11, 13, 14 e 17 fevereiro | 19h00
Concerto Aberto
Realização e Apresentação: Andrea Lupi
Gravação da Antena 2 / RTP
no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian
a 15 de novembro de 2022
Ciclo Pianomania!
Leif Ove Andsnes
Recital de piano
Programa
[11 fev.]
Alexander Vustin – Lamento
Leoš Janáček – Sonata para Piano 1.X.1905
1. Pressentimento: Con moto
2. Morte: Adagio
Valentin Silvestrov – Bagatelle, op. 1 nº 3
[13 fev.]
Ludwig van Beethoven – Sonata para Piano nº 31, em Lá bemol maior, op. 110
1. Moderato cantabile molto espressivo
2. Scherzo: Allegro molto
3. Adagio ma non troppo – Fuga: Allegro ma non troppo
[14 fev.]
Antonín Dvořák – Impressões poéticas, op. 85
1. Caminho Noturno
2. Brincando
3. No Velho Castelo
4. Canção de Primavera
5. Balada Camponesa
6. Recordação
7. Furiant
8. Dança dos Duendes
[17 fev.]
9. Serenata
10. Bacanal
11. Cavaqueira
12. No Túmulo do Herói
13. Na Montanha Sagrada
Harald Saeverud – The Ballad of Revolt, op. 22 nº 5
Ao longo de quatro anos intensos, o pianista norueguês Leif Ove Andsnes imergiu na obra de Beethoven, a ponto de afirmar uma absoluta identificação com o compositor alemão: “Essa é parte do entusiasmo – tornarmo-nos no compositor”, disse em entrevista. “É um verdadeiro privilégio dedicarmo-nos a um compositor e tentarmos compreender o que o mestre estava a criar.”
Andsnes foi-se depois focando novamente noutros grandes autores, mas continuou a transportar consigo todo o conhecimento e sintonia que aprofundou na sua relação com Beethoven, agora em diálogo com compositores como Janáček, Vustin ou Dvořák.
Ver Programa de sala
Leif Ove Andsnes | A irrepreensível técnica e as cativantes e exploratórias interpretações colocaram o pianista norueguês no topo do circuito internacional de concertos e recitais. É um dos mais empolgantes artistas da sua geração, apresentando-se com regularidade nos mais importantes palcos e com as mais prestigiadas orquestras, tendo constituído, em simultâneo, uma relevante discografia.
É o diretor fundador do Festival de Música de Câmara de Rosendal, na Noruega, foi codiretor artístico do Festival de Música de Câmara de Risør durante quase duas décadas, e diretor musical do Ojai Music Festival, na Califórnia. Foram-lhe atribuídos doutoramentos honorários pela Universidade de Bergen e pela Juilliard School of Music de Nova Iorque.
Leif Ove Andsnes dá continuidade à sua parceria com a Mahler Chamber Orchestra no projeto Mozart Momentum 1785/86, o qual explora um dos mais criativos e seminais períodos da carreira do compositor austríaco. Incluem-se os Concertos para Piano nos 20 a 24, que apresentam em digressão por vários palcos europeus. Este projeto é a segunda parceria artística com a orquestra, no seguimento de Beethoven Journey, um longo foco sobre a música para piano e orquestra do compositor alemão, que se estendeu ao longo de quatro temporadas.
Leif Ove Andsnes grava em exclusivo para a Sony Classical. Foi nomeado onze vezes para os prémios Grammy, para além de outras distinções internacionais, incluindo seis prémios Gramophone. Os lançamentos recentes incluem: Chopin – Ballades & Nocturnes, o CD Sibelius, e ainda colaborações com Marc-André Hamelin, Matthias Goerne, a Orquestra de Câmara Norueguesa e a Filarmónica de Bergen. A sua anterior discografia inclui mais de 30 gravações para a EMI Classics, que abarcam um extenso repertório, desde o Barroco até aos nossos dias.
Leif Ove Andsnes foi agraciado na Noruega com o título de Comendador da Real Ordem Norueguesa de Santo Olavo e com o prestigiado Prémio Peer Gynt, atribuído pelos membros do parlamento norueguês. Foi também distinguido com o Instrumentalist Award, da Royal Philharmonic Society, e com o Gilmore Artist Award, atribuído pelo Irving S. Gilmore Piano Festival (Kalamazoo, Michigan, EUA).
Leif Ove Andsnes nasceu em Karmøy, na Noruega, em 1970. Estudou inicialmente no Conservatório de Música de Bergen, com o prestigiado checo Jirí Hlinka, e posteriormente com o belga Jacques de Tiège. Atualmente, é consultor artístico da Academia de Piano de Bergen.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2