Temporada de Concertos Antena 2
25 novembro | 19h00
Auditório do Museu do Oriente
Entrada gratuita
Concerto Música Portuguesa para Acordeão
Prémio Composição Acordeão 2024 – 7ª edição
Organizado pela Associação Folefest
Programa
2º Prémio – Prémio Composição Acordeão 2024
Nélson Jesus (1986) – Quasi una Fantasia (2024) [estreia mundial]
José Pereira, violino
Irma Skenderi, viola
Catherine Strynckx, violoncelo
Paulo Jorge Ferreira, acordeão
1º Prémio – Prémio Composição Acordeão 2024
Ieva Raubyté (2002) – Meander (2024) [estreia mundial]
Beatriz Silva, clarinete
Angélica Fonseca, violino
Raquel Botelho, violino
Francisco Martins, acordeão
Christopher Bochmann (1950) – Essay VIII (2015)
Francisco Martins, acordeão
Paulo Jorge Ferreira (1966) – Impetus (2006)
Urban Ensemble
João Pedro Silva, saxofones
Sofia Neide, contrabaixo
Pedro Santos, acordeão
Neste concerto, transmitido em direto pela Antena 2, são estreadas as obras premiadas na 7ª edição do Prémio de Composição para Acordeão, organizado pela Associação Folefest.
São igualmente interpretadas outras obras de compositores portugueses para música de câmara e acordeão solo.
Este evento tem como objetivo primordial, dar a conhecer a criação musical contemporânea para acordeão.
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Reinaldo Francisco
Premiados
1º prémio | Ieva Raubytė (2002) | Jovem compositora, atualmente no quarto ano do bacharelado, estudando composição na Academia Lituana de Música e Teatro. Durante a primavera de 2024 participou num programa Erasmus em Portugal, estudando composição na ESMAE, na cidade do Porto. É interessada nas características da eletroacústica, do som e apresentação de material musical no espaço, princípios de design de som, experimental e aspetos improvisados da música, interdisciplinaridade e processos de síntese artística.
Ieva compôs músicas para filmes e projetos interdisciplinares. Em 2022-2024, os seus trabalhos foram apresentados no filme Folds de Kaunas 2022, festival “Druskomanija” (apresentado pelo conjunto de música contemporânea “Synaesthesis” e a Orquestra Sinfónica de Sopros da Lituânia), Northern Baltic Spatial Sound Works Festival no Royal Institute of Art de Estocolmo, festival de cinema “Rivers Run Silent”, final do concurso musical “Vox Juventutis” (interpretada por “Jauna Muzika”), nos festivais “Muzikos Ruduo” e “ContemPLAY”, “Kosmos Lab” e no concurso de trabalhos de palco “Balkono Okupacija” (onde foi co-compositora da performance de ópera linguística “Fallout of the Stimulus”).
Ieva também tem formação em folk, pop alternativo e música metálica. Em 2023, ela e a irmã, com a dupla “sakai”, conquistaram o segundo lugar na Incubadora Musical Competição de bandas Novus 23’.
Participou igualmente em diversas master classes e workshops ministrados por Pierre Jodlowski, Meredith Monk e Katie Geissinger, Helena Tulve, Heiner Goebbels entre outros.
2º prémio | Nelson Jesus (1986) | No campo da composição, após uma fase enquanto autodidata, estudou com Fernando Lapa e João-Heitor Rigaud no Conservatório de Música do Porto. Prosseguiu estudos de carácter particular com o compositor Fernando Altube e frequentou a licenciatura em composição na Escola Superior de Música de Lisboa onde estudou com Sérgio Azevedo, Luís Tinoco, Roberto Perez, Carlos Marecos e Jaime Reis. Terminou recentemente a licenciatura em composição na Universidade de Aveiro com Evgueni Zouldikine e atualmente estuda com André Granjo e Luís Carvalho (direção).
Foi vencedor dos seguintes prémios de composição: 1º Prémio de Composição Ibermúsicas, 2014; 2º Prémio IV Concurso Nacional de Composição BSP, 2016; 1º Prémio Concurso de Composição Inatel, 2016; 1º Prémio WASBE, Utrecht, 2017; 1º Prémio de Composição SPA/Antena 2, 2019; Menção Honrosa no Prémio Francisco Martins, 2021; 1º Prémio III Concurso Nacional de Composição Coral, 2021; 1º Prémio VIII Concurso Internacional BSP, 2021; 1º Prémio Internacional de Composição para Clarinete, 2022; 1º Prémio Internacional de Composição Cidade Criativa da UNESCO, 2022; 2º Prémio Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim, 2023 e 2024 e Prémio do Público 2024; 1º Prémio Concurso Mina de Água Compõe, Amadora, 2023; 2º Prémio de Composição FOLEFEST, 2024; 1º Prémio de Composição Eborae Mvsica, 2024.
Foi bolseiro da Fundação Gulbenkian e lhe permitiu ter aulas com os compositores Adam Gorb, Waespi, T. Räisänen e Jukka Tiensuu.
Foi compositor residente da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras em 2017 e compositor residente da Sherborne Summer School of Music em 2019.
Em 2019 foi semifinalista do prestigiado Prémio Zemlinsky de Composição. Recentemente participou na Maratona XXI Operafest e em 2022 foi um participante ativo como compositor no programa ENOA com a Orquestra Gulbenkian, sob a tutoria da compositora Kaija Saariaho tendo uma obra estreada pela referida orquestra.
Recentemente estrearam as suas três sinfonias. Atualmente é compositor freelancer e trabalha maioritariamente sobre encomenda. Tem cerca de 100 obras entre música de câmara, corais, a solo, concerto, óperas e obras para banda e orquestra.