13 Janeiro 19h00
Auditório do Liceu Camões
Solistas da Metropolitana
Daniela Radu, violino
Sérgio Sousa, viola
Ana Carolina Rodrigues, violoncelo
Vladimir Kouznetsov, contrabaixo
Savka Konjikusic, piano
Vladimir Kouznetsov, contrabaixo
Savka Konjikusic, piano
I. Allegro moderato ma con fuoco
II. Adagio espressivo
III. Allegretto ma espressivo e moderato
Franz Schubert (1797-1828) – Quinteto com Piano em Lá Maior, D. 667, A Truta (1819)
I. Allegro vivace
II. Andante
III. Scherzo: Presto – Trio
IV. Tema: Andantino – Variations. Allegretto
V. Finale: Allegro giusto
Nos salões privados das últimas décadas do século
XVIII era relativamente comum ouvir-se concertos para piano em formato de
quinteto. A orquestra via-se assim reduzida a um quarteto de cordas,
minimizando recursos. As primeiras composições originalmente pensadas para esta
formação surgiram na sequência dessa prática, pela mão de Boccherini.
Prontamente, Jan Ladislav Dussek fez substituir um dos violinos pelo
contrabaixo. Para lá desta inovação, e apesar deste compositor natural da
Boémia ser então um dos mais reputados pianistas virtuosos à escala europeia, o
Quinteto com Piano que completou em 1799 distingue-se também pelo grande
equilíbrio entre a parte de piano e as das diferentes cordas, projetando-se
deste modo nas caraterísticas fundamentais do classicismo vienense que serviam
de referência a tantos compositores da época. Na mesma linhagem, o jovem Schubert compôs, vinte anos mais tarde, um Quinteto com Piano baseado na instrumentação de Dussek. Ficou conhecido como o
Quinteto «A Truta», em virtude de o quarto andamento consistir em variações
sobre uma melodia emprestada de uma canção com esse nome que o próprio Schubert
escrevera dois anos antes e logo se tornou muito popular. Não por acaso, esta
era a canção preferida do dedicatário da obra, Sylvester Paumgartner, o
violoncelista amador que no verão anterior recebeu o compositor numa sua
residência situada junto dos Alpes austríacos.
XVIII era relativamente comum ouvir-se concertos para piano em formato de
quinteto. A orquestra via-se assim reduzida a um quarteto de cordas,
minimizando recursos. As primeiras composições originalmente pensadas para esta
formação surgiram na sequência dessa prática, pela mão de Boccherini.
Prontamente, Jan Ladislav Dussek fez substituir um dos violinos pelo
contrabaixo. Para lá desta inovação, e apesar deste compositor natural da
Boémia ser então um dos mais reputados pianistas virtuosos à escala europeia, o
Quinteto com Piano que completou em 1799 distingue-se também pelo grande
equilíbrio entre a parte de piano e as das diferentes cordas, projetando-se
deste modo nas caraterísticas fundamentais do classicismo vienense que serviam
de referência a tantos compositores da época. Na mesma linhagem, o jovem Schubert compôs, vinte anos mais tarde, um Quinteto com Piano baseado na instrumentação de Dussek. Ficou conhecido como o
Quinteto «A Truta», em virtude de o quarto andamento consistir em variações
sobre uma melodia emprestada de uma canção com esse nome que o próprio Schubert
escrevera dois anos antes e logo se tornou muito popular. Não por acaso, esta
era a canção preferida do dedicatário da obra, Sylvester Paumgartner, o
violoncelista amador que no verão anterior recebeu o compositor numa sua
residência situada junto dos Alpes austríacos.
