Temporada de Concertos Antena 2
18 Dezembro | 19h00
Auditório do Museu do Oriente
Entrada gratuita
Ana Vieira Leite & Pedro Lopes
Recital de canto e piano
Ana Vieira Leite, soprano
Pedro Lopes, piano
Programa
Ín.Ti.Mo
Henry Purcell
– Sweeter than roses (arranjo de B. Britten)
– I attempt from love’s sickness (arranjo de B. Britten)
Amy Beach
Mother songs, op.69
– Baby
– Hush, baby dear
Roger Quilter
Three songs, Op.3
– Love’s Philosophy
– Now sleeps the crimson petal
– Fill a glass with golden wine
André Previn – “A streetcar named Desire”: I want magic
Gabriel Fauré
Trois melodies, op. 23
– Les berceaux
– Notre amour
– Le secret
Francis Poulenc – Mélancolie
Camille Saint-Saëns – Si vous n’avez rien à me dire
Reynaldo Hahn – L’heure exquise
Francis Poulenc – Sanglots
André Messager – “L’amour masqué”: J’ai deux amants
Henry Purcell – Now that the sun (arranjo de B. Britten)
Ín.Ti.Mo
Situado Muito Dentro; Interior
Que é Privado; Particular; Secreto
A Natureza Íntima de um Ser.
Que é Inteiramente Privado.
A Vida Íntima de Alguém.
O Que Há de Mais Profundo em nós Mesmos. Sentimento do Que se Passa Dentro de Nós
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Reinaldo Francisco
Ana Vieira Leite | A estreia no papel-título de Partenope de Händel com Les Artsflorissants em 2021 marcou o início da carreira. Desde então, estabeleceu-se como uma das principais jovens cantoras no campo da música barroca, apresentando-se no Grand Théâtre de Genève, na Opéra Comique e na opéra Bastille Paris, no Festival de Lucerna, no Festival de Ludwigsburg, no Palau de Les Arts Reina Sofía – Valencia, Teatro Real – Madrid, Gran Teatre Del Liceu – Barcelona, Ópera Real Deversalhes e Philharmonie de Paris.
Os destaques da temporada 2023/24 incluem a estreia como Créuse em Medée de Charpentier na Opéra National de Paris, papel que mais tarde cantará também no Teatro Real – Madrid, da Linda em Ariodante de Händel na Philharmonie de Paris, Messias de Händel no Théâtre Impérial de Compiègne e um concerto na Cité de La Musique com árias de concerto de W.A. Mozart dirigidas por Paul Agnew.
É laureada pela Academia Jardin des Voix de les Artsflorissants e cantou o papel principal em Partenope de Händel na digressão dos conjuntos pela Europa sob a batuta de William Christie na temporada 2021/22 e no Festival de Lanaudière, Canadá, em julho de 2023. Outros projetos com Les Arts Florissants incluíram os papéis de Belinda em Dido e Aeneas, Eurídice em Orphée et Eurydice de Gluck e Aminta em Aminta e Fillide de Händel.
Ensembles como Les Arts Florissants, Cappella Mediterranea, Concerto1700, Os Músicos do Tejo, Divino Sospiro e Los Elementos continuam a convidá-la continuamente.
Lançou cds com les Argonautes, ensemble Bonnecorde, Divino Sospiro e Concerto 1700. Recentemente lançou o Cd Luzzaschi – Il Concerto Segreto com o Ensemble La Néréidedo do qual é co- fundador e membro.
Obteve o grau de mestre em concerto em 2020 e recebeu o prémio Ville de Genève pelo seu excelente trabalho na Haute École de Musique de Genève. Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, aos 6 anos. É licenciada em canto, pós-graduada em estudos de ópera e mestrado em interpretação artística pela ESMAE (Porto). Em 2018 ganhou o 1º prémio do Concurso Internacional Cidade de Almada e, em 2017, o 1º lugar do Prémio Helena Sá e Costa. em 2020, foi galardoada com o 1º prémio no Concours International de Chant Barroco de Froville (França), e, em 2021 o 1º prémio do Concurso da Fundação Rotária Portuguesa (Portugal).
Tem o prazer de contar com o apoio da Fundação Gulbenkian (Portugal), da Fondation Mosetti (Suíça) e da Fundação GDA (Portugal).
Pedro Lopes| Licenciado pela Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Porto, na classe de Pedro Burmester, frequentou o mestrado em piano – música de câmara sob a orientação de Peter Orth e do Quartetoauryn na Hochschule Für Musik Detmold – Alemanha.
Tem ganho vários prémios em concursos nacionais; em 2013 ganhou o prémio de melhor pianista acompanhador do 7º concurso de canto da Fundação Rotária Portuguesa, bem como o prémio Helena Sá e Costa, edição especial comemorativa dos 100 anos do nascimento da artista. Foi vencedor do concurso Auryn nas edições de 2017 e 2018, na categoria de música de câmara com piano.
Foram vários os músicos que influenciaram fortemente a sua formação, sendo alguns deles: Fausto Neves, Luiz de Moura Castro, Joop Celis, Miguel Borges Coelho, Tatjana Masurenko, Sven Arn Tepl, Thomas Christian, António Saiote, entre outros.
Para além da actividade como pianista também estudou canto, com Dora Rodrigues. Integrou o Coro Casa da Música e o grupo vocal Cupertinos (o último com direcção musical de Luís Toscano), tendo já sido dirigido por maestros como Paul Hillier, James Wood, Laurence Cummings, Gregory Rose, Baldurbrönniman, Olari Elts, Kaspars Putnins, Christoph König, Peter Rundel, entre outros.
Em 2019 foi, com o Ensemble Cupertinos, galardoado com o Prémio Gramophone na categoria de música antiga com o álbum Cardoso – requiem, lamentations, magnificat & motets, lançado pela discográfica hyperion como o primeiro de uma série de 3 discos dedicados a compositores portugueses da renascença. Foi também, com o mesmo grupo, nomeado na categoria de música erudita na primeira edição dos prémios RTP Play (2020).
Fotos Jorge Carmona / Antena 2