O sétimo episódio do programa Bach e o seu Tempo é dedicado à sua mudança para Leipzig onde vai ocupar a posição de diretor musical (Kantor) da Escola de S. Tomé.
A mudança para Leipzig (1723)
O episódio 7 segue João Sebastião Bach na sua transição de mestre de capela na corte do principado de Anhalt-Cothen para a posição de Kantor da Escola de S. Tomé em Leipzig. Debruçamo-nos sobre o processo de seleção dos candidatos ao lugar de Kantor e as circunstâncias caprichosas que permitiram que fosse Bach o candidato selecionado.
Fazemos também uma breve descrição da cidade de Leipzig na terceira década do século VIII.
Na segunda parte do episódio, detemo-nos no desenvolvimento da guerra da Sucessão Austríaca. Trata-se da segunda grande guerra europeia travada na Europa durante a vida de Bach, uma guerra com uma importância particular para o compositor pois assistiu presencialmente à ocupação de Leipzig por tropas prussianas em 1745.
Os trechos musicais que escutamos neste episódio são da autoria dos dois principais candidatos ao posto de Kantor da Escola de S. Tomé em Leipzig: Johann Christoph Graupner, o candidato mais qualificado na opinião do júri avaliador; e de João Sebastião Bach, o candidato que acabou por emergir como vencedor. Deste último vamos ouvir as obras com que se apresentou ao concurso, isto é, as cantatas BWV 22 e BWV 23.
José Corrêa Guedes