No segundo dos quatro episódios continuamos a viagem pela vida e música de Mozart, o Compositor do mês, transmitido às quartas-feiras pelas 16h00 e disponível na RTP Play.
Estamos em setembro de 1773 em Viena. Mozart e seu pai estão na cidade desde julho, à procura de um trabalho estável e bem remunerado. Não têm tido sucesso e equacionam regressar a Salzburgo, para grande desilusão de Mozart que sempre considerou a sua cidade natal demasiado provinciana para o seu talento e sem grandes estímulos culturais. Pai e filho dão como terminada a procura de trabalho e regressam. Wolfgang retoma a sua posição de concertino na corte do Arcebispo Hyeronimus von Colloredo. Lá, ficará até 1781.
Em 1780, Mozart recebe uma encomenda para uma opera seria. Isto faz com que tenha de pedir mais uma licença ao Arcebispo, com quem as relações não eram as melhores. Este atrito culmina em 1781, com Wolfgang a abandonar a sua cidade natal e a partir para Viena para trabalhar como compositor independente.
Recém-chegado a Viena, Mozart aluga um quarto à família Weber, com quem já se tinha cruzado em Mannheim. Inicia uma relação amorosa com a filha mais nova – Constanze -, com quem casaria no ano seguinte, em 1782. Foi também em Viena que Mozart conheceu aquele que viria a ser um dos seus melhores amigos e mentor – Joseph Haydn.
Pedro Ramos