Temporada de Concertos Antena 2
15 maio | 19h00
Auditório do
Instituto Superior de Economia e Gestão
Entrada gratuita
Laure-Catherine Beyers & Pedro Costa
Recital de canto e piano
Laure-Catherine Beyers, soprano
Pedro Costa, piano
Programa
Viena fin-de-siècle
Alma Mahler (1879-1964) – Die stille Stadt (Richard Dehmel)
Arnold Schoenberg (1874-1951) – 3 Lieder de Richard Dehmel, op. 2
– Erwartung
– Jesus bettelt (Schenk mir deinen goldenen Kamm)
– Erhebung
Gustav Mahler (1860-1911) – Lob des hohens Verstand (Des Knaben Wunderhorn)
Alban Berg (1885-1935) – Sieben frühe Lieder
– Nacht (Carl Hauptmann)
– Schilflied (Nikolaus Lenau)
– Die Nachtigall (Theodor Storm)
– Traumgekrönt (Rainer Maria Rilke)
– Im Zimmer (Johannes Schlaf)
– Liebesode (Otto Erich Hartleben)
– Sommertage (Paul Hohenberg)
Alexander Zemlinsky (1871-1942) – Fantasias para piano solo sobre poemas de Richard Dehmel
– Stimme des Abends
– Waldseligkeit
– Liebe
– Käferlied
Manuela Kerer (1980) – Alma Phantasien (2012) (transcrições do diário de Alma Mahler)
– Wilde Komponiererei
– Nur der seinen leben
Alma Mahler – Laue Sommernacht (Gustav Falke)
Gustav Mahler – Rheinlegendchen (Des Knaben Wunderhorn)
Alma Mahler – Lobgesang (Richard Dehmel)
Gustav Mahler – Das irdisches Leben (Des Knaben Wunderhorn)
Gustav Mahler – Urlicht (Des Knaben Wunderhorn)
O recital Viena fin-de-siècle explora a riqueza e a complexidade do cenário musical de Viena do final do século XIX e início do século XX, tendo como figura central Alma Mahler, compositora e mulher de grande influência. Ícone da alta sociedade vienense, Alma Mahler é muitas vezes lembrada apenas como esposa de Gustav Mahler, e não como a compositora talentosa que foi. Determinada e enérgica, enfrentou enormes desafios para obter reconhecimento numa época em que as mulheres compositoras eram amplamente marginalizadas – um percurso ainda mais difícil devido à oposição do próprio marido à sua atividade artística.
Este programa convida o público a entrar no universo musical de Alma Mahler através dos seus próprios Lieder, bem como das obras de Gustav Mahler, do seu professor e amante Alexander von Zemlinsky e dos compositores da Segunda Escola de Viena, Arnold Schoenberg e Alban Berg. Como contraponto a estas vozes do passado, apresentamos Alma Phantasien, da compositora austro-italiana Manuela Kerer, uma obra contemporânea inspirada nos escritos íntimos de Alma Mahler, que reflete sobre o seu mundo interior.
Além disso, a poesia do alemão Richard Dehmel percorre este programa como um fio condutor. Poeta marcante do período pré-guerra, Dehmel influenciou muitos compositores com a sua escrita provocadora. O tema central da sua obra – o amor e o sexo (Eros) – surge como uma força libertadora, capaz de desafiar os valores e as normas da sociedade burguesa. Esta visão ousada, próxima dos ideais artísticos do fim do século, está presente em várias das canções e obras que fazem parte deste recital. Ao estabelecer um diálogo entre passado e presente, Viena fin-de-siècle destaca a música de alguns dos compositores mais marcantes da história vienense, ao mesmo tempo que propõe uma nova perspetiva sobre o legado de Alma Mahler.
A soprano belga Laure-Catherine Beyers e o pianista português Pedro Costa, que colaboram desde 2016, trazem a este programa uma interpretação profundamente informada de Lied, tanto no repertório tradicional como no contemporâneo.
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís
Laure-Catherine Beyers | Soprano belga conhecida pela sua paixão pela narrativa e pelo profundo interesse em explorar o potencial expressivo da voz humana.
Laure-Catherine tem-se destacado em vários concursos internacionais de renome, sendo finalista no Concurso Internacional de Lied Helmut Deutsch e na Opera at Florham, em Nova Jérsia. Foi galardoada com o Prémio Gérard Souzay de Mélodie Francesa no concurso internacional Joy In Singing em Nova Iorque e tem aperfeiçoado a sua arte em masterclasses com músicos como Christa Ludwig, Anne Sophie von Otter, Julius Drake, Linda Watson e Christoph Prégardien.
