O programa A Propósito da Música de Alexandre Delgado começa um novo ciclo, desta vez, dedicado a Georg Friedrich Händel, um dos grandes compositores do Barroco e que influenciou profundamente a música clássica ocidental.
No firmamento da música clássica, só há um compositor da época de Bach com uma estatura comparável: Händel. Depois 179 episódios e quatro anos dedicados a Bach (entre 2016 e 2019) o programa A Propósito da Música, inicia agora um ciclo focado em Händel, “esse músico cosmopolita e europeu por excelência, saxão de origem, italiano de vocação, francês por simpatia e inglês por adoção”, como descreve o seu autor, Alexandre Delgado.
Nascido na Saxónia em 1685, “no mesmo ano e não muito longe da Turíngia natal de Bach”, Händel teve, e ao contrário deste seu contemporâneo, “uma carreira internacional, dedicada sobretudo à ópera séria italiana e, mais tarde, ao novo género da oratória inglesa, do qual foi o criador”.
No primeiro episódio desta série, Alexandre Delgado lembra que “Romain Rolland, na sua biografia de Händel publicada em 1910, usou a expressão “o Bach dos pobres” para explicar o contraste entre a acessibilidade e o apelo popular da música de Händel(especificamente das suas oratórias) e o estilo mais complexo e intelectual de Bach. Segundo ele, a música de Bach era difícil de compreender para a maior parte das pessoas da sua época, ao passo que as obras de Händel tinham uma “grandeza e simplicidade” que as tornava universalmente inteligíveis”.
A Propósito da Música é um programa de Alexandre Delgado e pode ser ouvido na Antena 2 aos sábados pelas 11h00 e às quintas às 05h00. O programa está também disponível na plataforma RTP Play.