29, 31 Março e 10, 14 Abril | 19h00
Realização e Apresentação: Andrea Lupi
Produção: Anabela Luís
Gravação da Antena 2 / RTP
Gravação da Antena 2 / RTP
a 27 de Maio de 2022
Concerto
Janete Santos, flauta
Sally Dean, oboé
Nuno Silva, clarinete
Lurdes Carneiro, fagote
Daniel Canas, trompa
Paulo Oliveira, piano
Sally Dean, oboé
Nuno Silva, clarinete
Lurdes Carneiro, fagote
Daniel Canas, trompa
Paulo Oliveira, piano
Programa
Francis Poulenc
[29 Março]
F. Poulenc – Sexteto para Piano e Quinteto de Sopros
F. Poulenc – Sexteto para Piano e Quinteto de Sopros
[31 Março]
F. Poulenc – Sonata para Flauta
F. Poulenc – Sonata para Flauta
[10 Abril]
F. Poulenc – Sonata para Clarinete
F. Poulenc – Sonata para Clarinete
[14 Abril]
F. Poulenc – Trio para Oboé, Fagote e Piano
F. Poulenc – Trio para Oboé, Fagote e Piano
A música de Francis Poulenc tem duas caras: uma exuberante e bem humorada, outra mais conservadora, por vezes espiritual.
A primeira está sobretudo conotada com «Les six», o grupo de jovens compositores que juntava Milhaud, Honegger, Auric, Tailleferre, Durey e o próprio Poulenc sob a influência do vanguardismo precoce de Erik Satie e do insólito Jean Cocteau; acreditavam numa arte do «aqui» e do «agora», de apreensão fácil e, sobretudo, avessa ao romantismo germânico oitocentista.
A segunda corresponde ao período de maturidade do compositor. Há, todavia, características que estiveram sempre presentes. Designadamente, a espontaneidade, o desejo de agradar o ouvinte e a apetência por um estilo neoclássico.
Neste programa temos a oportunidade de ouvir duas peças de música de câmara pertencentes ao primeiro período juntamente com outras duas compostas já perto do final da vida.
O Trio para Oboé, Fagote e Piano data de 1926. O sexteto é do princípio da década de 1930. Em ambos os casos, aguardam-nos três andamentos que misturam o frenesi rítmico com referências do Jazz e inspirações mundanas. Irreverentes, alternam sem parcimónia o lirismo bucólico e a azáfama circense.
Pelo meio, duas Sonatas que dialogam explicitamente com o passado. Por um lado, reportam a técnicas de escrita do século XVIII. Por outro, são dedicadas à memória de amigos do músico: a Sonata para Clarinete a Arthur Honegger; a Sonata para Flauta a Elisabeth Sprague Coolidge, mecenas norte-americana que apoiou inúmeros compositores do seu tempo.
Janete Santos
Sally Dean
Nuno Silva
Lurdes Carneiro
Daniel Canas
Paulo Oliveira
Fotos Jorge Carmona / Antena 2