Ciclo Música & Revolução
19 abril | 21h00
Sala Suggia,
Casa da Música, Porto
O espírito revolucionário que quebra com o passado e desenha novos amanhãs celebra-se no festival Música & Revolução, da Casa da Música. Nos 50 anos da Revolução dos Cravos, evocam-se os ideais e as lutas pela liberdade que abriram o país ao mundo. Lembra-se a música de Jorge Peixinho, Fernando Lopes-Graça, Constança Capdeville e Emmanuel Nunes, figuras tutelares da nova música em Portugal, e o espaço que criaram para os novos compositores. Deste ciclo fazem parte conferências, exibição de um documentário acerca de Emmanuel Nunes, homenageia-se em concertos José Afonso e Carlos Paredes, entre outros eventos.
Esta é a Madrugada
Daniel Moreira musicou poemas de Sophia de Mello Breyner dedicados ao 25 de Abril, dando forma a uma nova obra que junta no mesmo palco a Orquestra Sinfónica, o Coro Casa da Música e o Coro Infantil. Esta é uma das estreias mundiais imperdíveis que marcam este concerto revolucionário.
A outra, a versão orquestral de American Settings de Vasco Mendonça, conta com a magnífica voz do contratenor inglês Iestyn Davies para interpretar textos interventivos de autores norte-americanos dos nossos dias. São poemas sensíveis onde predomina a abordagem aos problemas sociais, ao racismo e ao neocolonialismo. Racismo esse que remeteu ao quase esquecimento Vicente Lusitano, o compositor português que mais se destacou no meio musical da Roma quinhentista.
Um programa bem alinhado com a figura que lhe serve de mote, Jorge Peixinho, compositor atento e inscrito nas tensões sociais e políticas em torno da Revolução dos Cravos. A sua arte era revolucionária na essência e uma tradução dos tempos em que vivia, tendo-se tornado uma das figuras tutelares da música contemporânea portuguesa.
1ª parte
Remix Ensemble Casa da Música
Peter Rundel, direção musical
Victor Pereira, clarinete baixo
Digitópia, eletrónica
2ª parte
Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música
Coro Casa da Música
Coro Infantil Casa da Música
Brad Lubman, direção musical
Iestyn Davies, contratenor
Digitópia, eletrónica
Programa
Jorge Peixinho – Meta-Formoses, concerto para clarinete baixo
Pedro Lima – Talkin(g) (A)bout My Generation
Vasco Mendonça – American Settings
[estreia mundial da versão orquestral]
Daniel Moreira – A Madrugada, para coro, orquestra e eletrónica,
sobre poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen
[estreia mundial; encomenda Casa da Música]
Concerto gravado pela Antena 2
Produção: Alexandra Louro de Almeida, Centro Produção do Norte/RTP
+ Informações em Casa da Música