Temporada de Concertos Antena 2
4 Setembro | 19h00
Auditório do Liceu Camões
Entrada gratuita
Leon Baldesberger’s Meersalz
Leon Baldesberger, trompete e composição
Miguel Martins, guitarra
Léo Vrillaut, piano
Luís Henrique, baixo
João Melro, bateria
Sara Badalo, voz
Desidério Lázaro, saxofone barítono
Programa
Apresentação do álbum Nim
Muito antes pelo contrário
Ou seja
Caldo
Irab
Mas sim mas não
Pulga
Nim é o quarto e mais recente álbum de composições originais do trompetista luso-helvético Leon Baldesberger, lançado em Maio de 2023. Para além do quinteto habitual conta ainda com a participação de Sara Badalo na voz e Desidério Lázaro no saxofone barítono. Aliada a um certo minimalismo, a música baseia-se em excertos claramente estruturados e orquestrados, nos quais predomina a combinação entre ritmos complexos e bases harmónicas, de mãos dadas com a improvisação. O projeto tem evoluído continuamente desde que foi impulsionado como “Best of Swiss Jazz Bachelor 2012”, tendo passado por palcos reputados na Suíça, Alemanha, Espanha e Portugal.
Leon Baldesberger’s Meersalz | Esta formação começou por ser o projeto de bacharelato de Leon Baldesberger na Escola Superior de Música de Zurique (ZHdK), eleito Best of Swiss Jazz Bachelor 2012 pela mesma escola. Dois anos mais tarde voltou a ser avaliado com a nota máxima no concerto final de Mestrado na dita escola.
Estilisticamente poder-se-ia descrever como “augmented minimal odd-meter”, onde excertos cuidadosamente estruturados e orquestrados, nos quais predomina a combinação entre ritmos complexos e harmonias latas, andam de mãos dadas com a improvisação.
O projeto tem evoluído continuamente desde a sua formação, tendo passado por vários clubes e festivais na Suíça, Alemanha, Portugal e Espanha, entre os quais se destacam o reputado Moods em Zurique, o Bird’s Eye em Basileia, Hot Clube de Portugal, Salão Brazil (Coimbra), Cascais Jazz Clube (com transmissão direta na Antena 2), Centro Andaluz de Arte Contemporánea, El Musicário, Sommersby Out Jazz, Festival Jazzolontia, Festival F, Festival Os dias do Jazz, entre outros.
O disco de estreia Störfaktor foi gravado no Hitmill Studio – Zurique em Setembro de 2015 e apresentado na Suíça no inicio de 2016.
O segundo álbum Odd Matters foi gravado em Outubro de 2018 nos Trafalgar Estudios em Espanha e lançado em Abril de 2019, edição da Blue Asteroid Records.
O terceiro disco Grilled Orange foi lançado em Dezembro de 2020, edição de autor.
O quarto e mais recente trabalho Nim foi gravado no Estúdio Vale de Lobos em Março de 2023 e lançado em Maio, contando com os convidados Sara Badalo na voz e Desidério Lázaro no saxofone barítono.
Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Leon Baldesberger | Nasceu em 1982 em Faro, começou a tocar trompete aos 9 anos e ingressou no Conservatório Regional do Algarve aos 12 anos, onde permaneceu durante 7 anos. Entre 2001 e 2007 frequentou vários workshops sob a tutela de Zé Eduardo, nos quais teve como professores expoentes da cena nova-iorquina. Em 2008 mudou-se para Zurique (Suíça), onde estudou trompete jazz na Escola Superior de Música de Zurique (ZHdK). O seu projeto de bacharelato (Meersalz) foi nomeado Best of Swiss Jazz Bachelor em 2012, e dois anos mais tarde voltou a ser avaliado com a nota máxima no concerto final de mestrado.
Trabalhou com professores como Daniel Schenker, Matthieu Michel, Chris Wiesendanger, Andreas Wulf e Kaspar Ewald. Frequentou masterclasses com Maria Schneider, Nils Petter Molvaer, Alex Sypiagin, Bob Moses, Armen Donelian, Nik Bärtsch e Andreas Vollenweider. Em 2013 foi nomeado pela ZHdK como aluno participante no encontro anual da IASJ (International Association of Schools of Jazz) liderado por David Liebman, onde teve masterclasses com Jörg Engels, Jeff Siegel e Nick Smart.
Para além de liderar o seu projeto Meersalz, com o qual lançou o seu CD de estreia Störfaktor em 2016, seguido de Odd Matters (Blue Asteroid Records) em 2019, de Grilled Orange em 2021 e NIM em 2023, participou em inúmeros projetos como a Zürich Jazz Orchestra, Lukas Brügger Jazz Orchestra, Suma Covjek, Orquestra de Jazz do Algarve e muitos mais.
Tocou com diversos músicos consagrados, entre eles Pius Baschnagel, Chris Wiesendanger, Nicolas Stocker, Tom Harrell, Miguel Martins, Raphael Jost, Dena DeRose, Zé Eduardo, David Regan, Marena Witcher, Enzo d’Aversa, Theo Kapilidis, Christoph Grab, Bruno Pedroso, Antonio Mesa e muitos outros.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2