Temporada de Concertos Antena 2
29 outubro | 19h00
Museu das Comunicações da
Fundação Portuguesa das Comunicações
Entrada gratuita
24 Caprichos Fadistas
Eliseu Silva, composição e violino solo
Maria João Faria, violino 1
Rogério Monteiro, violino 2
Rita Mendes, viola
José Tedim, violoncelo
Programa
Dos 24 Caprichos Fadistas
VII – Fado do Amor
XV – Fado Capricho Agustina Improvisada
V – Dança Capricho
III – Fado Penas do Coração
XXI – Capricho de um Menino Encantado
VI – Capricho de um Cravo Menino
XII – Capricho de um Fado Santo
XVII – Fado Vampiro
II – Capricho de um Fado Negro
Os 24 Caprichos Fadistas são composições originais do violinista internacional e multipremiado Eliseu Silva e são uma ode à cultura portuguesa, tendo sido criados como forma de celebrar o Fado como Património Imaterial da Humanidade, assim como os 240 anos do maior violinista de todos os tempos, Niccolò Paganini.
Este espetáculo já percorreu grandes salas de capitais culturais de mais de 15 países desde os EUA, Malásia, China, Hong Kong, Macau e vários outros países da Europa.
É um espetáculo inspirado nos grandes vultos da música portuguesa com Amália Rodrigues, Carlos Paredes, Zeca Afonso, assim como nos diversos instrumentos típicos de Portugal, como a guitarra portuguesa, o cavaquinho, a sanfona, o acordeão e a rabeca chuleira, entre outros, como muitos dos temas extraídos da nossa riquíssima música popular, oriunda de várias regiões de Portugal, incluindo Açores e Madeira.
Estas 24 caprichosas criações recorrem a várias técnicas violinísticas muito avançadas e vanguardistas. Este concerto pretende comemorar os 25 anos da morte do nosso maior ícone do Fado – Amália Rodrigues – e os 50 anos da Democracia em Portugal.
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Alexandra Louro de Almeida
Eliseu Silva | Presidente da associação Amasing, maestro fundador e residente da orquestra Sinfónica AMASING e diretor artístico do Convimus – Festival Internacional de Musica. É doutorado com distinção e Especialista em Música, é maestro e violinista de carreira internacional e pedagogo. Teve a oportunidade de tocar para altas entidades no panorama mundial, como o Imperador Japonês, a Presidência da Comissão Europeia, a Realeza Espanhola, diversos presidentes e governantes portugueses, entre outros.
Foi júri em vários concursos nacionais e internacionais de violino, onde se destacam o Concurso Internacional de Violino Alice e Eleonor Schoenfeld, os Concursos Internacionais de Hong Kong, Concurso Internacional de Violino Talents for Europe, Wanda Wilkomirska International Violin Competition, Music and Stars Award e o Concurso Internacional de Violino de Guimarães.
Tem mais de 10 álbuns com orquestra, música de câmara, violino e piano, e violino solo como violinista e como maestro. Destacam-se gravações para a Deutsch Gramophone, Munich Re Group e Preisler Records, com o maestro Pierre Boulez, Christopher Mueller e a Gustav Mahler Jungendorchestre, um CD de obras virtuosas, lançado em Hong Kong em 2016, as sonatas de Beethoven lançadas em Viena em 2019, e o seu último álbum lançado em Los Angeles para violino solo, Lacrimosa com obras virtuosísticas de compositores de renome e obras suas baseadas no Fado português, com grande sucesso na crítica internacional.
É diretor artístico do Convimus – Convívios Internacionais de Música, é conselheiro e júri do festival internacional de música de Hong Kong. Compôs 24 caprichos fadistas, comemorando as efemérides dos 240 anos do nascimento de Niccolò Paganini e os 10 anos do Fado como património imaterial da humanidade, tendo percorrido diversas cidades de Portugal, assim como Malásia, China, Hong Kong, Macau, França, Espanha, Itália, Eslováquia, Polónia e EUA – Los Angeles e Nova York.
