Tempo de férias. Tempo de viajar, ‘perder países’.
É isto que lhe propomos, nesta época estival:
Um roteiro de viagens literárias
Recuperando algumas conversas que Luís Caetano levou até si ao longo do ano, propomos-lhe para início de jornada:
dois Debates sobre a Viagem, no Festival Literário da Gardunha, que decorreu em Maio, sob o tema "A Viagem – Fronteiras":
– a primeira viagem, com o olhar de Joel Neto, de João Tordo, de Joana Bértholo e de Maria João Cantinho, sob moderação de José Mário Silva
Para ouvir, clicar aqui (a partir do min. 8:20)
– a segunda viagem faz-se com Helder Macedo, Eric Nepomuceno e Ana Margarida de Carvalho, sob moderação de Luís Caetano.
Para ouvir, clicar aqui (a partir do min. 6)
Continuamos com uma Coleção de Viagens, editada pela Relógio d’Agua, sobre a qual fala Francisco Vale, responsável pela editora. Uma colecção que nos leva a diferentes destinos, uns mais próximos, outros mais distantes, inóspitos ou imaginados.
Em Portugal, sugerimos três itinerários:
Era uma vez Lisboa, um livro de Luís Ribeiro, um percurso pela capital portuguesa, um lugar em vários tempos.
Para ouvir, clicar aqui (a partir do min. 4:40)
Porto d’Honra, uma incursão pela cidade invicta, através das histórias da sua história, numa conversa com o autor Manuel de Sousa.
Para ouvir, clicar aqui (a partir do min. 4:54)
Continuamos no norte, concretamente em Trás-os-Montes: O nordeste, num retrato pessoalíssimo de Rentes de Carvalho, de uma das regiões mais pobres da União Europeia.
Para ouvir, clicar aqui.
Antes de uma proposta poética, descobrimos aventuras e histórias extraordinárias de Mulheres Viajantes, de Sónia Serrano.
Para ouvir, clicar aqui (a partir do min. 32:50)
Num périplo além-fronteiras, retomamos a viagem em Um quarto de hotel em Madrid, poesia de, e por João Luís Barreto Guimarães
Para ouvir, clicar aqui.
Viajamos pelo Mediterrâneo, até Itália – Práticas de Viagem, um relato de uma viagem intelectual e afetiva, por lugares e com as gentes, mas sobretudo pela cultura italiana, da autoria de António Mega Ferreira.
Para ouvir, clicar aqui (a partir do min. 8).
E para quem aprecia perder-se em Livrarias, pode seguir o trilho de Jorge Carrion. Uma viagem por algumas das mais belas livrarias do mundo pela mão do escritor catalão que nos leva a Nova Iorque, São Francisco, Paris, a Tânger, e a tantos outros lugares, em "uma história de paixão, comércio e melancolia".
Para ouvir, clicar aqui.
E Boas Viagens!