A Volta ao Mundo apresenta Richard Galliano a fazer a ‘celebração George Gershwin’. O acordeonista virtuoso, em Around Gershwin, imagina as viagens de comboio de Gershwin, o mundo dos musicais da Broadway, a névoa londrina e os murmúrios de um amor perdido.
A homenagem do acordeonista Richard Galliano a George Gershwin em Around Gershwin, álbum de 2024 que junta pequenas peças de Ravel, Debussy, Fauré e Satie, fazendo a ligação entre Romantismo francês e Estados Unidos
O acordeonista virtuoso reinventa os clássicos de George Gershwin, tal como eles surgem no álbum recente, de 2024, Around Gershwin.
É uma homenagem de Richard Galliano, um verdadeiro espírito livre no mundo da música, que revela em Around Gershwin uma odisseia sonora onde as fronteiras se desfazem e as eras se cruzam.
Galliano imagina as viagens de comboio de Gershwin, o mundo dos musicais da Broadway, a névoa londrina e os murmúrios de um amor perdido.
Quanto ao repertório, Galliano trata o álbum como uma odisseia sonora, juntando Gershwin a pequenas peças de compositores como Ravel, Debussy, Satie e Fauré para fazer a ligação do jazz americano com a música de finais do Romantismo francês.
Também subtilmente influenciado por Rachmaninov, Galliano presta uma vibrante homenagem à audácia e modernidade, entrando em improvisações espontâneas e cativantes.
Logo a começar, uma versão excecional, com um arranjo do próprio Galliano, da Rhapsody in Blue, com o acordeão a criar um som orquestral caleidoscópico.
Around Gershwin é um convite a um sonho lúcido, uma ode à liberdade criativa e à intemporalidade da arte. Uma visão inspiradora do mundo, cheia de poesia e onde a expressão artística se torna uma ponte entre gerações.
Este álbum deve ser apreciado como uma doce melodia, transportando-nos para terras distantes, onde a imaginação e a criatividade não conhecem limites.
André Pinto
