A Antena 2 online apresenta, a partir de Maio, uma série de 9 mini-programas onde se une o universo das Aves ao da Música.
Da minha janela…
Aves e Música em tempos de confinamento
por Ana Telles e João E. Rabaça
Em tempos de confinamento, abrimos a nossa janela para o mundo das aves, símbolo por excelência da liberdade, efruindo também de obras da tradição musical erudita europeia.
Um despertar para o que nos está tão próximo e que podemos ver, ouvir e sentir.
Cada programa é dedicado a uma ave ou grupo de aves, que podemos ver e/ou ouvir atualmente, mesmo em cidades, através das janelas das nossas casas. A partir desta referência, vamos escutar os sons que produzem, uma representação musical da mesma, ou composições que de algum modo a ela aludem, os respectivos habitats de ocorrência, e assim ficarmos a conhecer melhor as aves.
São 9 mini-programas, publicados regularmente nesta página, cada um com uma duração de 5 a 10 minutos.
Partindo da evocação das aves é propósito dos autores: contribuir para algum alívio dos efeitos negativos do confinamento; promover uma consciência ecológica, partindo de conhecimento específico sobre as
aves; divulgar repertórios musicais porventura menos conhecidos do grande público, selecionados de acordo com o critério da sua ligação simbólica ao universo das aves e da natureza em geral; contribuir para a fruição estética desses repertórios; divulgar, a nível nacional, o trabalho desenvolvido na Universidade de Évora, no âmbito das áreas científicas da Biologia e da Musicologia, bem como no que concerne à interpretação musical.
Programas
Prog. 9 | Chapins e Florestas, em jeito de epílogo
Prog. 8 | Viajantes por excelência: andorinhas e andorinhões
Prog. 7 | O Pica-pau
Prog. 6 | Garças, cegonhas e outras aves aquáticas
Prog. 5 | A Garça-real
Prog. 4 | Outros rouxinóis
Prog. 3 | O Rouxinol comum
Prog. 2 | O Melro-preto
Prog. 1 | Apresentação: Para cá e para lá das nossas janelas
Ficha técnica
Produção de conteúdos e locução: Ana Telles / João E. Rabaça
Interpretação musical: Ana Telles e outros
Interpretação musical: Ana Telles e outros
Fotos de aves e vídeos: Diogo Oliveira
Edição de Vídeo: Miguel Machado
Design: Célia Figueiredo
Ana Telles estudou em Lisboa, Nova Iorque (Manhattan School of Music e New York University) e Paris, com Yvonne Loriod-Messiaen, Sara Buechner e Nina Svetlanova, entre outros. Doutorou-se na Universidade de Paris IV – Sorbonne (França). Mantém intensa actividade concertística, tendo tocado em Portugal, Alemanha, Reino Unido, Dinamarca, França, Itália, Irlanda, Polónia, Croácia, Cuba, Taiwan, Coreia do Sul, Brasil, E.U.A e Canadá. A sua discografia conta dezasseis títulos publicados. As suas publicações incluem a edição crítica dos Prelúdios para piano de Luís de Freitas Branco (AVA Musical Editions), bem como numerosos artigos, capítulos de livros e outras.
É Professora Associada com Agregação e, actualmente, Directora da Escola de Artes da Universidade de Évora. Desenvolve investigação científica nos seguintes domínios: Música dos sécs. XX e XXI, Música Portuguesa – Períodos Moderno/Contemporâneo, Música para Piano.
É Professora Associada com Agregação e, actualmente, Directora da Escola de Artes da Universidade de Évora. Desenvolve investigação científica nos seguintes domínios: Música dos sécs. XX e XXI, Música Portuguesa – Períodos Moderno/Contemporâneo, Música para Piano.
João Eduardo Rabaça é licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Doutor e Agregado em Biologia pela Universidade de Évora, Instituição onde desempenha as funções de Professor Auxiliar. É o actual Director do Departamento de Biologia (2019-20) e membro eleito do Conselho Geral da Universidade de Évora e do Conselho Científico da Escola de Ciências e Tecnologia da mesma Instituição. Coordena o LabOr-Laboratório de Ornitologia da Universidade de Évora e tem desenvolvido a sua actividade de investigação no domínio da biologia e ecologia de aves. É autor de livros, capítulos de livros e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais com arbitragem científica. Tem publicado artigos de opinião e de difusão da cultura científica e é colaborador da equipa do Programa Educativo DESCOBRIR da Fundação Calouste Gulbenkian, sendo responsável por iniciativas de divulgação e valorização da avifauna do jardim.