Sábados 22h00
Segundas-feiras 13h00
Quartas-feiras 5h00
Os afectos do nosso espírito, na sua doce variedade, encontram medida apropriada na voz e no canto, numa correspondência oculta que os desperta.
St. Agostinho
Seria de esperar que em pleno século XXI a quantificação meticulosa da acústica e os extraordinários avanços da psicologia e da neurologia nos permitissem falar de música em termos mais explícitos do que os que St. Agostinho utiliza no século V. Bem ao contrário, a noção de "afectos do espírito" continua válida e actual para referir aquilo que modernamente (e menos satisfatoriamente) se pode nomear como estado psicológico ou estado emocional. O mesmo se diga da expressão "correspondência oculta”, a relação causal entre as figuras musicais e os nossos estados de alma é ainda um mecanismo retórico elusivo de fluxo e interface pouco compreendido pela ciência mas cultivado de forma magnifica e extensiva pelos grandes compositores da música clássica.
Imagem Sonora é um programa que vai incidir justamente nesse mecanismo oculto de representação e reconhecimento que se opera entre a música e o espírito, com seleções musicais referentes a temas como o Amor, a Morte, Deus, A Criação, o Paraiso, o Inferno e outros, documentando por assim dizer ao correr da agulha os poderes representativos e alegóricos que dão à música essa capacidade única de criar verdadeiras imagens de coisas que de outra forma são invisíveis.
É desejável que um músico estude a natureza antes de a pintar, e que saiba escolher as cores e as sombras que de acordo com o seu gosto e inteligência entenda como relacionadas com a expressão requerida.
Rameau
Esta relação próxima da música com a natureza de todas as coisas pode explicar o facto de quando música apropriada a qualquer cena, acção, acontecimento ou ambiente é tocada, parece revelar-nos o seu mais secreto significado e ser o seu mais preciso e relevante comentário.
Schopenhauer
Prog. 1 | 1 Julho
Prog. 2 | 8 Julho
Os Elementos, a Música das Esferas
Uma retórica da Morte: prelúdios, o momento.
O post-mortem: Passagens, ressurreições e lamentações.
Para ouvir, clicar aqui.
Prog. 4 | 29 Julho
A Morte Dramática II
O Amor I
O discurso do Amor: encontros, cortejos, consumação.
Prog. 7 | 19 Agosto
Amores trágicos e amores felizes.
Prog. 8 | 26 Agosto
Prog. 11 | 16 Setembro
Sermão aos peixes
Publicações: Karl Friedrich Abel – Peças para Viola da Gamba, J. Braga Santos – Peças para Violoncelo, J. S. Bach Suites para Violoncelo – Sebenta de documentação histórica.