8º FESTIVAL ANTENA 2
29 janeiro a 1 fevereiro
5ª feira | 30 janeiro | 21h00
Teatro São Luiz, Lisboa
Maiores 6 anos
Transmissão direta em antena e em vídeo streaming na RTP Palco
Performance
Ópera Buzz
Catarina Rodrigues, voz
Susana Quaresma, voz
Rui Aleixo, voz, vídeo
Mara Santos, acordeão
Programa
Georges Bizet (1838-1875) – Carmen – Habanera
Georg F. Haendel (1685-1759) – Rinaldo – Lascia ch’io pianga
Gioachino Rossini (1792-1868) – Tancredi – Di tanti palpiti
Antonio Vivaldi (1678-1741) – As Quatro Estações op. 8 – Primavera I. Allegro
Wolfgang Mozart (1756-1791) – A Flauta Mágica – Die Alte
Henry Purcell (1659-1695) – Dido e Eneias – Come away, fellow sailors
Leo Delibes (1836-1891) – Lakmé – Dueto das flores
Gioachino Rossini (1792-1868) – O Barbeiro de Sevilha – Largo al factotum
Luigi Denza (1846-1922) – Funiculi, funiculà
Zuky, uma abelha obreira, está zangada. O lindo campo de flores em que vivia, trabalhava e passeava, vai ser transformado num hotel e o enxame foi desalojado. Juntas (e ajudadas pelos poderes ancestrais de uma traça), as abelhas vão atravessar uma série de peripécias: uma abelha-rainha que descobre o mundo, viagens a bordo de um autocarro, uma audiência com o ministro, uma vespa com más intenções, até chegarem a uma solução… feliz!
Um projeto multidisciplinar para maiores de 6 anos construído a partir de canções, árias e duetos de ópera, que aborda a importância e risco de extinção dos polinizadores e o direito à habitação e fruição da terra de forma justa e socialmente equilibrada.
Ficha artística
Ideia original, textos, concepção artística e encenação: Catarina Rodrigues e Susana Quaresma
Acção cenográfica: Rui Aleixo
Interpretação: Catarina Rodrigues, cantora e actriz (Traça, Zuky); Susana Quaresma, cantora e atriz (Abelha Rainhozzi, Dona Tina, Vespa); Rui Aleixo, cantor (Ministro); Mara Santos, acordeonista (Besouro)
Desenho de luz: criação coletiva em residência artística no Teatro Luís de Camões – LU.CA. e Pedro Carranquinha
Produção: Corpo Sonoro – Criação Cultural
Catarina Rodrigues | Atriz e cantora (meio-soprano), com formação pela ACT, Pós-Graduação em Estudos Vocais no Royal Conservatoire of Scotland e curso de Canto na Escola de Música do Conservatório Nacional. Atuou com companhias como Água p’la Testa, Musgo e The Lisbon Players. Como solista, trabalha em ópera, recital e espetáculos infantis. Colaborou com o Coro do Teatro Nacional de São Carlos, o Scottish Opera Chorus e diversos ensembles vocais de câmara. No teatro-dança, colabora regularmente com a Madrasta Dance, explorando a interdisciplinaridade entre canto, teatro e dança. Também é psicóloga clínica, focada em abordagens somáticas e relacionais.
Susana Quaresma | Atriz, cantora (soprano) e criadora cultural. Em 2023 criou A/mada – Gente de Mar para o Teatro ABC.PI. Em 2018, foi convidada pelo Município do Fundão para ser Diretora Musical d´A Grande Batalha da Gardunha e criou o Ensemble Renovatio, um coro comunitário local. Dirigiu a Oficina de Música Tradicional da AMA entre 2022-24. Colabora com o Serviço Educativo da Fundação
Calouste Gulbenkian, criando atividades para grupos com demência e necessidades especiais. Organiza atividades no Teatro Joaquim Benite, Museu da Cidade de Almada e Associação Gaita de Foles. É intérprete e criadora nos grupos Maria Monda e Les Secrets des Roys. Licenciada em arquitetura desde 2001.
Rui Aleixo | Estudou na Faculdade de Arquitetura e depois pintura no Ar.Co, onde fez o Curso Avançado de Artes Plásticas e o Projecto Individual em escultura. Músico profissional, concluiu o curso de Canto no Conservatório Nacional e na Escola Superior de Música de Lisboa, desde então é coralista do Coro Gulbenkian. Desde 2008, expõe regularmente em individuais e coletivas, como Albo na Casa Azul (2023) e Livros Desobedientes na Brotéria (2022). Suas obras estão em coleções públicas e privadas, e também realiza ilustrações e murais. Recentemente, foi destacado pela Umbigo Magazine e entrevistado pela Al-Tiba 9.
Mara Santos | Jovem talento do acordeão de Torres Vedras, iniciou os estudos aos 7 anos com Catarina Silva na Escola de Acordeão José Cláudio e Catarina Brilha. Vencedora do 1º prémio no Festival do Acordeão de Santiago da Guarda (2018). Em 2016, concorreu à XX edição do Festival do Acordeão de Santiago da Guarda, no qual participou no 1º nível e conseguiu alcançar o 2º lugar. Participou em masterclasses com músicos como Petar Maric. Estuda com Rodrigo Maurício, explorando música tradicional portuguesa, valsa, tango e choro, além de repertório clássico. É convidada regularmente para o Festival Acordeões do Mundo para diversas atuações a solo e em duo.