Terminou com distinção em 2020 o Doutoramento em Musicologia, tem o Título de Especialista pelo Instituto Politécnico de Lisboa desde 2016, foi maestro da Orquestra Juvenil da Bonjóia por mais de 15 anos e atualmente é professor da Universidade Católica do Porto, e terminou o MBA internacional na Porto Business School. Como professor, os seus alunos têm tido convites para tocarem nas principais salas de espetáculo no mundo, como o Carnegie Hall em Nova York, Beethoven House em Bona, Alemanha, entre outras, em consequência de diversos 1os prémios nacionais e internacionais, tais como o concurso internacional, Nouvelles Étoiles em Paris, Cittá di Sarzana em Itália, Hong Kong International Music Festival e Young Musicians Competition.
Atualmente leciona na Universidade Católica do Porto, e Colégio Efanor/Fundação Belmiro de Azevedo.
Maria João Faria | Concertina da Orquestra Sinfónica Amasing. Natural de Vila Nova de Famalicão, terminou a Licenciatura em Violino na classe de Marta Eufrásio no ano 2023/2023 na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e termina o mestrado em música na mesma universidade na classe de Evandra Gonçalves. Teve a oportunidade de trabalhar com violinistas como Alexei Mijlein, Arik Braude, Yuri Zhislin e Eliot Lawson.
Foi membro de várias orquestras como a Orquestra Artave e Aproarte, Alto Minho Youth Orchestra, Jovem Orquestra de Famalicão, Orquestra António Fragoso, entre outras. Em 2022, foi selecionada para a Orquestra Jovem da European String Teachers Association em Graz, Áustria. No ano letivo 2018/2019, ganhou uma menção honrosa no Concurso Internacional Artur Fernandes Fão e foi admitida na Guildhall School of Music and Drama em Londres. É vice-presidente da Associação Musical Asing desde 2023.
Rita Mendes | Natural de Lousada, iniciou os seus estudos musicais com 9 anos no Conservatório do Vale do Sousa na classe de Ana Luísa Miranda. Em 2024, concluiu o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, na classe de Rute Azevedo e de Ryszard Wóycicki. Na mesma instituição concluiu a Licenciatura em Música – Variante Instrumento e Canto, Viola, com Rute Azevedo.
Colabora com a Orquestra Sinfónica do Porto – Casa da Música, após ter sido admitida como reforço em dezembro de 2023. Colabora também regularmente com a Orquestra Clássica de Espinho, após ter sido admitida em 2022 no âmbito de um concurso. Foi também admitida como reforço na Orquestra Filarmonia das Beiras, em janeiro de 2024. Integra desde 2016 o Coro Feminino do Conservatório do Vale do Sousa, sob a direção do maestro Sílvio Cortez.
Participou em várias masterclasses de instrumento com António Pereira, David Lloyd, Jerzy Kosmala, Jorge Alves, Miguel da Silva, Tatjana Masurenko e Wolfgang Klos. A sua experiência orquestral proporcionou-lhe trabalhar com diversos maestros como Andrew Gourlay, Cesário Costa, Diogo Costa, Jan Wierzba, Jean-Marc Burfin, José Eduardo Gomes, Nuno Coelho, Pedro Neves, Sergio Alapont, Stefan Blunier, Sylvain Cambreling e Timothy Henty.
Rogério Monteiro | Começou a ter as primeiras aulas aos 11 anos e pouco depois iniciou a sua formação no Conservatório de Música do Porto, na qual estudou com Cunha e Silva, Rogério Krieger e Suzanna Lindegran e Jean-Loup Lacompte. Prosseguiu os seus estudos superiores na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto, com Radu Ungureano (moderno) e também com Amandine Beyer (violino e viola barroca). Durante o seu período académico realizou masterclass orientadas por Ryszard Wóycicki, Jorge Alves, Barbara Friedhoff, Anabela Chaves, Tatyana Masurenko, Toby Hofmann e David Win Lloyd e Zofia Woycicka.
