11 junho | 21h00
Grande Auditório
Realização e Apresentação: Reinaldo Francisco
Produção: Susana Valente
Gravação pela RTP / Antena 2
no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, em Lisboa
a 22 de dezembro de 2024
Temporada de Música Gulbenkian
Jordi Savall & Hespèrion XXI
Hespèrion XXI
Jordi Savall, viola da gamba soprano e direção
Christophe Coin, viola da gamba soprano
Anna Lachegyi, viola da gamba tenor
Lixsania Fernández, viola da gamba tenor
Philippe Pierlot, viola da gamba baixo
Filipa Meneses, viola da gamba baixo
Xavier Díaz-Latorre, tiorba e guitarra
David Mayoral, percussão
Programa
Fantasias, Batalhas e Danças.
A era de ouro da Música Europeia para Consort
Innocentio Alberti (c.1535-1615) – Pavan of Alberti – Gallyard a 5
Christopher Tye (? -1572) – In Nomine Crye a 5
Robert Parsons (1535-1572) – The song called trumpets a 6
Pierre Attaignant (1494-1552) – Pavane de la Guerre
Orlando Gibbons (1583-1625) – In Nomine a 5
John Dowland (1563-1626) – Semper Dowland semper dolens The King of Denmark’s Galliard
Giovanni Maria Trabaci (1575-1647) – Durezze e ligature
Giuseppe Guami (ca. 1540-c.1611) – Canzon 4 Sopra “La Battaglia”
Clement Woodcock (1540-1590) – Browning my dear a 5
Anthony Holborne (1545-1602) – Galliard
John Ward (1571-1638) – Fantasia nº 4
Anónimo (mss. Philidor, 1600-1620) – Pavane de la petitte Guerre – Gaillarde a 6 Bourée d’Avignonez
William Brade (1560-1630) – Turkische Intrada
Alfonso Ferrabosco (1575-1628) – Four Note Pavan
William Brade – Galliard a 6
John Jenkins (1592-1678) – The Bell Pavan a 6
Sebastián Aguilera de Heredia (1561-1627) – Tiento de Batalla
Samuel Scheidt (1587-1654) – Galliard Battaglia
William Lawes (1602-1645) – Paven V a 5
Robert Johnson (c.1583-c.1633) / William Brade – The Kings Morisco
Henry Purcell (1659-1695) – Fantasia upon one note
Johann Sebastian Bach (1685-1750) – Contrapunctus 9 alla duodecima
Joan Cabanilles (1644-1712) – Obertura – Corrente italiana
Na sequência do incansável e inestimável trabalho de recuperação e revalorização da música medieval, renascentista e barroca, durante muito tempo caída no esquecimento, o maestro catalão Jordi Savall e o seu Hespèrion XXI apresentam um programa de consort music, balizado entre 1550 e 1750. Incluindo compositores como Dowland, Purcell ou Bach, entre muitos outros menos conhecidos, o foco é dirigido às “mais belas peças da segunda parte da Renascença até ao período do Barroco”, segundo Savall, tocadas por uma formação de violas da gamba, o instrumento em que o músico se especializou.
Todos os compositores incluídos neste programa foram mestres da ciência do contraponto e até inspiraram um dos mais famosos compositores neste domínio, Johann Sebastian Bach (…).
Rodeado pelos músicos do Hespèrion XXI, Jordi Savall, o grande embaixador da viola da gamba, convida-nos a realizar um périplo pela música europeia para consort de violas da gamba, com um programa muito diversificado que realça a rica paleta de cores destes instrumentos. É com o seu ensemble original que regressa para realizar este concerto, no caso juntando um extraordinário sexteto internacional. Os dois séculos de ouro da viola da gamba são ilustrados numa jornada eclética que nos transporta desde o século XVI até J. S. Bach, passando pela Inglaterra Isabelina, a Itália, a França, a Espanha e a Alemanha.
Ler + em Programa de Sala
Fotos Jorge Carmona / Antena 2