12 fevereiro | 21h00
Grande Auditório
Realização e Apresentação: Reinaldo Francisco
Produção: Susana Valente
Gravação pela RTP / Antena 2
no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, em Lisboa
a 3 de fevereiro de 2024
Temporada de Música Gulbenkian
Denis Kozhukhin
Recital de piano
Programa
O Diabólico e o Divino
Franz Liszt
– La lugubre gondola, S. 200/1
– Unstern! – Sinistre – Disastro, S. 208
– Nuages gris, S.199
– Am Grabe Richard Wagners, S. 135
György Ligeti – Estudo nº 13, L’escalier du diable (Livro 2)
Franz Liszt – Bénédiction de Dieu dans la solitude, S. 173/3
Franz Liszt – Sonata em Si menor, S. 178
Logo após ter vencido, em 2010, o Concurso Rainha Elisabeth, em Bruxelas, Denis Kozhukhin entrou no circuito internacional pela porta grande, conquistando as mais prestigiadas salas europeias. Foi cimentando uma reputação de músico virtuoso e musicalmente apaixonado, o que transparece em cada uma das suas atuações. As gravações de compositores tão distintos como J. Haydn e Prokofiev consolidaram essa justa fama. Kozhukhin, que tem por mentor o maestro Daniel Barenboim, mergulha agora na obra de Franz Liszt, um dos mais fascinantes criadores do repertório pianístico.
Ver Programa de Sala
Denis Kozhukhin | Profundidade emocional e sofisticação, para além de um apuro técnico excecional, são aspetos que caracterizam o poder interpretativo do pianista nascido em Nizhni Novgorod, na Rússia. Vencedor da edição de 2010 do Concurso Rainha Elisabeth, em Bruxelas, afirmou-se como um dos músicos mais talentosos da sua geração. Atua com muitas das principais orquestras europeias e norte-americanas e a sua presença é regular em festivais de música.
Nas últimas temporadas destacam-se colaborações com a Sinfónica de São Francisco, a Sinfónica de Montreal, a Frankfurt’s hr-Sinfonieorchester, a Sinfónica da BBC, a Sinfónica Nacional Dinamarquesa, a Philharmonia Orchestra, a Filarmónica Real de Estocolmo e a Sinfónica WDR de Colónia, e com os maestros Rafael Payare, Alain Altinoglu, Cristian Macelaru, Hannu Lintu, Dalia Stasevska e Santtu-Matias Rouvali, entre outros.
Na temporada de 2024, para além do regresso à Orquestra Gulbenkian, destacam-se ainda novas apresentações com a Filarmónica de Oslo, a Sinfónica NHK de Tóquio, a National Symphony (Washington DC) e a Sinfónica de Barcelona, e ainda estreias com a Sinfónica de Dallas, a Sinfónica de Dusseldorf e a Sinfónica de Melbourne. Estão agendados também recitais a solo e de música de câmara na Pierre Boulez Saal, na Elbphilharmonie, no Wigmore Hall, no Konzerthaus de Viena e no Tonhalle de Zurique.
Denis Kozhukhin é também uma presença regular em importantes festivais internacionais de música como os de Verbier, Gstaad, Grafenegg, Dresden e Jerusalém, e ainda o Intonations Festival de Berlim, e os BBC Proms.
Gravou para a editora Pentatone obras de J. Haydn, Mendelssohn, Tchaikovsky, Grieg, Ravel e Gershwin.
Denis Kozhukhin estudou na Escuela Superior de Música Reina Sofía, em Madrid, com Dmitri Bashkirov e Claudio Martínez Mehner. Completou os seus estudos na Academia de Piano do Lago Como, onde recebeu os ensinamentos de Fou Ts’ong, Stanislav Iudenitch, Peter Frankl, Boris Berman, Charles Rosen e Andreas Staier. Estudou também com Kirill Gerstein em Estugarda.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2