Luís Caetano assinala os 50 anos do 25 de Abril com diversos programas dedicados à literatura, ao mundo dos livros e da edição; um caminho a par da história do país – do combate à ditadura, da revolução e da sempre frágil consolidação da democracia -, mas que também tem contribuído para essa história.
O mundo dos livros e da edição na história dos últimos 50 anos
Três editores marcantes neste meio-século
Os livros fazem-se com editoras e as editoras com editores. Editores que na ditadura foram muitas vezes heróis insurgentes e na democracia essenciais para o conhecimento, para o espírito crítico, para a maturidade cívica e cultural.
Uma conversa sobre as mudanças no mundo da edição, desde a ditadura aos dias de hoje, com três editores marcantes e já ativos em 1974: Carlos da Veiga Ferreira, Manuel Alberto Valente e Zeferino Coelho.
A história da edição portuguesa contemporânea
pela mão de Rui Beja, personalidade ligada à edição, a diversas editoras e à APEL, que tem escrito vários livros sobre este mundo: A Edição em Portugal (1970-2010): Percursos e Perspectivas (APEL, 2012), Democracia do Livro em Portugal – Transições, Protagonistas e Evolução Sociocultural (Âncora Editora, 2019) e 50 Anos no Mundo do Livro – Da Gestão à Investigação (Âncora Editora, 2024).
[1ª parte]
[2ª parte]
Livros que Tomam Partido – Edição e Revolução em Portugal 1968 – 1980 | 23 abr. 2024
Luís Caetano recupera a conversa com o historiador Flamarion Maués, sobre uma obra que versa sobre o período imediatamente antes e após o 25 de Abril de 1974 e o incremento da edição política. Do boom editorial do final dos anos 60, de carácter oposicionista, à libertação política e cultural decorrente do fim da opressão.
Livros em Abril
Geração D – Da Ditadura à Democracia
O investigador de História Contemporânea de Portugal e Capitão de Abril, Carlos de Matos Gomes, acaba de publicar, pela Porto Editora, o seu livro Geração D – Da Ditadura à Democracia. Um raro e impressionante testemunho de quem viveu a história por dentro, de quem fez parte dela: das comissões na Guerra Colonial em Angola, Moçambique e Guiné, aos dias da revolução e ao pós 25 de Abril.
[1ª parte]
[2ª parte]
A História da PIDE
À conversa com a historiadora Irene Flunser Pimentel e a história da sinistra polícia política, a PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado). Autora de diversos livros sobre os anos negros da repressão e da censura, como A História da PIDE ou O Essencial sobre a PIDE, conta-nos das vítimas que se ergueram contra a ditadura, mas também dos colaboradores e cúmplices mais ou menos visíveis do regime, para que o passado seja conhecido e nunca esquecido.
Catarina
A Última Edição do dia 25 de Abril é dedicada à obra de Tiago Rodrigues, Catarina e a Beleza de Matar Fascistas. Agora em livro, a peça-fenómeno de Tiago Rodrigues, uma das peças mais perturbadoras e consequentes do teatro contemporâneo. Liberdade de expressão ou o direito à opiniãozinha, explorando o medo e o preconceito, mentindo e manipulando? A construção dos alicerces do edifício fascista na sociedade democrática.
Emissão especial | Memória na Escola
Os Rapazes dos Tanques
Emissão especial na Escola Stuart de Carvalhais, em Massamá, a propósito do livro Os Rapazes dos Tanques, imagens e testemunhos exclusivos dos homens que estiveram frente a frente no Terreiro do Paço e no Carmo, no dia 25 de Abril de 1974. Com fotografias de Alfredo Cunha e as entrevistas conduzidas por Adelino Gomes faz (re)viver aquelas horas e perceber as dúvidas, os receios, a ansiedade, a tensão, a esperança, as alegrias vividas.
Luís Caetano acompanhou o jornalista Adelino Gomes e os militares de Abril Augusto Raposeiro e Paulo Simões a esta Escola Secundária, onde estiveram com os jovens alunos, relatando em voz própria a Revolução dos Cravos em que participaram.
Poemas da noite e de Abril
Em A Vida Breve, a poesia na semana dos 50 Anos do 25 de Abril de 1974:
Armando Silva Carvalho – O mar de Peniche
Egito Gonçalves – Notícias do Bloqueio
Manuel Alegre – Poemarma
Sophia de Mello Breyner – Esta gente
Casimiro de Brito – Ocupação da noite