Transmissão em direto
Realização e Apresentação: André Cunha Leal
Produção: Anabela Luís
Realização e Apresentação: André Cunha Leal
Produção: Anabela Luís
Daniela Bobos-Radu | Violino
Aos sete anos de idade, iniciou os seus estudos de violino no Liceu de Música da
sua cidade natal, Timisoara, na Roménia, tendo concluído os mesmos com a
classificação máxima. Este facto veio, mais tarde, a repetir-se com a conclusão
dos seus estudos superiores, na Academia de Música George Enescu de Iasi, onde
foi aluna de Leonid Popovici. Entre 1979 e 1980, aperfeiçoou os seus estudos
musicais com Igor Bezrodny, na Academia de Música de Weimar. Em 1984 foi
laureada com o Prémio Especial no Festival George Enescu. Enquanto
instrumentista, atuou a solo em Bona (1977), Belgrado (1978) e Weimar (1980),
assim como, desde 1993, em inúmeros concertos realizados em Portugal. No âmbito
da música de câmara, integrou várias formações que se apresentaram quer na
Roménia, quer em Portugal, de entre as quais se destaca o Quarteto Orfeu
(1995). Apresentou-se em concerto em vários países, nomeadamente, França,
Alemanha, Suíça, Holanda, Áustria, Hungria, Tailândia e Japão, tendo integrado
várias orquestras, como a Orquestra Académica Nacional da Roménia, a Orquestra
Sinfónica da Transilvânia, a Orquestra Sinfónica de Timisoara, a Orquestra do
Norte – da qual foi concertino de 1992 a 1999 – e a Orq. Metropolitana de
Lisboa. Nos anos 1980, lecionou a classe de Violino no Conservatório de Música
de Timisoara e na Academia de Música da Universidade de Timisoara, onde foi
Professora Auxiliar Convidada. Em 1999, foi professora convidada na Escola
Profissional de Música de Espinho. Atualmente leciona no Conservatório de
Música da Metropolitana.
sua cidade natal, Timisoara, na Roménia, tendo concluído os mesmos com a
classificação máxima. Este facto veio, mais tarde, a repetir-se com a conclusão
dos seus estudos superiores, na Academia de Música George Enescu de Iasi, onde
foi aluna de Leonid Popovici. Entre 1979 e 1980, aperfeiçoou os seus estudos
musicais com Igor Bezrodny, na Academia de Música de Weimar. Em 1984 foi
laureada com o Prémio Especial no Festival George Enescu. Enquanto
instrumentista, atuou a solo em Bona (1977), Belgrado (1978) e Weimar (1980),
assim como, desde 1993, em inúmeros concertos realizados em Portugal. No âmbito
da música de câmara, integrou várias formações que se apresentaram quer na
Roménia, quer em Portugal, de entre as quais se destaca o Quarteto Orfeu
(1995). Apresentou-se em concerto em vários países, nomeadamente, França,
Alemanha, Suíça, Holanda, Áustria, Hungria, Tailândia e Japão, tendo integrado
várias orquestras, como a Orquestra Académica Nacional da Roménia, a Orquestra
Sinfónica da Transilvânia, a Orquestra Sinfónica de Timisoara, a Orquestra do
Norte – da qual foi concertino de 1992 a 1999 – e a Orq. Metropolitana de
Lisboa. Nos anos 1980, lecionou a classe de Violino no Conservatório de Música
de Timisoara e na Academia de Música da Universidade de Timisoara, onde foi
Professora Auxiliar Convidada. Em 1999, foi professora convidada na Escola
Profissional de Música de Espinho. Atualmente leciona no Conservatório de
Música da Metropolitana.
Sérgio Miguel Sousa | Viola
d’Arco
d’Arco
Nascido
a 12 de novembro de 1994, iniciou os seus estudos de violino aos 8 anos de
idade no CEPAM (Madeira, Portugal) com Norberto Gomes. Durante o
seu percurso enquanto estudante de violino, participou no Concurso Infantil do
CEPAM tendo sido galardoado com o 3º Prémio e participou num Masterclass sob a orientação de Aníbal Lima. Em 2009, transita para a Viola d’Arco onde frequentou o
Curso Profissional de Instrumentista no CEPAM com Volodymyr
Petryakov. Participou em 2010 em vários projetos educativos, dos quais
destacam-se o estágio que realizou na Finlândia pelo projeto europeu “Leonardo
Da Vinci” onde integrou a Orquestra Juvenil de Lahti, formou um quarteto de
música de câmara e foi lecionado por Juhani Palola, um intercâmbio realizado em
Jersey com o grupo “Uníssono”. Foi selecionado para a participação na OJ.COM
(Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música) em 2011 e 2013. No
ano de 2013 participou no concurso “The
21st Century Art International Competiton” sendo-lhe atríbuido o
3º Prémio. Conta também com a participação em Masterclass e aulas com Michael Kugel, Rostyslav Kuts, Pedro Muñoz,
Jorge Alves, Ryszard Wóycicki, Paul Wakabayashi, e com Valentim Petrov.
