28 junho | 21h00
Grande Auditório
Realização e Apresentação: Reinaldo Francisco
Produção: Susana Valente
Gravação pela RTP / Antena 2
no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, em Lisboa
a 21 de janeiro de 2024
Temporada de Música Gulbenkian
Festival Quarteto de Cordas
Simply Quartet
Danfeng Shen, violino
Antonia Rankersberger, violino
Xiang Lyu, viola
Ivan Valentin Roald, violoncelo
Programa
Joseph Haydn – Quarteto para Cordas em Sol maior, op. 77 nº 1
I. Allegro moderato
2. Adagio
3. Menuetto: Presto
4. Finale: Presto
Anton Webern – Langsamer Satz für Streichquartett (andamento lento para quarteto de cordas)
Robert Schumann – Quarteto para Cordas nº 1, em Lá menor, op. 41 nº 1
1. Introduzione: Andante espressivo – Allegro
2. Scherzo: Presto
3. Adagio
4. Presto
Dando continuidade à parceria com a prestigiada Bienal dos Quartetos de Cordas da Philharmonie de Paris, a Gulbenkian Música apresenta, durante dois dias, uma seleção de formações de referência neste domínio. Interpretam um reportório abrangente e empolgante, que inclui desde grandes compositores clássicos e românticos como J. Haydn, Beethoven e Brahms, até criadores fundamentais do século XX como Webern, Chostakovitch e Prokofiev.
Ver Programa de Sala
Simply Quartet | Fundado em Xangai, sob a orientação de Jensen Horn-Sin Lam. Mais tarde, em Viena, os músicos prosseguiram a sua descoberta das origens do quarteto de cordas e estudam atualmente com o seu mentor, Johannes Meissl, no Departamento de Música de Câmara Joseph Haydn da Universidade de Música de Viena. Desde 2017, integram a Academia Europeia de Música de Câmara, instituição onde têm beneficiado dos conhecimentos e da inspiração de Hatto Beyerle, Alfred Brendel, Patrick Jüdt, Avedis Kouyoumdjian, Miguel da Silva, Michel Lethiec e Are Sandbakken, entre outros.
O Simply Quartet foi galardoado com quatro primeiros prémios em competições internacionais: Grand Prix do Concurso Internacional de Quarteto de Cordas “Quatuors à Bordeaux”, Concurso Internacional de Música de Câmara Carl Nielsen (2019), Concurso Internacional de Música de Câmara “Schubert and Modern Music” (2018) e Concurso Internacional de Música de Câmara Joseph Haydn (Viena, 2017). O Simply Quartet foi também escolhido para, a partir da temporada 2020/21, passar a integrar o programa “Grandes Talentos” do Konzerthaus de Viena, como um dos mais promissores agrupamentos de jovens artistas na Áustria. Para a temporada 2021/22, o Konzerthaus e o Musikverein de Viena escolheram o Simply Quartet como ECHO Rising Star.
As temporadas anteriores incluíram recitais no Konzerthaus e no Musikverein de Viena, no Konzerthaus de Berlim, no Wigmore Hall de Londres, na Laeiszhalle de Hamburgo, no Auditório de Barcelona e na Casa da Música do Porto. Para além de uma residência no Banff Centre of the Arts, o quarteto participou em vários festivais, incluindo o Pablo Casals Festival Prades e os festivais de Mecklenburg-Vorpommern, Grafenegg, Ravenna, Davos e Xangai.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2