Luís Caetano tem estado no Folio – Festival Internacional de Literatura de Óbidos, percorrendo alguns caminhos literários, e não só, que esta vila literária nos tem oferecido desde 22 de Setembro.
Dos muitos eventos que acontecem diariamente nos diferentes capítulos deste Folio, proporcionam-se encontros e conversas com lugar na Antena 2.
No sábado, 1 de Outubro, o programa A Força das Coisas foi emitido em direto, do Museu Municipal de Óbidos, onde estão em exposição obras das três fases de Júlio Pomar sobre D. Quixote.
Mas pelo Folio, foram feitas outras rondas que passam em A Ronda da Noite (ver abaixo).
Pelo programa A Força das Coisas passaram diversos convidados e houve "um pouco do muito do que acontece em Óbidos":
– Luís Miguel Cintra leu um poema "Em cima dos meus dias" de Ruy Belo, do livro Boca Bilíngue (ao min. 7)
– José Mário Silva conversou com o escritor V. S. Naipaul, Prémio Nobel em 2001 (ao min. 12)
– Luís Caetano conversou, em direto, com Gastão Cruz, poeta, crítico literario e tradutor de poesia, a propósito do seu prefácio ao livro de Ruy Belo (ao min. 15)
– com Teresa Belo, mulher do poeta Ruy Belo, a quem Folio dedicou este primeiro dia de Outubro, com uma série de iniciativas (ao min. 24)
– e com António Feijó, especialista de literatura inglesa, que veio ao Folio falar de Ruy Belo, mas também de Shakespeare (ao min. 30)
– De seguida foi transmitida a conversa que Luís Caetano tivera na véspera com Joan Margarit, poeta e arquiteto catalão, cujo seu segundo livro em português, a antologia de poesia, Misteriosamente Feliz, foi editado recentemente (ao min. 45)
– Mafalda Milhões, a curadora do Folio Ilustra, é outra interlocutora de Luís Caetano em visita guiada ao Mercado Ilustrado, onde conversa com vários participantes (ao min. 58)
– e Salman Rushdie, o escritor sobre quem pesa uma fatwa, é último dos entrevistados neste A Força das Coisas (aos 74 min.)
A Força das Coisas, programa, cujo título advém de um poema homónimo de Ruy Belo, e que Luís Caetano leu, encerrando esta transmissão especial em direto a partir do Folio, em Óbidos.
Na Tenda Autores
Na Livraria Santiago
Na Livraria Santiago
Na Livraria Santiago
Na Livraria Santiago
Na Tenda Mais
– Tempo ainda para ouvir Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, na sua passagem por Óbidos (aos 90 min).
– E ainda para comer literatura, com o projecto The Cooked Book, (aos 100 min.) com os convidados:
Carlos Castro, designer e fundador e presidente do World Bank of Creativity (Ivity); é também autor do livro Portugal Genial;
e Joy Jung, proprietária do Villa Joia, restaurante com duas estrelas Michelin que está presente no Folio
A Força das Coisas, programa, cujo título advém de um poema homónimo de Ruy Belo, e que Luís Caetano leu, encerrando esta transmissão especial em direto a partir do Folio, em Óbidos.
Na Livraria Santiago
Em A Ronda da Noite de 3 de Outubro, é transmitido um interessante debate que decorreu na Tenda de Autores, a 24 de Setembro, sobre o Colapso da crítica literária, e do jornalismo cultural, no Brasil e em Portugal, numa época em que o espaço na imprensa dedicado a cultura e a crítica é cada vez menor.
Sob a moderação de José Mário Silva, participaram neste debate Pedro Mexia, João Pedro George, e o brasileiro Miguel Sanches Neto.
Em A Ronda da Noite de 5 de Outubro, Luís Caetano continua a conversar com Joan Margarit, nas muralhas do castelo de Obidos; logo no início o poeta recita um poema do seu livro, agora editado em Portugal, Misteriosamente Feliz.
Nesta emissão, é transmitida também a visita de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, ao Folio, e a sua longa intervenção sobre Utopia.
Fora do Folio, mas não da literatura, acontece ainda a conversa com Roger Crowley, em Ultima Edição.
Em A Ronda da Noite de 14 de Outubro, Luís Caetano continua a conversar com Salman Rushdie, com leitura de excerto de Dois Anos, Oito Meses e Vinte e Oito Noites, o último livro do autor de Os Versículos Satânicos (a partir do min. 9).
Em A Ronda da Noite de 18 de Outubro, Luís Caetano conversa com Irene Flunser Pimentel e Margarida de Magalhães Ramalho, uma historiadora, a outra historiadora da arte, sobre o seu último livro O Comboio do Luxemburgo, no Folio.
No Mercado Ilustrado
Na Livraria Santiago
Outros convidados de Luís Caetano que vão estar noutros programas, como
a poetisa Benedicte Houart que editou este ano mais um livro seu, Variações III,
Na Tenda Autores
Na Livraria Santiago
Na Tenda Concertos
Na Livraria Santiago
Na Livraria Santiago
Na Livraria Santiago
Na Tenda Mais
@ Fotos de Jorge Carmona /Antena 2 RTP