13 Junho | 18h00
Programa Mezza-Voce
Apresentação e Realização: André Cunha Leal
Produção: Susana Valente
Uma História da Ópera
Gaetano Donizetti | Don Sébastien, roi du Portugal
Don Sébastien: Giuseppe Filianoti (T)
Zayda: Vesselina Kasarova (MS)
Don Juan de Sylva: Alastair Miles (B)
Abayalos: Simon Keenlyside (BT)
Camões: Carmelo Corrado Caruso (BT)
Don Henrique: Robert Gleadow (B)
Don Antonio: John Upperton (T)
Coro e Orquestra da Royal Opera House
Direção de Mark Elder
Don Sébastien, roi du Portugal
Ópera em cinco atos
Música de Gaetano Donizetti (1797-1848)
Libreto de Eugène Scribe (1791-1861)
Don Sébastien, roi du Portugal narra, de forma ficcionada, a história da expedição de Alcácer Quibir. Integram a comitiva de D. Sebastião Camões e Zayda, uma princesa do norte de África condenada a morrer na fogueira por ter tentado escapar de um convento depois da sua conversão ao cristianismo, mas salva pela intervenção do rei. Apesar do regresso do monarca, D. António usurpa o trono e faz tudo para manter o sobrinho afastado do poder, frustrando os esforços de Camões e de Zayda.
Para saber mais sobre o argumento desta ópera, clicar aqui.
A figura de D. Sebastião chegou ao libretista através do drama Dom Sébastien de Portugal, de Paul Fucher, representado no Teatro de la Porte Sait-Martin em Paris, em 1838. A peça foi um sucesso e Léon Pillet, o director da Ópera de Paris, pediu a Eugène Scribe que preparasse um libreto para uma ópera de cinco atos sobre o tema. Inicialmente o libreto foi oferecido a Mendelssohn e a Meyerbeer, mas só Donizetti se comprometeu com a escrita de uma ópera. Seria a última do compositor concluída antes da manifestação dos sinais de loucura provocados pela sífilis.
Gaetano Donizetti cresceu em Bérgamo, na Lombardia, e estudou com o compositor Simon Mayr, antes de partir para Nápoles, onde se afirmou como um dos grandes compositores de ópera italiana. Escreveu praticamente 70 óperas, não só comédias, mas também dramas históricos, grande parte das quais integram, hoje, o cânone da tradição operática.