Atualmente frequenta a Licenciatura na Academia Nacional Superior de Orquestra
com Paul Wakabayashi. Durante estes anos já trabalhou com maestros
de renome como Miguel Graça Moura, Rui Pinheiro, Esa Heikkila, Eduardo Garcia
Barrios, Jean-Marc Burfin, Michael ZIlm, Pedro Carneiro, Emilio Pomàrico, Jean
Sébastien Béreau, Christopher Bochmann, Rui Massena, Pedro Amaral e atuou em
salas nacionais e internacionais como o Centro Cultural de Belém, Felix Krohn
Concert Hall, Teatro Camões, Teatro Thalia, Teatro Nacional de São Carlos,
Teatro Municipal Baltazar Dias, entre outros. Já participou em concertos com
várias orquestras incluindo: Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra
Sinfonietta da Ponta Delgada, Jovem Orquestra Portuguesa – OCPZERO, Orquestra
Académica da Metropolitana, Orquestra Sinfónica da Metropolitana e Orquestra
Sinfónica Juvenil.
a 12 de novembro de 1994, iniciou os seus estudos de violino aos 8 anos de
idade no CEPAM (Madeira, Portugal) com Norberto Gomes. Durante o
seu percurso enquanto estudante de violino, participou no Concurso Infantil do
CEPAM tendo sido galardoado com o 3º Prémio e participou num Masterclass sob a orientação de Aníbal Lima. Em 2009, transita para a Viola d’Arco onde frequentou o
Curso Profissional de Instrumentista no CEPAM com Volodymyr
Petryakov. Participou em 2010 em vários projetos educativos, dos quais
destacam-se o estágio que realizou na Finlândia pelo projeto europeu “Leonardo
Da Vinci” onde integrou a Orquestra Juvenil de Lahti, formou um quarteto de
música de câmara e foi lecionado por Juhani Palola, um intercâmbio realizado em
Jersey com o grupo “Uníssono”. Foi selecionado para a participação na OJ.COM
(Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música) em 2011 e 2013. No
ano de 2013 participou no concurso “The
21st Century Art International Competiton” sendo-lhe atríbuido o
3º Prémio. Conta também com a participação em Masterclass e aulas com Michael Kugel, Rostyslav Kuts, Pedro Muñoz,
Jorge Alves, Ryszard Wóycicki, Paul Wakabayashi, e com Valentim Petrov.
Atualmente frequenta a Licenciatura na Academia Nacional Superior de Orquestra
com Paul Wakabayashi. Durante estes anos já trabalhou com maestros
de renome como Miguel Graça Moura, Rui Pinheiro, Esa Heikkila, Eduardo Garcia
Barrios, Jean-Marc Burfin, Michael ZIlm, Pedro Carneiro, Emilio Pomàrico, Jean
Sébastien Béreau, Christopher Bochmann, Rui Massena, Pedro Amaral e atuou em
salas nacionais e internacionais como o Centro Cultural de Belém, Felix Krohn
Concert Hall, Teatro Camões, Teatro Thalia, Teatro Nacional de São Carlos,
Teatro Municipal Baltazar Dias, entre outros. Já participou em concertos com
várias orquestras incluindo: Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra
Sinfonietta da Ponta Delgada, Jovem Orquestra Portuguesa – OCPZERO, Orquestra
Académica da Metropolitana, Orquestra Sinfónica da Metropolitana e Orquestra
Sinfónica Juvenil.
Ana Carolina Rodrigues |
violoncelo
violoncelo
Nasceu a
12 de Setembro em 1995. Em 2011, ingressou no Conservatório de Música Calouste
Gulbenkian de Braga na classe de Jorge Ribeiro. Atualmente, frequenta o
primeiro ano na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe de
violoncelo de Paulo Gaio Lima.
12 de Setembro em 1995. Em 2011, ingressou no Conservatório de Música Calouste
Gulbenkian de Braga na classe de Jorge Ribeiro. Atualmente, frequenta o
primeiro ano na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe de
violoncelo de Paulo Gaio Lima.
