A Volta ao Mundo apresenta Moroccan Moods of Gershwin, uma das mais interessantes das várias homenagens a George Gershwin, pela pianista Liz Magnes.
Norte de África e Médio Oriente na homenagem a George Gershwin pela pianista israelita Liz Magnes – Moroccan Moods
Em Moroccan Moods of Gershwin, a pianista israelita Liz Magnes adiciona elementos musicais do Norte de África e do Médio Oriente à obra de Gershwin.
Editada originalmente sob o título Gershwin in Marrakech, numa gravação de 1995, é em 2001 que o disco surge com a nova designação de Moroccan Moods of Gershwin.
As influências do Norte de África e do Médio Oriente são subtis; Magnes não as impõe de forma ostensiva, e o piano não é acompanhado por instrumentos tradicionais do Médio Oriente, como o saz ou o oud.
Mas apesar disso, Magnes consegue incorporar influências árabes, judaicas e turcas numa base de jazz acústico, e revelando ao mesmo tempo um forte gosto pela música clássica.
O disco foi gravado a 13 de Janeiro de 1995, no Music Center em Jerusalém e os resultados são bem intrigantes.
Nesta grande apresentação de piano solo, Magnes consegue dar um toque de frescura a clássicos consagrados como Embraceable You e também a Someone to Watch Over Me e Our Love Is Here to Stay. Um feito notável, considerando que estes standards foram gravados por centenas de músicos ao longo dos anos.
É um disco de atmosferas introspetivas em que Liz Magnes também toca duas peças de Gershwin não tão conhecidas: Nashville Nightingale e Delicious.
Moroccan Moods of Gershwin é assim um álbum de sonoridades frescas numa verdadeira homenagem ao espírito aventureiro de George Gershwin.
André Pinto