Por estes dias, o Festival TODOS regressa a Lisboa, mais concretamente ao bairro de Santa Engrácia, com espetáculos, exposições, visitas guiadas, arte urbana e gastronomia numa festa para toda a família, em espaços de encontro e de partilha intercultural.
A Antena 2 foi percorrer as ruas de Santa Engrácia, captando breves retratos de alguns dos seus habitantes, dando voz ao seu quotidiano, registando as suas expressões e gestos. Pequenos apontamentos que são emitidos entre 2ª e 6ª feira, no programa da manhã.
14 a 18 Setembro | 9h00
Reportagem | Retratos de habitantes de Santa Engrácia
Uma reportagem (áudio) de Isabel Meira
e (fotográfica) de Jorge Carmona
2ª feira, 14 Setembro | 9h00
António Bandeira, proprietário do único talho que subsiste no bairro, já conheceu várias gerações de moradores. Enquanto arranja a carne para clientes, fala da solidariedade entre vizinhos, do seu quotidiano de trabalho, das dificuldades do comércio local, agravadas pela pandemia.
Para ouvir, clicar aqui.
3ª feira, 15 Setembro | 9h00
Joaquim Batista, tesoureiro do Mirantense Futebol Clube, fala da sua coletividade com vivacidade: da origem do nome do clube, celebrando os vários mirantes do bairro, das atividades do clube, agora cingidas a jogos de salão e a alguns almoços de associados, pois apesar de já terem tido várias modalidades, atualmente não podem proporcionar qualquer modalidade desportiva.
Para ouvir, clicar aqui.
4ª feira, 16 Setembro | 9h00
Olívia Rosenberg e Ulisses Lociks, um casal austríaco-brasileiro ligado às artes, escolheu o bairro como sua casa e para abrir o espaço da sua Galeria EPA – Espaço de Produção Artística.
Para ouvir, clicar aqui.
5ª feira, 17 Setembro | 9h00
José Gonçalves é um dos poucos columbófilos ainda em competição no bairro. Trabalhador da construção civil, a columbofilia é a sua paixão desde jovem. Cria e cuida dos pombos-correios desde a ‘maternidade’, treinando-os para os concursos.
Para ouvir, clicar aqui.
6ª feira, 18 Setembro | 9h00
António Lourenço, octagenário, natural de Castelo Branco, veio jovem trabalhar para Lisboa, Depois de vários ofícios, comprou uma venda no bairro e foi ficando até hoje.
Hortênsia Silva, costureira de alfaite, foi para o bairro quando se casou. Viúva precocemente, criou sozinha os três filhos, em Santa Engrácia.
Dois habitantes que fizeram grande parte da sua vida neste bairro que é durante quatro dias ocupado e habitado por TODOS.
Para ouvir, clicar aqui.