Sala Eça de Queiroz,
Teresa Tito de Morais
Jorge Vala
Margarida de Magalhães Ramalho
Pedro Calado
Luís Caetano (moderador)
O fluxo de refugiados que procuram a Europa tem constituído um dos maiores desafios dos últimos anos. Em 2016 o governo disse que Portugal podia receber até 10 mil refugiados. A União Europeia solicitou ao país a disponibilidade para abrigar pelo menos três mil. Porque recebemos apenas perto de 1500? Por outro lado, cerca de 40% dos refugiados que vieram para Portugal já abandonaram o país. Porque se foram embora? Haverá uma linha nítida a separar a condição de refugiados políticos da de imigrantes económicos? Quais os casos bem sucedidos? Quais os problemas mais sérios?
Jorge Vala é Professor, investigador e coordenador em Portugal do European Social Survey (ESS), um inquérito transnacional de cariz académico que tem sido realizado a cada dois anos por toda a Europa desde 2001. Portugal é representado no ESS pelo seu Coordenador Nacional, Jorge Vala do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa. o O European Social Survey tem produzido sobre a abertura da sociedade portuguesa e europeia ao acolhimento de refugiados e de imigrantes
Margarida de Magalhães Ramalho é licenciada em História, variante História da Arte pela Universidade de Lisboa, é investigadora do Instituto de História Contemporânea. Começou a sua actividade de investigadora, em 1986 com a Fortaleza de Nossa Senhora da Luz, em Cascais. Responsável pelas escavações arqueológicas aí realizadas, entre 1987 e 2005, com alguns estudos publicados nesta matéria foi também a autora da adaptação museológica desta estrutura militar em 2014.
Pedro Calado é, desde 2014, o Alto-comissário para as Migrações, responsabilidade que conduz em paralelo com a função de Coordenador Nacional do “Escolhas” – programa governamental, criado em 2001, para promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades de crianças e jovens em contextos vulneráveis.
É licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Clássica de Lisboa, com especialização em “Exclusão, Sociedade e Território”. Foi consultor e avaliador em diversas entidades, tendo sido, igualmente, fundador e voluntário em diversas organizações do terceiro setor. Foi representante do Programa Escolhas na Rede Europeia de Prevenção da Criminalidade Juvenil (EUCPN), tendo sido vencedor do Prémio Europeu Heinz Roethof atribuído em 2003, pela União Europeia, ao projeto “Tutores de Bairro”.
Investigador e docente universitário convidado em diversas instituições de ensino superior, com diversos artigos académicos publicados nos domínios da inclusão social, descendentes de imigrantes/minorias étnicas e educação formal e não formal. É também formador profissional nos domínios da inovação social, inclusão social, empreendedorismo social e migrações.
Mariana Vareta, 40 anos, licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e formada em Jornalismo pelo Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas. Em Abril de 2016 foi como voluntária para o Norte da Grécia, onde co-fundou e coordena a Mobile Info Team, que se dedica a informar e aconselhar refugiados nas suas candidaturas ao sistema europeu de asilo.
Entrada Livre