen
5. Es kehret der Maien
6. Nimm sie denn hin, diese Lieder
– Odi l’aura che dolce sospira, Op. 82 nº 5, 1809
Gravação para posterior transmissão
Produção: Anabela Luís
Raquel Alão | Licenciada em Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Setúbal, concluiu o Curso de Canto da Escola de Música do Conservatório Nacional, onde estudou sob a orientação da professora Filomena Amaro, com a classificação final de 20 valores. Foi galardoada com o Terceiro Prémio para Voz Feminina no Concurso Nacional de Canto Luísa Todi (2007) e esteve integrada no Programa Jovens Intérpretes do Teatro Nacional de São Carlos durante a temporada de 2009/2010. Foi membro do Coro da Fundação Calouste Gulbenkian entre 2001 e 2006. É coralista do Coro do Teatro Nacional de São Carlos desde 2007.
Lecionou Educação Musical no Ensino Básico entre 2000 e 2003, tendo dinamizado diversos Clubes da Música. Entre 2011 e 2015 ensinou canto (à faixa etária dos 6 aos 15) no âmbito do Curso de Teatro Musical da EDSAE (Escola de Danças Sociais e Artes do Espectáculo S.A.). Foi também maestrina do Coro Infantil e professora de canto do Coro Juvenil do Coral Luísa Todi em 2012.
Na ópera foi a Königin der Nacht, em 2008 n’A Flauta Mágica para jovens, no Teatro Nacional de São Carlos, sob a direção de Cesário Costa e Julia Jones. Durante a temporada de 2009/2010 foi Belinda em Dido e Eneias de Purcell, Berenice em L’Occasione fa il ladro de Rossini e Fada Azul em A Bela Adormecida de Respighi no Teatro Nacional de São Carlos; e Jovem Suicida/Ofélia em Os Mortos Viajam de Metro de Hugo Ribeiro no Teatro Municipal São Luiz. Em 2011 foi novamente Königin der Nacht, no festival Seefestspiele Berlin, na ópera Die Zauberflöte, encenada pela conceituada Katharina Talbach e dirigida por Judith Kubitz, com a Kammerakademie Potsdam e o Neuer Kammerchor Potsdam. Em 2015, retomou o papel de Belinda em Dido e Eneias, numa versão para crianças no Teatro Nacional de São Carlos.
João Rodrigues | Nasceu em Lisboa. Integrou vários elencos de óperas. Como solista, colaborou com as principais orquestras portuguesas e cantou, em estreia absoluta, O meu Poemário Infantil, de E. Carrapatoso (concerto com transmissão direta para a União Europeia de Rádios), e a Oratória Popular, de Nuno Côrte-Real. Apresentou-se em recital, no Teatro São Luiz, com o pianista Nuno Vieira de Almeida, e em concerto, no TNSC, com João Paulo Santos. Participou no concerto final da 1ª edição do Festival ao Largo, sob a direção do maestro David Levi.
João Rodrigues estudou canto na Escola de Música do Conservatório Nacional com Filomena Amaro e na Escola Superior de Música de Lisboa com Luís Madureira, Helena Pina Manique e Elsa Saque. Realizou o seu aperfeiçoamento com João Lourenço.
João Paulo Santos | Concluiu o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional, com Adriano Jordão. Trabalhou com Helena Costa, Constança Capdeville, Elizabeth Grümmer, entre outros. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, em Paris, entre 1979 e 1984. Foi Maestro Assistente do Coro do Teatro Nacional de São Carlos de 1984 a 1990, altura em que foi nomeado Maestro Titular, até 2004. Desempenha as funções de Director de Estudos Musicais e Director Musical de Cena do mesmo Teatro. Paralelamente desenvolve uma intensa actividade como chefe de orquestra. Na qualidade de pianista apresenta-se a solo, em grupos de câmara, acompanhando cantores, e em duo com a violoncelista Irene Lima desde 1985. Gravou vários discos e foi galardoado com o Prémio Acarte 2000 pela direcção musical de The English Cat.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2