Vladimir Kouznetsov | contrabaixo
Nascido em 1962 (Moscovo), iniciou estudos em 1969
na Escola de Música de Stasov. Ingressou posteriormente na Escola Central de
Música da União Soviética. Obteve a licenciatura em 1985, depois de frequentar
o Conservatório Superior de Tchaykovski em Moscovo, na classe de Leopold
Andreev. Em 2004, completou o mestrado no Conservatório Superior de Urais de
Mussorgsky, em Ekaterinburg, na classe de O. Rudin. Integrou já várias
orquestras e ensembles de câmara, entre os quais se destacam a Orquestra
Filarmónica do Século XXI e ainda um agrupamento de câmara dirigido por
Sviatoslav Teofilovich Richter. Fez digressões em numerosos países. Em 1996
mudou-se para Portugal, integrando a Orquestra do Norte. Tocou com a Orquestra
Gulbenkian. Em 1998, passou a integrar a Orquestra Metropolitana de Lisboa,
sendo atualmente chefe-de-naipe alternante de contrabaixo. É professor de
contrabaixo na Academia Nacional Superior de Orquestra.
na Escola de Música de Stasov. Ingressou posteriormente na Escola Central de
Música da União Soviética. Obteve a licenciatura em 1985, depois de frequentar
o Conservatório Superior de Tchaykovski em Moscovo, na classe de Leopold
Andreev. Em 2004, completou o mestrado no Conservatório Superior de Urais de
Mussorgsky, em Ekaterinburg, na classe de O. Rudin. Integrou já várias
orquestras e ensembles de câmara, entre os quais se destacam a Orquestra
Filarmónica do Século XXI e ainda um agrupamento de câmara dirigido por
Sviatoslav Teofilovich Richter. Fez digressões em numerosos países. Em 1996
mudou-se para Portugal, integrando a Orquestra do Norte. Tocou com a Orquestra
Gulbenkian. Em 1998, passou a integrar a Orquestra Metropolitana de Lisboa,
sendo atualmente chefe-de-naipe alternante de contrabaixo. É professor de
contrabaixo na Academia Nacional Superior de Orquestra.
Savka Konjikusic | piano
Pianista de origem
sérvia, acabou os estudos superiores na Academia Superior de Arte de Novi Sad,
onde trabalhou com R. Jovicic e Velislava Palacorova.
Prosseguiu os seus estudos no Conservatório Real de Haia, onde concluiu o
Mestrado com o pianista Naum Grubert e com Tan Crone (Música de Câmara).
Participou em masterclasses de piano com Arbo Valdma, Konstantin Bogino, Gyorgy
Sebok e Vladimir Tropp. Durante os seus estudos, ganhou vários prémios em
concursos nacionais. Apresenta-se regularmente em recitais a solo e em
formações de música de câmara em Portugal e no estrangeiro, nas mais
prestigiadas salas de concerto, entre elas o Concertgebouw em Amsterdão. Muitos
dos seus concertos foram transmitidos pela rádio e pela televisão. Colaborou
com vários artistas de renome internacional, tais como Maria João Pires,
Hansjorg Schellenberger e Françoix Leleux. Participou em vários festivais
internacionais de música, entre eles, Laken Festival (Holanda), Bemus Festival
(Sérvia) e Aix-en-Provence (França). Gravou em 2008 um CD para a etiqueta
P&B com obras de Chopin e Scriabin. Desde 1992, é pianista associada na
Orquestra Metropolitana de Lisboa. Como docente, exerce funções de professora e
pianista acompanhadora na Metropolitana e na Escola de Música do Conservatório
Nacional.
sérvia, acabou os estudos superiores na Academia Superior de Arte de Novi Sad,
onde trabalhou com R. Jovicic e Velislava Palacorova.
Prosseguiu os seus estudos no Conservatório Real de Haia, onde concluiu o
Mestrado com o pianista Naum Grubert e com Tan Crone (Música de Câmara).
Participou em masterclasses de piano com Arbo Valdma, Konstantin Bogino, Gyorgy
Sebok e Vladimir Tropp. Durante os seus estudos, ganhou vários prémios em
concursos nacionais. Apresenta-se regularmente em recitais a solo e em
formações de música de câmara em Portugal e no estrangeiro, nas mais
prestigiadas salas de concerto, entre elas o Concertgebouw em Amsterdão. Muitos
dos seus concertos foram transmitidos pela rádio e pela televisão. Colaborou
com vários artistas de renome internacional, tais como Maria João Pires,
Hansjorg Schellenberger e Françoix Leleux. Participou em vários festivais
internacionais de música, entre eles, Laken Festival (Holanda), Bemus Festival
(Sérvia) e Aix-en-Provence (França). Gravou em 2008 um CD para a etiqueta
P&B com obras de Chopin e Scriabin. Desde 1992, é pianista associada na
Orquestra Metropolitana de Lisboa. Como docente, exerce funções de professora e
pianista acompanhadora na Metropolitana e na Escola de Música do Conservatório
Nacional.