Tem colaborado como músico em várias orquestras e ensembles modernos e de música antiga tais como Orquestra Filarmónica das Beiras, Orquestra do Norte, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra Sinfónica da Casa da Música, Orquestra de Câmara de Braga, Ensemble Terras do Sousa, Orquestra Ibérica Barroca, Mvsica Antiqva Porto, Orquestra Poema. Já trabalhou com os maestros Ketil Haugsand, Florin Totan, António Baptista, Pio Salotto, Pedro Neves, Cesário Costa, António Saiote, Christopher Bochmann, German Cárceres, Jorge Salgueiro, Harry Lith, Yuri Nasushkin, Ernest Schelle, Rui Massena, Gyudi Sándor, entre outros. Já teve saídas internacionais com orquestra para França e Espanha.
Colaborou também em projetos de música ligeira como Fingertips, Blind zero, globos de ouro (SIC), e outros. Membro do Blossom quartet, que acompanha o músico e compositor Hélder Bruno. Membro fundador do 4teto Àcorda. Colabora com músicos como Matias Damásio, Luís Represas, Nuno Guerreiro (Ala dos Namorados), e Maria João (Mário Laginha).
Como professor trabalhou/trabalha desde 2000, no Conservatório de Música Vale do Sousa, Academia de Música de Castelo de Paiva, na Academia de Música Paulo VI em Gondomar, Academia de Música e Bailado de Matosinhos, Escola de Música EMTA, coordenador departamento da Academia de Música CIC (Colégio dos Carvalhos), Orquestra do Colégio Efanor.
José Alexandre Tedim | Nasceu na Cidade da Maia (Vermoim), em 1999. Conta com uma regular e variada atividade musical ao nível camerístico e orquestral, integrando a Orquestra Filarmónica de Braga (desde 2018) e a Orquestra Sinfónica Amasing (desde 2021), atuando em notáveis salas de espetáculos no país e estrangeiro (Espanha, França, China), tendo ainda a oportunidade de participar em algumas gravações discográficas. Desde finais de 2022 integra o projeto da Orquestra Clássica da Maia.
Frequentou o Mestrado em Ensino de Música na Universidade do Minho, na classe de Pavel Gomziakov, onde também se licenciou em 2019. No âmbito da sua atividade docente é atualmente professor na Sociedade Musical de Guimarães – Conservatório de Guimarães (desde 2020). Em 2016 concluiu o Curso Secundário de Música no Conservatório de Música do Porto, na classe de Oxana Chvets. Teve ainda a oportunidade de trabalhar com Paulo Gaio Lima, Levon Mouradian, Jed Barahal, Vicente Chuaqui, entre outros.
Foi premiado em concursos como o Concurso Luso-Espanhol de Fafe, Concurso Capela e Concurso Interno do Conservatório de Música do Porto.
No âmbito da música contemporânea, é membro do Hodiernus Ensemble, tendo participado em 2019 na BoCA – Biennial of Contemporary Arts, e em 2021 no 15º Síntese – Ciclo de Música Contemporânea da Guarda. Em 2017 apresentou-se a solo com banda sinfónica, interpretando em Portugal a obra Remember Me de David Maslanka.
No âmbito da música barroca trabalhou com o reputado organista e cravista Lorenzo Ghielmi, atuando no IV Festival de Órgão de Braga (2017). Ao longo do seu percurso integrou várias Orquestras, entre estas, Orquestra do Norte, Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música, Orquestra da Universidade do Minho e Orquestra de Câmara da Maia. Trabalhou com vários maestros, entre os quais, Jean-Marc Burfin, Claude Villaret, Hans Casteleyn, Ertug Korkmaz, Gerardo Estrada, Ernst Schelle, José Rafael Pascual Vilaplana, Pedro Neves, Fernando Marinho, Rafa Agulló Albors, José María Moreno, José Eduardo Gomes, Vítor Matos, entre outros.
Paralelamente à sua atividade musical, frequenta a Licenciatura em Ciência Política na Universidade do Minho, encontrando-se atualmente no 3º ano. Conta com uma intensa atividade associativa onde, entre outras funções desempenhadas nos últimos anos, foi Vice-Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (2020-2021), fundador e Presidente da Associação de Estudantes de Música da Universidade do Minho (2019-2020) e Presidente da Associação de Estudantes do Conservatório de Música do Porto (2013-2016).
Fotos Jorge Carmona / Antena 2