4 Abril | 19h00
Museu Nacional Grão Vasco, Viseu
Judicaël Perroy
Recital de guitarra
Judicaël Perroy, guitarra
Programa
Johann Kaspar Mertz (1806-1856) – Hungarian Fantasy
Johann Sebastian Bach (1685-1750) – Suite BWV 995 (Transcrição: Tilman Hoppstock)
– Prélude
– Allemande
– Courante
– Sarabande
– Gavotte I & II
– Gigue
Johann Sebastian Bach (1685-1750) – Concerto em D Maior (a partir de Antonio Vivaldi) BWV 972 (Arranjo: Judicaël Perroy)
– Allegro
– Larghetto
– Allegro
Enrique Granados (1867-1916) – Danzas Españolas op. 37, nº1 Galante (Transcrição: Manuel Barrueco)
– La Maja De Goya (Transcrição: David Russel)
Isaac Albéniz (1860-1909) – Sevilla (Transcrição: Manuel Barrueco)
Astor Piazzolla (1921-1992) – Libertango (Arranjo: Sergio Assad)
Judicaël Perroy, guitarrista de nomeada cuja carreira é distinguida por prémios em importantes concursos internacionais, incluindo o 1º prémio no prestigiado concurso da Guitar Foundation of America, apresenta um programa que enfatiza a sua sensibilidade musical. A seleção de obras faz um percurso desde a Fantasia Húngara de Johann Kaspar Mertz até interpretações íntimas de Enrique Granados e Isaac Albéniz, passando pela mestria contrapontística de J. S. Bach, incluindo uma transcrição própria do Concerto em D Maior, BWV 972.
Perroy traz à vida cada peça com interpretações que prometem capturar a essência dos compositores já referidos, mas também a música de inspiração popular argentina de Astor Piazzolla, numa transcrição do grande Sérgio Assad.
Com uma carreira que inclui gravações aclamadas e uma dedicação ao ensino, agora como membro do corpo docente do Conservatório de Música de São Francisco (EUA), este concerto é uma oportunidade imperdível de testemunhar um dos grandes talentos da guitarra clássica da atualidade.
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís
Judicaël Perroy | Conhecido como um extraordinário guitarrista virtuoso e músico com vários prémios em grandes concursos. Em 1997 obteve o 1º prémio do 15º concurso Guitar Foundation of America com um prémio constituído por uma tournée com mais de 60 concertos e masterclasses nos Estados Unidos e Canadá. Durante essa tournée no continente norte-americano, deu também vários concertos em França com gravações ao vivo na France-Musique, seguido por muitos recitais pelo mundo.
Em 1996 obteve o 1º prémio da sua classe, no Conservatório Nacional de Música e Dança em Paris. Em 1994 obteve o diploma de Concertista pela École Normale de Musique em Paris sob a orientação de Alberto Ponce. Ainda nesse ano ganhou o 1º prémio na 7ª edição do Concurso Internacional de Bourg-Madame. Continuou os seus estudos com Roberto Aussel e Daniel Lavialle.
Foi professor na École Nationale de Musique d’Aulnay-sous-Bois desde1995 até 2004. Perroy tem o Certificado de Aptitude (CA) e tem lecionado na Ecole Nationale de Musique Blanc-Mesnil de 1995 até 2004.
A Mel Bay Publications gravou e publicou o seu concerto ao vivo em Lubbock (Texas). Gravou também o CD Aspen Suite assim também como o seu CD mais recente com a etiqueta francesa Quantum que obteve louvores e 5 “Diapason”, um prémio da Revista Diapason. Gravou dois CDs para a coleção Bayard Presse Meditation. Mais recentemente gravou um CD com obras de Bach para a etiqueta Naxos com uma performance impressionante e sem precedentes da segunda partita para cravo transcrita para guitarra.
Em 2016 gravou um CD de música de Ponce (Naxos) que apresenta a estreia da Sonata nº 2, e um novo CD (Contrastes Records) intitulado Paris é uma solidão povoada.
Em 2017, foi nomeado para o corpo docente do Conservatório de Música de São Francisco nos EUA.
Mais informações em Música da Primavera