O quinto episódio da série de Gira Discos ruma ao norte e leva-nos à música de Ola Gjeilo, dando um mote para um percurso por paisagens nórdicas, com Hildur Gudnadóttir, Gabriel Olafs, Nils Peter Molvaer ou Jan Garbarek, entre outros.
Ola Gjeilo nasceu na Noruega em 1978, estudou em Oslo, Londres e Nova Iorque e reside atualmente nos Estados Unidos, onde não só completou um mestrado em composição em 2006, como depois foi compositor residente de um coro (em Phoenix, no Arizona) entre 2009 e 2010). Após uma etapa em Nova Iorque vive atualmente em Laguna Niguel, na Califórnia.
Depois de uma estreia na 2L em 2007 e uma passagem pela Chandos em 2012, Ola Gjeilo tem um relacionamento editorial com a Decca Records desde 2016, pela qual editou já dois discos de música para piano – Night (2020) e Dawn (2022) – e primeiros títulos dedicados à música coral: Ola Gjeilo (2016) e Winter Songs (2017), este último recentemente lançado também em vinil.
Em 2023 entrou em cena Dreamweaver, disco no qual o compositor (que ali escutamos ao piano) é acompanhado por Duncan Ridell (violino solista), Roberto Sorrentino (violoncelo solista), a Royal Philharmonic Orchestra e o coro da Royal Holloway, todos sob a direção de Rupert Gough. O alinhamento inclui uma série de pequenas peças (Autumn, The North, Winter Night, Agnus Dei, Stone Rose e Ingen Vinner Frem Til Den Evige Ro), em muitas passando marcas de invernia, frio e geografias do grande norte que já havíamos encontrado em títulos anteriores.
Depois encontramos, com maior fôlego, The Road e, ainda, a obra que dá título ao disco. Dreamweaver, que transporta marcas de identidade bem evidentes da música coral de Ola Gjeilo, grandiosa e luminosa, mesmo se, sob temática invernosa, parte de um poema medieval norueguês (Draumlvedet), no qual acompanhamos o protagonista que, depois de adormecer na véspera de Natal, acorda 13 dias depois para partilhar as experiências invulgares, de fulgor épico, pelas quais passara nesse período.
Dreamsong, que corresponde a um fragmento de Dreamweaver, dá o mote para o mais recente episódio do Gira Discos. Rumo Ao Norte (que é o título do episódio) leva-nos não apenas à Noruega, mas também à Estónia, à Letónia e ainda à Islândia. Além de Ola Gjeilo, a música é assinada por nomes como Arvo Pärt, Pēteris Vasks, Hildur Gudnadóttir, Gabriel Olafs, Nils Peter Molvaer, Jan Garbarek, Jonsi e Alex Sommers, o coletivo 12 Ensemble (a tocar Sigur Rós) e ainda Björk.
Nuno Galopim