• Logo RTPRTP Logo RTPRTP
    • RTP.PT
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
Logo Antena 2 - RTP
  • Programas
  • Em Antena
    Concertos A2 + Concertos Festivais Proms Cultura Teatro Radiofónico Reportagens/Documentários Diversos/Especiais
  • Canto
    Ópera Metropolitan Diversos
  • Multimédia
    Fotogalerias Vídeos Melopédia Jazzin’ Antena 2 Ópera
  • Fora de Portas
    Concertos Festivais Eventos Agenda Cultural
  • PJM
    Geral Inscrições Regulamentos e Programa Festival Jovens Músicos Galeria Facebook PJM
  • Podcasts
  • Programação

NO AR
PROGRAMAÇÃO já tocou

Argumentos de Óperas Logo Antena 2 - RTP

Madama Butterfly

Giacomo Puccini

Madama Butterfly

Ópera em três atos

Madama Butterfly

Ópera em três atos

LibretoLuigi Illica e Giuseppe Giacosa

Estreia
Teatro a La Scala de Milão a 17 de fevereiro de 1904

AntecedentesEm 1900 Puccini assistia em Londres ao drama de David Belasco "Madame Butterfly", inspirado na novela de John Luther Long e baseada num incidente real.

Apesar de dominar mal o inglês, o compositor ficou fascinado com o carácter da pequena geisha Cio-Cio-San e com o ambiente exótico que a rodeava, decidindo-se de imediato a adoptar o tema na sua próxima ópera. Confiou a redação do libreto a Giacosa e Illica e a estreia deu-se em 1904, no Scala de Milão.

Apesar das expectativas de Puccini, que considerava esta obra a melhor que tinha escrito até a data, a estreia foi um fiasco. O editor Giulio Ricordi resumiu assim o espectáculo na revista "Música e Músicos": "Grunhidos, bramidos, mugidos, berros, risadas, os habituais gritos isolados de "bis" lançados de próposito para excitar ainda mais os espectadores: e aqui está, sinteticamente, o acolhimento que o público do Scala dispensou ao novo trabalho do maestro Giacomo Puccini."

Autor e editor retiraram a obra de cartaz, no entanto, depois de um breve mas cuidadoso trabalho de revisão, "Madama Butterfly" foi reposta no teatro de Brescia com grande sucesso, convertendo-se posteriormente numa das óperas mais célebres do repertório.

Libretistas e compositor converteram o modelo patético, quase ridículo, da peça de Belasco numa heroína frágil e sofredora que evolui durante a acção desde uma espécie de inocência infantil para uma compreensão adulta do destino trágico que o seu código de honra lhe ditava. Musicalmente, o enquadramento oriental é obtido graças a uma sugestiva paleta rítmica, harmónica e tímbrica, onde se inserem pelo menos sete melodias japonesas e um grande número de temas próprios construídos "à japonesa" que percorrem a partitura numa rede de sonoridades refinadas."

Resumo

No primeiro acto o oficial da Marinha norte-americana Pinkerton está prestes a alugar ao comerciante Goro uma casa em Nagasaki. Pinkerton prepara também o seu casamento com uma jovem japonesa. Aos 15 anos, a bela Butterfly – Ciao-Ciao-San – filha de uma família empobrecida – acredita profundamente no amor e entrega-se com paixão ao estrangeiro.

Para Pinkerton, aquilo não passa de uma conveniência de momento e o casamento a sério vai ser no futuro, com uma americana. Apesar de alertado pelo cônsul de que não deveria arruinar a vida da jovem com aquela inconsequência, Pinkerton leva adiante o casamento. O contrato é firmado pelas leis do Japão e a gueixa chega a abraçar a religião do marido. O primeiro acto termina com um longo dueto entre os amantes, com juras de amor.

O segundo acto começa na mesma casa, três anos depois da partida de Pinkerton. A jovem não teve qualquer notícia do marido, é mãe de um menino e vive na miséria, acompanhada pela fiel criada Suzuki. Cio-Cio San acredita que Pinkerton retornará. O cônsul Sharpless entra. Traz uma carta de Pinkerton e Butterfly fica numa tal excitação que não deixa que ele fale. Goro tenta convencer a jovem a casar-se com o pretendente Yamadori, um príncipe rico e imbecil. Ela rejeita-o, apesar das insistências de Sharpless, que já sabe do casamento de Pinkerton com uma americana.

Anuncia-se a chegada do navio do oficial americano e Butterfly prepara a casa para recebê-lo. Ela adormece e é Suzuki quem recebe Pinkerton com a esposa. Butterfly descobre tudo e pede que venham buscar a criança em meia hora. Quando voltam, ela acaba de cometer suicídio.

 

Mais Argumentos de Óperas

Manon Lescaut
La Rondine
Tosca
La Bohème
Manon Lescaut
PUB
Pode também gostar ver todos +
Madama Butterfly

Claude Debussy

Madama Butterfly

Ottorino Respighi

Madama Butterfly

Jean Sibelius

Madama Butterfly

Giacomo Meyerbeer

Madama Butterfly

Engelbert Humperdinck

Madama Butterfly

Jules Massenet

Madama Butterfly

Leoš Janáček

Madama Butterfly

Fernando Lopes-Graça

Madama Butterfly

Antonio Vivaldi

Madama Butterfly

Felix Mendelssohn Bartholdy

Madama Butterfly

Samuel Barber

Logo Antena2

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

Instale a aplicação RTP Play

  • Apple Store
  • Google Play
  • Programação
  • Frequências
  • Contactos
RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS

    • DESPORTO

    • TELEVISÃO

    • RÁDIO

    • RTP ARQUIVOS

    • RTP Ensina

    • RTP PLAY

      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS

      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS

    • Provedora do Telespectador

    • Provedora do Ouvinte

    • ACESSIBILIDADES

    • Satélites

    • A EMPRESA

    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE

    • CONSELHO DE OPINIÃO

    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO

    • PROPOSTA DO GOVERNO DE REVISÃO DO CCSP

    • RGPD

      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2023