Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
Antena 2 - RTP
  • Programas
  • Em Antena
    Concertos A2 + Concertos Festivais Proms Cultura Teatro Radiofónico Reportagens/Documentários Diversos/Especiais
  • Canto
    Ópera Metropolitan Diversos
  • Multimédia
    Fotogalerias Vídeos Melopédia Jazzin’ Antena 2 Ópera
  • Fora de Portas
    Concertos Festivais Eventos Agenda Cultural
  • PJM
    Geral Inscrições Regulamentos e Programa Festival Jovens Músicos Galeria Facebook PJM
  • Podcasts
  • Programação

NO AR
PROGRAMAÇÃO já tocou
Argumentos de Óperas Antena 2 - RTP
Imagem de O Rapto do Serralho

Wolfgang Amadeus Mozart

O Rapto do Serralho

Singspiel em três atos

O Rapto do Serralho

Singspiel em três atos

Libreto Gottlieb Stephanie filho, adaptado da peça Belmont und Constanze, de Christoph Friedrich Bretzner

Estreia Burgtheater a 16 de Julho de 1782

Antecedentes "O Rapto do Serralho" é um Singspiel em três actos com libreto de Gottlieb Stephanie filho, adaptado da peça Belmont und Constanze, de Christoph Friedrich Bretzner que, segundo consta, não ficou nada satisfeito com essa adaptação.

A composição desta ópera coincide com um auge do Classicismo alemão: 1781 e 1782 são os anos em que surgem igualmente os Quartetos de cordas, op. 33 de Haydn, o drama Os Ladrões de Schiller e a Crítica da Razão Pura, de Immanuel Kant. No percurso biográfico de Mozart, o Serralho é a primeira ópera vienense do compositor, ele que se mudara para a capital imperial (e se livrara do arcebispo Colloredo…) em meados de Março de 1781. À data da estreia, ocorrida com imenso sucesso no Burgtheater a 16 de Julho de 1782, Mozart estava noivo de Constanze Weber, facto a que Mozart certamente não ficara indiferente ao tratar esta história. Para todos os efeitos, esta obra insere-se no intento manifestado por Mozart de se tornar conhecido em Viena e de se aproximar do imperador José II, cujas reformas teatrais de pendor nacional-germanizante tomadas no início do seu reinado (parcialmente revogadas em 1783) favoreceram precisamente o Singspiel, um género misto de teatro e música, e o elevaram efemeramente a género nacional alemão, com "direito" ao palco do "cortesão" Burgtheater.

ResumoA história é uma turquerie típica: duas ocidentais raptadas por piratas turcos são vendidas para um harém, sendo no final salvas pelos seus noivos graças à magnanimidade do Paxá. Um reflexo da moda que a temática turca adquirira em Viena após a confrontação militar entre Áustria e Império Otomano.

No primeiro acto, após o rapto, Constanze encontra-se no serralho do Paxá Selim. O seu noivo, Belmonte, cujo criado Pedrillo, foi capturado ao mesmo tempo que Constanze, introduziu-se no palácio fazendo-se passar por um arquitecto apesar da desconfiança de Osmin, guarda do Serralho.

Então no Segundo Acto, enquanto que Belmonte suspira e Constanze repele os avanços de Selim, Pedrillo, que ama Blonde, a criada de Constanze, organiza o rapto e começa por embriagar Osmin.

Assim chegamos ao terceiro acto. Ao sinal de Pedrillo, que tem tudo preparado, os prisioneiros fogem. Mas Osmin, já sóbrio, surpreende-os. Devem unicamente a vida à clemência de Selim, que liberta toda a gente, renunciando ao mesmo tempo a vingar-se do pai de Belmonte, que descobre ter sido outrora seu vencedor sem piedade.

O tema, do "delicado e mal trado", convinha ao género popular do singspiel, ao qual não prometia nada de realmente novo. Mas Mozart, sem nada mudar ás leis do género, dá vida aos fantoches desta comédia simplória, atribui-lhes as suas marcas, desperta as sensibilidades, aprofunda os maiores sentidos de cada um e revela toda a extensão do seu génio dramático.

O trabalho de composição foi rápido: cinco meses. Parecia dedicar uma especial importância a esta obra, considerando-a como muito próxima do seu coração. Tal como nas suas duas óperas posteriores, o tema principal de "O Rapto do Serralho" é o amor e aí reencontramos os temas recorrentes da dramaturgia mozartiana: a clemência; a unidade do casal e até o pensamento da morte. O próprio Belmonte, apesar das suas lamentações, não é visto por Mozart como uma personagem de comédia – Ao descrever a Leopold Mozart a ária "O wie ängslich, o wie feurig!" Wolfgang Amadeus Mozart diz: "sente-se o temor, a irresolução; sente-se aí o peito inchado que se levanta e isto é expresso por um crescendo; ouve-se aí voz que acarinha, que suspira…";

Quanto a Constanze pode-se também dizer que ela anuncia uma Pamina da Flauta mágica. Mozart identifica-a com Contanze Weber, com quem, como já dissemos, se casaria sensivelmente um mês depois da estreia de "O Rapto". Aliás, esta obra é, em muitos aspectos, como o seu casamento, um acto de liberdade – depois de se ter libertado de Salzburgo, libertava-se agora da tutela de seu pai – Uma ideia de liberdade que ainda é expressa por Blonde: "Uma rapariga que nasceu para a liberdade nunca se deixará tratar como uma escrava". E perante isto o ridículo Osmin fica atordoado e torna-se mais humano, quase comovente.

Mais Argumentos de Óperas

O Empresário

Mitridate, Re di Ponto

Lucio Silla

La Finta Semplice

La Finta Giardiniera

Don Giovanni

Cosi fan tutte

Clemencia de Tito

Apollo e Hyacinthus

A Flauta Mágica

As Bodas de Fígaro

Idomeneo

PUB
Pode também gostar ver todos +
Imagem de O Rapto do Serralho

Arthur Honegger

Imagem de O Rapto do Serralho

Daniel Auber

Imagem de O Rapto do Serralho

Bedřich Smetana

Imagem de O Rapto do Serralho

Ludwig v. Beethoven

Imagem de O Rapto do Serralho

Igor Stravinsky

Imagem de O Rapto do Serralho

Richard Wagner

Imagem de O Rapto do Serralho

Zoltán Kodály

Imagem de O Rapto do Serralho

George Frideric Händel

Imagem de O Rapto do Serralho

Francis Poulenc

Imagem de O Rapto do Serralho

Franz Paul Lachner

Imagem de O Rapto do Serralho

Ernest Chausson

Antena 2

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da Antena 2
  • Aceder ao Instagram da Antena 2
  • Aceder ao YouTube da Antena 2
  • Aceder ao X da Antena 2

Instale a aplicação RTP Play

  • Apple Store
  • Google Play
  • Programação
  • Frequências
  • Contactos
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS

    • DESPORTO

    • TELEVISÃO

    • RÁDIO

    • RTP ARQUIVOS

    • RTP Ensina

    • RTP PLAY

      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS

      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS

    • Provedora do Telespectador

    • Provedora do Ouvinte

    • ACESSIBILIDADES

    • Satélites

    • A EMPRESA

    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE

    • CONSELHO DE OPINIÃO

    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO

    • RGPD

      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025