Além da ópera, dedica-se ao repertório de Lied e música contemporânea, mantendo uma colaboração de longa data com o pianista português Pedro Costa. Fez parte do ensemble vienense Between Feathers, com o qual interpretou obras de compositores austríacos contemporâneos por toda a Europa e América do Norte.
Desde 2024, integra o Duo Ardea com a pianista sérvia Ana Ostojić, com a qual interpretou a obra monumental Got Lost de Helmut Lachenmann em Graz e Viena.
Tem participado em festivais prestigiados, como Songfest at Colburn em Los Angeles, Music Academy of the West, Festival de Indemini na Suíça e o IMPULS Festival em Graz. Recentemente, foi bolseira do Festival AIMS em Graz, onde conquistou o segundo prémio na Meistersinger Competition.
Nas últimas temporadas, estreou-se em locais de destaque, como o Musikverein de Viena e a Opéra de Lausanne, e atuou em festivais como a Semaine du Neuf em Montreal e o Wiener Kultursommer.
Defensora da música contemporânea, Laure-Catherine dedica-se a criar pontes entre as sonoridades atuais e as tradições musicais. As suas próximas atuações incluem Erwartung de Schönberg no Schoenberg Center, em Viena, e The Medium de Peter Maxwell Davies, em Lausanne. Está atualmente a concluir um mestrado em música contemporânea na Kunstuniversität Graz, onde estuda com Holger Falk e Anna Sushon, após ter concluído a licenciatura na Escola de Música Hanns Eisler, em Berlim, e o mestrado de solista na HEMU Lausanne.

@ Mara D’Eléan
Pedro Costa | Pianista português sediado em Viena, Áustria. Desde 2017, ocupa o cargo de professor correpetidor na Universidade de Música e Artes do Espetáculo de Graz. Especializado em Lied e Música de Câmara, foi premiado com o 1º Prémio de Piano no Concurso de Lied Helmut Deutsch em Viena (2021) e com o 2º Prémio no Concurso Internacional de Lied Franz Schubert & Modern Music em Graz (2022). Também foi vencedor de outros concursos, como o Concurso Louis Spohr de Acompanhamento de Canção em Kassel, o Prémio de Acompanhador no Concurso de Canto da Fundação Rotária Portuguesa em Lisboa e o 1º Prémio de Música de Câmara do Prémio Jovens Músicos. Além disso, foi premiado noutros concursos importantes em Portugal e na Bélgica, como o Concurso Nacional do Estoril e o Concurso New Tenuto, entre muitos outros.
Ativo como solista e recitalista, Pedro Costa já se apresentou em várias vários festivais e salas de concerto europeias, incluindo o Wigmore Hall em Londres, a Große Saal Mozarteum em Salzburgo, a Flagey em Bruxelas, o Festival Heidelberg Frühling na Alemanha, a Casa da Música no Porto, o CCB, o Teatro S. Carlos e a Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa. Como solista, também se apresentou à frente de orquestras como a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra do Algarve, a Orquestra Filarmonia das Beiras, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, a Orkest der Lage Landen e a Koninklijke Muziekkapel van Gidsen, ao lado de maestros como Nuno Coelho, Joana Carneiro, Yves Segers, Walter Proost, António Saiote, Luís Carvalho e Zvonimir Hacko.
Colabora regularmente como professor e músico convidado com o projeto educativo Xiquitsi em Maputo, Moçambique. Como co-fundador e Diretor Artístico do Projeto:Canção, criou um festival dedicado ao Lied no Porto, em 2022, com a missão de promover este género em Portugal.
Além de várias gravações para a Antena 2, em Portugal, e para a ORF, na Áustria, já lançou dois álbuns, ambos em 2023: um com o trombonista Gabriel Antão, intitulado Mensagem – Portuguese Music for trombone and piano, e outro com a soprano Laure-Catherine Beyers, Un rêve entre guerre et paix.
Participou também no álbum Alepo e outros Silêncios, dedicado à música de câmara do compositor Luís Tinoco, onde gravou a obra Lugares Esquecidos para quarteto com piano.
Nascido em 1989 em Macau, Pedro Costa estudou em Portugal com Fausto Neves em Espinho e Luís Filipe Sá na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Posteriormente concluiu com distinção, um Mestrado em Piano com Piet Kuijken no Koninklijk Conservatorium Brussel, na Bélgica, e um Mestrado em Acompanhamento Vocal / Lied na Kunstuniversität Graz, na Áustria, com Joseph Breinl e Julius Drake. Também participou em masterclasses com Udo Reinemann, Christianne Stotijn, Anne Sophie von Otter, Peter Schreier, Christoph Prégardien, Brigitte Fassbaender, Wolfgang Holzmair, entre muitos outros.