João Moreira dos Santos, no episódio de dia 28 de janeiro do programa de Jazz a 2, evoca alguns álbuns gravados no mítico clube de jazz de Nova Iorque.
Fundado em 1934, o Village Vanguard é um clube nova-iorquino que, com o passar do tempo, conquistou um lugar de referência sobretudo entre músicos e públicos do jazz.
Quando abriu as portas, originalmente na Charles Street (Greenwich Village), iniciou um percurso que passou pela folk e pela poesia antes de dedicar a sua programação ao jazz, o que aconteceu a partir de 1957. E desde então por ali passaram nomes como, entre outros, Miles Davis, Bill Evans, Thelonious Monk, Charlie Mingus, Stan Getz ou Brad Mehldau.
São inúmeros os discos ao vivo ali gravados, desde Coltrane “Live” at the Village Vanguard (1962) e Live at the Village Vanguard Again! (1966) de John Coltrane a três dos volumes da série The Art Of The Trio, de Brad Mehldau (respetivamente editados em 1997, 1999 e 2000), músico que ali registou também Brad Mehldau Trio Live, editado em 2008.
Neste episódio, Jazz a 2 recorda outros dois álbuns ali gravados. Um deles é Saturday Night at the Village Vanguard (1979) de Art Pepper, onde o saxofonista é acompanhado por George Cables (piano), George Mraz (contrabaixo) e Elvin Jones (bateria). O segundo disco em destaque é Pieces of Blue and Blue (1988) do guitarrista Kenny Burrell, que ali ouvimos ao lado dos também guitarristas Bobby Broom e Rodney Jones, o contrabaixista Dave Jackson e o baterista Kenny Washington.
Atualmente o clube mora no número 178 da Sétima Avenida, na verdade não muito distante da sua morada original. E mantém uma programação ativa e regular.