42º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim
9 a 24 Setembro
Cine-Teatro Garrett • Igreja Matriz • Igreja Românica | S. Pedro de Rates
Desde a sua criação em 1979, sob proposta do pianista Sequeira Costa, o Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim tem orientado a sua programação obedecendo a quatro objetivos fundamentais: apresentação de intérpretes de nível internacional e dos músicos portugueses mais relevantes, lançamento de jovens intérpretes portugueses, ainda desconhecidos do grande público, valorização dos monumentos arquitetónicos da região como espaços de concerto, e promoção da região em Portugal e no estrangeiro.
Neste ano atípico, e com medidas adaptadas às normas indicativas da DGS, e por isso com menor presença de público, o Festival conta com uma conferência e nove concertos, seis dos quais são gravados pela Antena 2 para posterior transmissão.
Programação
9 Set. | 21h00
Cine-Teatro Garrett
Conferência | Rui Vieira Nery, musicólogo
Rui Vieira Nery, que acompanha o festival desde 1998, profere mais uma das suas muito aguardadas conferências. Figura distinta no meio cultural nacional, o musicólogo foi Presidente da Comissão Científica da candidatura do Fado português à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO).
10 Set. | 21h45
Igreja Matriz | Gravação Antena 2
Divino Sospiro, agrupamento instrumental
Andreas Scholl, contratenor
Massimo Mazzeo, direcção musical
Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736) – Stabat Mater
“O Divino Sospiro tem-se destacado, nos seus já 15 anos de existência, como uma das mais interessantes orquestras de câmara barrocas e certamente um dos projetos mais estimulantes no campo da música antiga em Portugal, com um reconhecimento que passa fronteiras.”
12 Set. | 21h45
Cine-Teatro Garret | Gravação Antena 2
Programa
Claude Debussy (1862-1918) – Integral dos Estudos
Franz Liszt (1811-1886) – Estudos de Execução Transcendente
O pianista fez-se notar internacionalmente em 2001 como vencedor do concurso Arthur Rubinstein, em Tel Aviv, conquistando nove anos depois, o Gilmore Artist Award. O apuro técnico, a versatilidade e a curiosidade natural, são alguns do traços que orientam a carreira do pianista Kirill Gerstein. Ao longo de um extenso repertório, que se estende J. S. Bach a T. Adès, as suas interpretações emanam inteligência artística e clareza de expressão.
15 Set. | 21h45
Igreja Matriz | Gravação Antena 2
Ex-Hilliard Ensemble, agrupamento vocal
Christoph Poppen, violino
Programa
Na música do período Barroco, o uso de números na transmissão de segredos e enigmas era comum, e os estudos acerca de Bach iluminaram novos “significados” nas suas obras sagradas. Morimur explora as referências codificadas e as mensagens ocultas na sua sua música para violino solo, abrindo uma janela para o pensamento de Bach no momento em que foi profundamente afetado pela morte súbita e trágica da sua esposa, Maria Barbara, em 1720.
Igreja Românica S. Pedro de Rates
Pablo Márquez, guitarra
Enquanto Lechner e Márquez interpretam algumas das canções mais celebradas de Schubert (Die Nacht, Nacht und Träume e Der Leiermann), enquadrando elegantemente os encantadores Trois Nocturnes originalmente escritos para violoncelo e guitarra por Friedrich Burgmüller (1806-1874), e a sonata Arpeggione de Schubert.
17 Set. | 21h45
Igreja Românica S. Pedro de Rates
P. Vasks (1946)
L. V. Beethoven (1770-1827)
As suas gravações receberam várias distinções importantes, incluindo o ECHO Klassik 2006 e 2015, o Prémio da Crítica Alemã 2001 e o Prémio Würth Jeunesses Musicales Germany 2007.
18 Set. | 21h45
Igreja Matriz | Gravação Antena 2
António Saiote, clarinete
Ludwig van Beethoven (1770-1827)
Johannes Brahms (1833-1897)
O Quarteto Verazin foi criado em 2007 pela Associação Pró-Música sendo desde então agrupamento residente do FIMPV, integrando-se regularmente na sua programação.
Cine-Teatro Garret | Gravação Antena 2
Jesús Rueda (1961-)
Eduardo Patriarca (1970-)
Cine-Teatro Garret
Rafael Kyrychenko, piano | vencedor do Prémio Jovens Músicos 2019
Programa
Alexander Scriabin (1872-1915)
César Franck (1822-1890)
Claude Debussy (1862-1918)
Johannes Brahms (1833-1897)
Telmo Costa ganhou concursos nacionais e internacionais, dos quais se destacam o Golden Prize-Vienna International Music Competition, 1º Prémio no North International Music Competition e o 1º Prémio no Prémio Jovens Músicos na categoria clarinete nível superior. Neste mesmo concurso foi-lhe ainda atribuído o Prémio Maestro Silva Pereira. Em 2019 ganhou o lugar de academista na orquestra sinfónica de Lucerne e o lugar de Solista A co-principal na Orquestra Gulbenkian.
Rafael Kyrychenko, natural da ilha de São Miguel, Açores, começou a tocar piano aos 5 anos de idade com a sua mãe, Cristina Pliousnina. Entre os prémios dos últimos anos, destaca-se o 1º prémio no 4th Aarhus International Piano Competition. Tendo estudado na Queen Elisabeth Music Chapel na Bélgica, orientado pela Maria João Pires, atualmente frequenta o 2º ano de mestrado no Conservatorio Real de Bruxelas com Daniel Blumenthal, tendo sido aceite em 2019 na Academia Internacional de Piano em Imola, com Leonid Margarius.
24 Set. | 21h45
Igreja Matriz | Gravação Antena 2
Kölner Akademie, agrupamento barroco
Michael Willens, direção musical
Albrecht Mayer, oboé
Antonio Vivaldi (1678-1741)
Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Benedetto Marcello (1686-1739)
É um agrupamento único, sediado em Colónia, que interpreta obras dos séculos XVII a XXI em instrumentos modernos e de época com solistas convidados de renome mundial. As suas aparições no FIMPV foram sempre recebidas com grande êxito pelo público e crítica especializada.
Albrecht Mayer, oboé solo da Orquestra Filarmónica de Berlim, apresenta-se regularmente em todo o mundo como solista e em agrupamentos de câmara nos principais festivais internacionais. Os seus parceiros de música de câmara incluem Hélène Grimaud, Leif Ove Andsnes, Lars Vogt e Thomas Quasthoff. Recebeu o prémio “Instrumentista do Ano” ECHO-Klassik por duas ocasiões, em 2004 e 2010