Vários foram os programas na Antena 2 que assinalaram a data da Revolução dos Cravos, com diferentes propostas sonoras da época, dos arquivos da rádio e da televisão, musicais e mesmo cinematográficas.
Germano Campos, no Café Plaza, apresenta em 3+1 episódios um Especial 25 abril 50 anos
20 abril | parte 1
O Dia na RTP
Recriação da emissão histórica da televisão (RTP) no dia 25 de Abril de 1974.
Da emissão habitual, com a programação prevista, às interrupções com a leitura dos comunicados do Movimento das Forças Armadas, e a música que preenchia o espaço entre eles, nomeadamente Beethoven e a sua sinfonia nº 3, a Heroica, canções com letra de Vinícius de Moraes. À noite, as primeiras imagens narradas por Fialho Gouveia e fazendo uma súmula do dia nas instalações da televisão. Já madrugada de dia 26, a televisão apresenta alguns dos rostos da Junta de Salvação Nacional.
21 abril | parte 2
Gravações históricas dos dias 26 e 26 de Abril
Na primeira parte deste episódio pode-se escutar a reportagem feita pelo jornalista Adelino Gomes no dia 25 de Abril nas ruas de Lisboa, e a reportagem feita para Emissora Nacional por Mário Meunier e Sebastião Fernandes a 26 de abril na rua António Maria Cardoso, junto à sede da PIDE, a polícia política, e algumas músicas e canções desse tempo revolucionário.
Na 2º parte, excertos do programa A vida dos sons, que com recurso ao acervo sonoro do arquivo da Rádio Pública, relata alguns dos últimos momentos da ditadura e recupera sons e testemunhos dos dias seguintes à “última revolução romântica” que trouxe a Liberdade.
27 abril | parte 3
A programação da televisão e a Cultura em Liberdade
A partir do dia 25 de Abril, novos horizontes abrem-se no mundo da cultura e do espetáculo.
Da declamação da poesia censurada, como a de José Carlos Ary dos Santos, a escuta de música interdita, das heroicas às canções de intervenção, entrevistas a novos escritores, novos programas e as preferências dos espetadores, o cinema de animação por Vasco Granja, e o acesso livre ao cinema, literatura e outras formas culturais e artísticas internacionais.
28 abril | Os 50 anos do 1º maio 1974
Para encerrar esta série comemorativa, o primeiro 1º de Maio em Liberdade, manifestação histórica com uma adesão massiva dos populares, e a participação dos sindicatos e partidos já não proibidos.
[até ao min. 6:45]
Andrea Lupi, em Semibreve, apresenta duas histórias em que política e música se entrelaçam.
23 abril | Requiem pelas vítimas do Fascismo em Portugal
A composição de Fernando Lopes-Graça, iniciada nos anos 60, foi deixada na gaveta porque era impossível antes do 25 de Abril ser interpretada publicamente. Estreada em 1981, conta-se da história e do contexto desta obra, num programa que inclui testemunhos de compositor, de Pedro Amaral, de Mário Vieira de Carvalho, de António Cartaxo e de João de Freitas Branco, dos arquivos da rádio e televisão de Portugal.
25 abril | Os sons decisivos de Abril
Partindo do conteúdo As horas decisivas de Abril, produzido pela RTP em parceria com a Fundação Mário Soares, com a linha cronológica dos eventos mais marcantes do 25 de Abril de 1974, acompanha-se de forma interativa, os sons que se ouviram na rádio pelas 22h55 de dia 24, 00h20, 4h26, 15h10 e 20h00 do dia 25, comentados pelos seus protagonistas.
Inês Lourenço, em A Grande Ilusão, apresenta-nos dois roteiros cinematográficos: um celebrando o meio século de Liberdade e outro do cinema em cartaz nessa data.
25 abril | O cinema e o 25 de Abril
O cinema nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, nas salas do Cinema Ideal, do Cinema Medeia Nimas, e da Cinemateca com o simbolismo revolucionário nos filmes e numa exposição-instalação.
E ainda a memória dos filmes em cartaz em 1974, como Hiroshima meu Amor, O nosso Amor de Ontem, American Graffiti, Harry: o detective em acção, Ritual, A Golpada.
[a partir do min. 7:05]