12 março | 19h00
Transmissão direta
a partir do Auditório do
Museu Nacional de Arte Antiga
Entrada Livre
Concerto Laureados Folefest 2024
17º Concurso de Acordeão
João Dionísio | Maria Ornelas | Rafael Nunes | ExoDuo
João Dionísio | 1º Prémio | Categoria B e prémio melhor intérprete
Maria Ornelas | 1º Prémio | Categoria C
Rafael Nunes | 1º Prémio | Categoria D
ExoDuo | 1º Prémio | Música de Câmara – Nível Superior
Gabriel Teixeira, percussão; Francisco Martins, acordeão
Programa
[João Dionísio]
J. S. Bach – Invenção nº 9 Fá menor BWV 780
Anatoly Kusyakov – Three Miniatures (2º e 3º and.)
Davor Bobic – Sonata nº 2 (1º and.)
[Maria Ornelas]
Jozef Podprocky – Prelúdio Rapsódico
Leonid Malinovsky – Dedication to Jean Sibelius
Per Norgard – Introduction & Toccata
[Rafael Nunes]
Vladimir Bonakov – Sinfonia nº 1
Maestoso
Adagio
Grave
Andantino
[ExoDuo]
Patrick McGraw – Three pieces for accordion and percussion
-
-
-
-
- Toccata
- Reflection
- Dialog
-
-
-
Torbjörn Lundquist – Duell
Transmissão em direto
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Zulmira van Holstein
João Dionísio | Nasceu em Sintra, no ano de 2010. Começou os seus estudos musicais em 2017 na Academia de Música de Alcoitão. Em 2021 foi admitido no instrumento acordeão na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Desde aí, frequenta a classe do professor Paulo Jorge Ferreira. Em 2023 participou no Concurso Folefest, onde obteve o primeiro prémio da categoria A e também o prémio de melhor intérprete. No mesmo ano, foi segundo classificado no Concurso Jovem.com promovido pelos conservatórios oficiais de música, destinado a alunos de todos os instrumentos.
Em 2024 participou no programa televisivo Got Talent Portugal, onde chegou à fase de apuramento. Participou também no concurso Folefest 2024, obtendo o primeiro prémio da categoria B e igualmente o prémio melhor intérprete. Participou em Master-Classes com os acordeonistas Paulo Jorge Ferreira, Samuele Telari, José Valente e Ivan Šverko.
Maria Inês Ornelas | Nasceu em 2007 no Funchal, Ilha da Madeira. Incentivada pelos seus pais e com o objetivo de desenvolver outras habilidades, aos 7 anos iniciou os seus estudos musicais na Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM), atual Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA), nos Cursos Livres em Artes, na atividade de Acordeão, sobre orientação do professor Slobodan Sarcevic.
A procura de outros desafios que permitem uma nova dinâmica de estudo e que favorecem o progresso académico, artístico, emocional e social, a Maria Inês aceitou o repto do seu professor em participar nos concursos de acordeão. Os resultados obtidos foram reconhecidos na Região recebendo vários reconhecimentos dos quais, o Voto de Congratulação do Município de Câmara de Lobos, o Louvor do Conservatório – Escola Profissional das Artes e o Voto de Congratulação da Assembleia Regional da Madeira representam o maior destaque.
Atualmente, a jovem frequenta o 2º ano do Curso Profissional de Instrumentista no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira tendo a conclusão deste curso o objetivo atual. Posteriormente, pretende completar o curso superior em acordeão e futuramente ser acordeonista, participar em diversos projetos musicais e contribuir para a promoção do acordeão.
Rafael Nunes | Nasceu em 2004, em Vila Nova de Poiares, e iniciou os seus estudos em 2012 na Escola de Concertinas de Serpins. Em 2014, começou a estudar na Academia de Música de Coimbra, inicialmente com aulas de formação musical, e posteriormente na aprendizagem do acordeão com Márcio Cabral. No ano letivo de 2017/2018 ingressou no Conservatório de Música de Coimbra na classe de Paulo Neto, onde concluiu o Curso Secundário de Música com 20 valores na sua Prova de Aptidão Artística. Atualmente frequenta o 2º ano da Licenciatura em Música – Variante de Instrumento na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), em Castelo Branco, na classe de Paulo Jorge Ferreira.
Ao logo do seu percurso frequentou masterclasses com Paulo Jorge Ferreira, João Barradas, José Valente, Samuele Telari e Ivan Sverko.
É laureado de alguns concursos nacionais e internacionais, de onde se destacam o 1º Prémio na categoria International Open Trophée 16 & Under Classique, inserido no 69º Troféu Mundial de Acordeão, o 1º Prémio na categoria C do 15º Concurso de Acordeão Folefest e o 1º Prémio na Categoria D do 17º Concurso de Acordeão Folefest.
Como compositor, conta com o 1º prémio no concurso Nano Músicos Eletroacústicos, realizado em Dezembro de 2022, organizado pelo Festival DME, com a sua obra Nonsense para acordeão e eletrónica, e com a estreia da obra Fragmentos, dedicada ao Fragmentos Ensemble, no 17º Festival Síntese, organizado pelo Síntese GMC.
ExoDuo | Constituído por Francisco Martins (acordeão) e Gabriel Teixeira (percussão), é um grupo de música de câmara formado na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco em 2021, sob a orientação artística de Paulo Jorge Ferreira.
O duo conquistou o 1º prémio nas edições de 2022 e 2024 do Concurso Folefest, na categoria F – nível superior de música de câmara.
Em 2023 estrearam a obra Temperamentos de Paulo Jorge Ferreira.
Ao longo deste percurso, tem vindo a participar em vários concertos com o objetivo de apresentar o repertório existente para esta formação.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2