21 novembro a 6 Dezembro
Idanha-a-Nova | Cidade Criativa da Música da UNESCO
O Festival Fora do Lugar regressa, na sua 14ª edição, para continuar a provar que estar fora do lugar é o melhor lugar para estar!
Porque mais do que um encontro de música antiga, o Fora do Lugar é um espaço de descoberta, de partilha e de identidade.
Filipe Faria, diretor do Festival, veio à Antena 2 apresentar a edição deste ano, e esteve à conversa com João Almeida sobre os eventos dos três fins de semana.
Pode escutar aqui, ou em antena no programa da manhã, Império dos Sentidos, antecedendo cada um dos fins de semana:
Transmissão no Império dos Sentidos no dia 20 de novembro
Transmissão no Império dos Sentidos no dia 27 de novembro
Transmissão no Império dos Sentidos no dia 5 de dezembro
O Fora do Lugar deste ano aposta numa programação de 25 propostas culturais que procuram o diálogo entre a música antiga e a contemporaneidade em diversos locais do concelho de Idanha-a-Nova. Mantendo a sua filosofia de “celebração do efémero e do diálogo entre o antigo e o novo”, utiliza-se o território e os seus lugares como o “fio condutor” da experiência cultural. Uma das marcas do festival tem sido a inclusão de concertos em locais secretos, acessíveis apenas mediante reserva, o que cria uma experiência de maior intimidade e exclusividade para o público.
Nesta edição, e na senda da promoção da comunidade internacional em torno da cultura, o Festival reúne, não só em concertos, mas também conversas, encontros e cinema, músicos e projetos de vários países, como Afeganistão, Marrocos, Ucrânia, Itália, Áustria, Turquia, Eslovénia, Eslováquia, França e, claro, Portugal.
Em 2025, o festival reforça as suas colaborações e junta-se à Culturgest, além de manter as parcerias existentes com o Centro Cultural Raiano, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e o Festival Internacional de Cinema.
Para aceder ao Programa detalhado, visite o website oficial da Arte das Musas ou do Município de Idanha-a-Nova, onde estão disponíveis todas as informações sobre os concertos e a necessidade de reserva para os eventos em lugares secretos.