Temporada de Concertos Antena 2
11 junho | 19h00
Palácio Marquês da Fronteira
Entrada gratuita
mediante reserva em loja.fronteira-alorna.pt
Cristiano Holtz
Recital de cravo
Programa
Johann Sebastian Bach – A sua herança pedagógica
Johann Sebastian Bach (1685-1750) – Coral “Wer nur den Lieben Gott Lässt walten”
Johann Philip Kirnberger (1721-1783) – Peças de “Exercícios para Teclas em 4 Volumes”
Johann Sebastian Bach – 2 Invenções
Heinrich Nikolaus Gerber (1702-1775) – 2 Invenções
Johann Sebastian Bach – Suite francesa nº 1 em ré menor BWV 812
Carl Philipp Emanuel Bach – Sonata nº 1 em dó maior Wq.63/1
Carl Philipp Emanuel Bach – Sonata nº 6 em fá menor Wq.63/6
Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís, Alexandra Almeida
Cristiano Holtz | Influenciado por Johann Sebastian Bach, iniciou os seus estudos de cravo aos doze anos de idade com Pedro Persone. Aos quinze, a convite de Jacques Ogg, foi viver para os Países Baixos, com quem prosseguiu os seus estudos musicais. Permaneceu nesse país durante dez anos, estudando com vários outros professores, entre os quais Anneke Uittenbosch e Menno van Delft.
Desde muito novo, a sua maior influência foi Gustav Leonhardt, que o aceitou excepcionalmente como seu último aluno oficial. Igualmente marcante na sua formação foram os estudos privados com Pierre Hantaï, Marco Mencoboni e Miklós Spányi. Este último viria a convidá-lo mais tarde para gravarem em conjunto repertório para dois cravos de C. Ph. E. Bach.
Em 1998 veio para Portugal à convite do Instituto Gregoriano de Lisboa, onde se mantém como professor das disciplinas de Cravo, Clavicórdio e Música de Câmara. Também durante vários anos foi professor de Música de Câmara e acompanhador no Conservatório Nacional.
Cristiano Holtz atua sobretudo como solista, não somente em cravo mas também em clavicórdio, e em órgãos históricos em diversos países na Europa, Ásia, América do Sul e nos Estados Unidos da América, participando em vários Festivais Internacionais de prestígio. Frequentemente toca em conjunto com diversos amigos tais como: Miklós Spányi, Concerto Armonico Budapest, Aapo Häkkinen, Helsinki Baroque Orquestra , Antonio Carrilho.
Frequentemente é convidado para dar Master Classes em instituições tais como: International Baltic Harpsichord at Gdansk, Harvard University (Boston), Liszt Ferenc University (Budapest), Escolas de Música em Singapura e Esmae (Porto).
Os seus recitais e gravações (Ramée, Editions Hortus, Bis, Aeolus, Edition Hera) têm vindo a ser aplaudidos pela imprensa internacional e merecido várias distinções internacionais, tais como 5 Estrelas da revista britânica Choir and Organ, Diapason d’Or , O Prémio da Crítica Discográfica Alemã, Prémio Geijutsu, 5 Estrelas da Revista Goldberg, e duas vezes “Excellent Disque” pela Revista Classica.
Uma vez que Cristiano Holtz considera Bach como referência central da sua carreira, desde há várias décadas vem pesquisando intensamente sobre o toque e a técnica ao teclado de J. S. Bach. Este projecto culminou em 2022 no livro editado pela AVA Musical Editions, intitulado J.S. Bach – A sua técnica ao teclado segundo fontes históricas.
Fotos Inês Sioga / Antena 2